Saiba como organizar a cozinha em 5 passos Saiba como organizar a cozinha em 5 passos

Saiba como organizar a cozinha em 5 passos

4 minutos para ler

Organizar a cozinha e mantê-la limpa e arrumada é um desafio para quem utiliza esse cômodo com frequência. No ambiente em que são preparadas as refeições, estar com tudo ao alcance da mão é essencial, mas também pode facilitar para a bagunça. Por isso, alguns truques e dicas são essenciais na hora de colocar tudo no lugar, facilitando o acesso e impedindo que o ambiente fique bagunçado durante o uso.

No post de hoje, você irá conferir algumas dicas infalíveis para unir praticidade e facilidade ao organizar sua cozinha e deixar tudo arrumado em poucos passos. Continue a leitura e saiba mais!

1. Deixe na cozinha somente o que for necessário

Este é o primeiro passo para começar a ter mais ordem na cozinha: livrar-se de tudo aquilo que você não usa, como a coleção de remédios que passaram do prazo de validade e que muita gente guarda na cozinha. Jogue fora também aquela coleção de colheres que você não usa mais ou doe os utensílios que você esqueceu no fundo do armário. Dessa forma, você deixa o espaço livre e facilita a visualização do que realmente usa.

2. Alie decoração e praticidade

Na cozinha, a praticidade é o que manda, mas é totalmente possível deixar tudo à mão com um toque de criatividade. Por isso, vale a pena deixar o que você mais usa à vista, mas sem deixar tudo com uma cara de bagunça: você pode comprar uma jarra de louça bem bonita para deixar suas colheres e deixá-la próxima ao fogão, assim como instalar prateleiras finas ao lado do eletrodoméstico para deixar seus temperos, por exemplo.

Outra ideia interessante é instalar uma barra de ferro próxima ao local onde você cozinha para pendurar seus utensílios e ainda dar um toque de charme à decoração da cozinha.

3. Tire tudo dos armários e limpe-os sempre

Uma vez ao mês, retire os produtos e utensílios domésticos dos armários e confira tudo o que está fora do prazo de validade. Aproveite para fazer uma limpeza, com água e vinagre para retirar o odor que os armários fechados podem apresentar. Depois, organize tudo novamente e fique com espaço livre e com tudo limpo para a sua próxima compra.

4. Guarde tudo o que você tirar do lugar

Não deixe para depois o que você pode organizar agora. Se você cozinhou e tirou algumas coisas do lugar, não deixe o ambiente desorganizado até a próxima refeição. A louça se acumula, os utensílios ficam fora do lugar e, quando você se dá conta, a cozinha já está desorganizada novamente.

5. Tenha uma rotina

Fazer da limpeza e da organização uma rotina é o segredo para ter sempre tudo no lugar. Deixe um dia da semana para fazer a limpeza pesada e divida entre os outros dias as tarefas mais leves. Organize, todos os dias, o que estiver fora do lugar e deixe louça e pia limpas.

Mantendo um planejamento e deixando tudo à mão, organizar a cozinha deixa de ser um desafio e se transforma em uma tarefa fácil, que apenas precisa ser mantida. Vale a pena separar um tempo, fazer um planejamento e começar a colocar tudo em ordem. Depois, é só manter.

Agora que você já sabe como organizar a cozinha com eficiência, que tal se manter atualizado com dicas e novidades sobre casa e decoração? Siga nossa página no Facebook e não perca nenhum conteúdo!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário