A decoração de uma casa ou apartamento é algo que contribui diretamente para o conforto e bem-estar dos seus moradores. Além disso, ela também reflete a personalidade de quem vive naquele lar, e alguns pequenos detalhes podem ser cruciais para trazer o clima certo aos ambientes.
Escolher as cortinas pode acabar sendo uma tarefa executada de maneira automática, sem muita atenção às minúcias. Porém, elas têm um grande poder de valorizar o que há de mais especial em um cômodo, desde que a escolha do material, da cor e do modelo sejam certas.
Está decorando uma sala de estar e quer saber como escolher as cortinas para este ambiente? Acompanhe nossas dicas!
Conheça o papel da cortina
Em uma sala de estar, as cortinas não servem apenas para cumprir a função de bloquear a luz do sol ou trazer privacidade ao ambiente: a combinação de inúmeras variáveis — como cor, material, comprimento e opacidade — pode ser justamente o que vai fazer a diferença na hora de trazer o clima perfeito para este cômodo.
Por isso, quanto maior o domínio sobre esses detalhes, melhor será a escolha das cortinas para sala!
Saiba a diferença dos tecidos
Opções de materiais de cortinas para sala são inúmeras — linho, chiffon, algodão, renda, brim e veludo são alguns deles.
Como o acúmulo de poeira nessas peças é normal, os tecidos sintéticos são ideais para serem lavados em casa. Afinal, tecidos naturais encolhem com facilidade e devem ser lavados em lugares especializados.
Escolhendo o tecido certo, é possível valorizar detalhes como o design das janelas e até a paisagem que está por trás dela.
Considere o clima e a incidência de luz
Cortinas de tecidos pesados e opacos, como o brim e o veludo, bloqueiam muito mais a incidência de luz. Nesse caso, elas são ideais caso a sala de estar seja utilizada para assistir televisão, por exemplo.
Mas é preciso cuidado, já que elas podem aumentar a temperatura do ambiente se a luz solar incidir diretamente sobre elas por um longo período de tempo.
As cortinas feitas com materiais leves, como tecidos naturais, não possuem tanta opacidade e trazem frescor e leveza ao ambiente, além de serem muito versáteis.
Combine as cores
Apostar em cores fortes ou estampas traz personalidade e estilo ao ambiente. Se essa for sua intenção, use sem medo! Mas atenção: é preciso considerar que, se a incidência de luz for constante, as cores das cortinas podem desbotar com o tempo.
Caso a ideia seja um ambiente simples e leve, cortinas com tecidos lisos, claros e até com pequenos detalhes, como renda e bordados, cumprem bem esta função e valorizam a iluminação natural.
Fique atento ao modelo
Para cada estilo de decoração existe um modelo de cortina ideal. Para uma sala de estar moderna e futurista, as persianas podem ser a melhor opção, pois conferem personalidade ao ambiente.
As cortinas de varão e de trilho são versáteis e têm a vantagem de não marcar época; dessa forma, o ambiente não precisará ser renovado com frequência para não sair de moda.
Caso a decoração seja mais sofisticada, os painéis e as cortinas rolô trazem consigo o toque certo de elegância.
Viu como a escolha de cortinas para sala é uma tarefa que exige atenção? Conhecendo os materiais e modelos, fica muito mais fácil acertar na combinação! Quer ficar por dentro de mais dicas de decoração como essas? Assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!