4 indicadores de desempenho para escritórios de arquitetura

3 minutos para ler

Os indicadores de desempenho são grandes aliados na gestão das empresas de modo geral. Nos escritórios de arquitetura e design de interiores não é diferente!

Se você é arquiteto ou designer e toca o seu próprio negócio, é bem interessante observar alguns pontos, para que possa ter uma espécie de diagnóstico do cenário da sua empresa.

Foi para ajudá-lo a identificar os principais indicadores que os escritórios de arquitetura e design de interiores precisam ficar de olho que tivemos a ideia de criar este artigo. Siga a leitura para conferir!

Veja 4 indicadores para escritórios de arquitetura e design de interiores

Nos tópicos a seguir, você confere uma lista com os principais pontos que deve analisar na sua empresa.

1. Produtividade

O objetivo desse indicador é mensurar a quantidade de recursos necessária para os escritórios de arquitetura e design de interiores.

É importante mensurar todos os materiais que são essenciais para a execução de um projeto de arquitetura, por exemplo.

Assim, você pode estimar o quanto os seus projetos serão produtivos, a partir dos materiais utilizados em cada um deles.

2. Lucratividade e custos

Basicamente, a lucratividade é a análise da rentabilidade do seu negócio. É importante que você fique de olho nisso, inclusive, para fazer uma precificação correta dos seus serviços.

De nada adianta você cobrar um preço mais acessível para o cliente, mas não ter lucro, por exemplo. É aí que entra a necessidade de mensurar os custos.

Por isso, recomendamos que você utilize boas ferramentas de organização financeira, para que possa fazer esse controle com mais facilidade.

3. Qualidade

Os indicadores de qualidade ajudam você a descobrir alguma falha que possa ter ocorrido durante a execução dos seus projetos.

No caso dos escritórios de arquitetura, por exemplo, é importante ficar atento às reclamações de engenheiros, mestres de obras e outros profissionais que atuam na construção daquilo que foi projetado.

Se houver uma quantidade exagerada de reclamações, é necessário verificar onde as falhas ocorrem e, dessa forma, corrigi-las.

4. Desempenho operacional

O desempenho operacional é outro indicador interessante para os profissionais de arquitetura e design de interiores. Nesse caso, estamos nos referindo à possibilidade de transformar em números a sua performance profissional.

Imagine, por exemplo, um designer de interiores que desenha os ambientes à mão. Talvez, se ele começar a usar um software com essa funcionalidade, consiga trabalhar mais rapidamente, escalonar as suas atividades e, consequentemente, assumir mais projetos.

O objetivo desse indicador é conhecer melhor a sua capacidade de trabalho, para sempre melhorá-la, mas sem que isso represente uma baixa na qualidade dos serviços oferecidos aos clientes.

Ao mensurar e analisar esses indicadores de desempenho para escritórios de arquitetura e design de interiores, você conseguirá fazer o seu negócio crescer e prosperar cada vez mais.

E, para ter melhores indicadores, os seus projetos precisam ser bem definidos e objetivos. É por isso que saber como fazer um briefing de arquitetura infalível é uma necessidade para a sua empresa. Leia agora mesmo o nosso artigo que aborda esse assunto!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário