O mercado de arquitetura é bastante dinâmico, e o arquiteto precisa estar antenado a todas as novidades que surgem diariamente para não perder clientes.
Para quem opta pelo empreendedorismo, o desafio é ainda maior: além de todo o conhecimento técnico, é necessário ainda estudar sobre os aspectos do negócio para criar uma empresa que seja saudável e duradoura.
Neste artigo, reunimos uma série de dicas de empreendedorismo fundamentais para o mercado de arquitetura. Também apresentaremos um panorama sobre a situação dos arquitetos empreendedores. Confira!
Empreendedorismo na arquitetura: um panorama do mercado
O número de arquitetos empreendedores não é pequeno no Brasil. Afinal, um dos caminhos mais comuns para os formandos no curso de Arquitetura é abrir um escritório próprio e ir atrás de clientes para desenvolver projetos.
A maior parte das faculdades do segmento, porém, não oferece disciplinas de empreendedorismo em suas grades. Isso abre uma lacuna enorme para os arquitetos empreendedores, tendo em vista que eles têm conhecimento técnico, mas falta uma visão mais ampla sobre como gerenciar um negócio.
Recentemente, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Minas Gerais (CAU/MG) realizou uma pesquisa sobre o tema e descobriu resultados interessantes.
De acordo com o estudo, 68% dos arquitetos empreendedores mineiros não separam as despesas pessoais dos gastos da empresa. Além disso, 85% dos profissionais não fazem projeções financeiras para o futuro e 70% não apuram os lucros e prejuízos mensalmente.
Embora a pesquisa tenha se limitado a Minas Gerais, a realidade não é muito diferente nos outros estados brasileiros. Por isso, é muito importante buscar meios para se aprimorar como empreendedor. Assim, você poderá fazer o seu escritório crescer e ter mais lucros, além de conquistar mais renome no mercado.
Outro aspecto importante é que quando se tem uma visão ampla do mercado, fica mais fácil para compreender e superar desafios. Nos últimos dois anos, por conta da pandemia da Covid-19, o mercado de arquitetura passou por grandes mudanças, como o aumento do home office e a necessidade do cliente em ter casas mais confortáveis.
Estar de olho nessas tendências e modificações é essencial para acompanhar a evolução da sociedade e se posicionar melhor como negócio.
10 dicas para se tornar um arquiteto empreendedor e se destacar com o seu próprio negócio
Agora que você já entende sobre a importância de se destacar como um arquiteto empreendedor, chegou o momento de saber como fazer isso na prática.
Veja, a seguir, uma série de dicas importantes para quem pretende praticar o empreendedorismo no mercado da Arquitetura.
1. Defina o seu público
Uma das primeiras decisões que qualquer empresário deve tomar ao iniciar um negócio é definir para quem pretende vender os produtos ou serviços. O mercado de arquitetura é vasto e, portanto, é muito importante que seja definido um nicho para a sua atuação desde cedo.
Você pode escolher um público com quem tenha mais afinidade ou uma área que esteja sendo mal explorada na sua região, por exemplo. O importante é especializar-se em algum assunto e tornar-se referência nele.
2. Faça um planejamento estratégico
Todo negócio precisa ter um planejamento estratégico bem estruturado. No mercado da arquitetura, claro, não é diferente.
Uma das melhores formas de fazer um planejamento estratégico eficiente é por meio da análise SWOT. Trata-se de uma metodologia em que as estratégias são traçadas a partir da análise de suas forças (strenghts), fraquezas (weaknesses), oportunidades (opportunities) e as ameaças (threats) do mercado em que o seu negócio está inserido.
3. Atente-se às finanças
Gerir um negócio requer, além de muito trabalho, extrema disciplina. A área das finanças é uma das que você precisa estar mais atento para não perder o controle — senão, um pequeno problema pode virar uma bola de neve. Separe as contas empresariais das pessoais e acostume-se a anotar tudo em uma planilha ou sistema financeiro.
Outro ponto importante para qualquer empresa é manter os custos fixos baixos. Cuidado ao assumir compromissos com aluguéis de salas e funcionários. Também tenha certeza de que tudo o que está sendo pago é realmente necessário para aquele momento do negócio.
4. Conte com uma boa assessoria contábil
É extremamente importante que os arquitetos empreendedores tenham uma boa assessoria contábil. O contador pode dar valiosas dicas e orientações para que o negócio seja mais lucrativo. Além disso, pode orientar sobre o melhor regime para enquadrar a sua empresa.
Dependendo do seu faturamento, é possível enquadrar-se no Simples Nacional, que dá condições especiais no pagamento de impostos para pequenos empreendedores. Dessa forma, você evita pagar impostos que são desnecessários e pode gastar menos com tributos, sem sonegar ou fazer qualquer atividade que seja considerada ilegal pela legislação contábil.
5. Estude vendas
Infelizmente, este é um assunto que não é ensinado nas faculdades de Arquitetura, mas que faz muita falta para aqueles que estão investindo no próprio negócio. Um arquiteto precisa não só saber como vender, mas como administrar suas negociações.
Organize o seu processo de vendas em um software CRM e monitore todos os orçamentos que foram solicitados. Defina prazos máximos para cada etapa e faça retornos com os clientes que entraram em contato com você. Também é importante monitorar as suas métricas de vendas e entender o motivo de perda de negócios.
6. Crie relacionamentos
No mercado de arquitetura, criar relacionamentos é fundamental e pode poupar muitos gastos com marketing. Por isso, atenda muito bem os seus clientes e enxergue-os sempre como potenciais indicadores para futuros negócios.
Não se esqueça de também um bom relacionamento com os seus fornecedores, já que eles conversam com muita gente e podem ser uma fonte regular de publicidade boca a boca para o seu negócio.
Seja simpático, ouça mais do que fale e faça a gestão correta desses relacionamentos. Esteja presente em datas importantes e mantenha a sua marca viva na cabeça das pessoas.
7. Invista na sua marca
Criar uma marca forte é o sonho de qualquer empresário. Para isso, porém, é preciso investir nela desde cedo.
Contrate uma agência para criar a identidade visual (esse serviço não é tão caro quanto parece!) e utilize a sua marca sempre que possível: desde a apresentação do orçamento até as plantas entregues para os clientes.
Estar presente na internet hoje em dia também é fundamental para a construção de uma marca junto ao seu público. Para ter uma presença digital consistente, veja o tópico a seguir.
8. Invista no marketing de conteúdo
A produção de conteúdo para web é uma das melhores formas de atrair clientes nos dias de hoje, pois oferece um excelente custo-benefício e pode transformar sua marca em referência no segmento. Vale a pena apostar nessa estratégia para o seu escritório de arquitetura.
Você pode ter um blog e dar dicas de decoração e sobre projetos para pessoas que possam se interessar por esse tipo de assunto e, no futuro, tornar-se clientes.
O ponto-chave é sempre produzir conteúdos que sejam de interesse do seu público-alvo. Se você pretende especializar-se no nicho da arquitetura de luxo, por exemplo, deve produzir textos, vídeos, e-books e infográficos voltados para esse perfil de cliente.
Para produzir conteúdo, além de uma boa escrita, é necessário ser conhecedor de SEO e outras estratégias de marketing digital. Por isso, o mais recomendado é contratar um profissional formado em Comunicação ou uma agência especializada nesses campos.
Ainda sobre conteúdos, a sua produção também pode envolver publicações nas redes sociais, como o Instagram e o Facebook. Use esses canais para divulgar os seus trabalhos e também mostrar o seu portfólio.
9. Tenha uma boa assessoria jurídica
Além da contabilidade e da comunicação, é importante que o seu negócio tenha uma boa assessoria jurídica. Dessa forma, os advogados contratados poderão revisar contratos e evitar que você tenha problemas futuros com os seus clientes.
Como a divulgação nas redes sociais é muito importante, peça ao advogado que coloque no contrato uma cláusula em que o cliente dê permissão para publicar fotos dos projetos realizados em materiais publicitários. Dessa maneira, evitam-se problemas e dores de cabeça com processos, caso você compartilhe fotos dos projetos.
A assessoria jurídica também pode deixar claro no contrato quais são as suas obrigações em cada projeto. Isso evita erros de interpretação, que podem resultar em serviços extras e não remunerados.
10. Esteja sempre disposto a aprender coisas novas
O empreendedor precisa estar sempre disposto a aprender algo novo. Além de arquitetura, você deverá estudar sobre marketing, negócios, gestão e contabilidade, por exemplo.
É claro que não precisa fazer tudo sozinho, mas é importante conhecer um pouco de cada área do negócio para que possa discutir com seus parceiros e funcionários, além de supervisionar o trabalho que eles realizam.
Com essas dicas em prática, ficará mais fácil de você ter sucesso ao executar as suas atividades como arquiteto empreendedor. Por isso, não deixe de colocar tudo em prática e conquistar mais resultados positivos para o seu negócio.
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