Veja como usar flores e plantas na decoração da casa Veja como usar flores e plantas na decoração da casa

Veja como usar flores e plantas na decoração da casa

3 minutos para ler

O uso mais comum das plantas e flores em ambientes internos é nos jardins de inverno. Com o espaço limitado, porém, nem sempre é possível colocar esse item no projeto. Diante dessa realidade, uma excelente alternativa para inserir um pouco de natureza e vida no lar é utilizar flores na decoração, mesmo para quem mora em apartamento.

Elas podem ser naturais ou artificiais, mas é importante que estejam de acordo com os demais elementos da decoração. Além disso, se você optar pelas naturais, é necessário escolher as plantas mais adequadas para cada ambiente.

Quer uma mãozinha para começar? Veja nosso guia para decidir em quais plantas apostar e onde colocá-las!

Explore o uso de flores na decoração dos ambientes compartilhados

Os melhores ambientes para espalhar flores certamente são a sala de estar, a sala de jantar e a cozinha. Um bom lugar para começar a explorar o uso de flores é o aparador de entrada da casa ou a mesa de jantar.

Por serem mais amplos, esses cômodos compartilhados costumam ser os mais iluminados e arejados da casa. Logo, as plantas se tornam elementos decorativos muito adequados.

Para ambientes secos, mas pouco iluminados, você pode apostar em:

  • begônia: flor bem delicada, que exige pouca luminosidade e não pode sofrer grandes impactos, como ventos fortes;
  • bromélia: ela até gosta de claridade, porém não pode ter contato direto com o sol, que pode queimar suas folhas. A bromélia gosta de água, portanto deixe-a sempre úmida;
  • pleomele: é uma planta bem verde, que gosta de estar sempre umedecida e, quando floresce, proporciona um efeito muito bonito. Pode ser colocada ao sol eventualmente, mas sem excessos.

Já ara ambientes secos e com iluminação solar direta, prefira:

  • flor de maio: essa flor vai colorir a casa de forma intensa e é aquela planta que pode ficar bem próxima da janela ou mesmo na sacada;
  • agapanto: ela transmite vida e delicadeza aos ambientes em estilo mais romântico. Faça um arranjo com mosquitinhos e desfrute de sua beleza com flores azuis, brancas ou lilases, que podem ficar tanto no sol como na meia-luz;
  • hemerocale: ideal para a primavera e o verão, tem variedade de pelo menos duas cores e exige pouco cuidado;
  • lavanda: além de bela, vai deixar a casa toda perfumada. Gosta de solo seco e muita claridade.

Escolha as plantas certas para os cômodos mais úmidos

Como banheiros e lavabos costumam receber acabamentos mais sóbrios e discretos, às vezes parece que é preciso acrescentar um pouco de vida a eles. É possível criar esse efeito simplesmente aplicando flores da decoração desses espaços.

As preferidas para esses ambientes são as orquídeas, que dão um toque de charme com sua beleza exuberante. Elas devem ser usadas em banheiros com maior luminosidade, enquanto o lírio da paz é uma opção para os ambientes mais escuros.

Além disso, você pode compor pequenos arranjos com flores artificiais, se achar que as naturais não irão sobreviver. Elas não exigem nenhum cuidado e têm a vantagem de estarem sempre bonitas. Os exemplares disponíveis atualmente utilizam materiais de excelente qualidade e são réplicas perfeitas das flores naturais. Basta escolher com atenção.

E você, de que outras formas já utiliza as flores na decoração de casa? O que você prefere: flores frescas ou arranjos com plantas artificiais? Conte pra gente aqui nos comentários e divida suas ideias com nossos leitores!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário