5 passos para fazer um briefing de arquitetura infalível

3 minutos para ler

O briefing de arquitetura pode ser definido como um conjunto de informações sobre o projeto arquitetônico que será realizado e a finalidade que ele terá.

Trata-se de um documento que deve reunir as necessidades e preferências do cliente, bem como as características físicas do espaço onde a edificação será projetada.

Saiba mais a respeito no nosso artigo de hoje!

5 passos para fazer um bom briefing de arquitetura e conquistar a satisfação do cliente

Para que você possa fazer um briefing de arquitetura que realmente norteie os seus projetos e conquiste a satisfação do cliente, é importante que alguns passos básicos sejam seguidos. Veja quais são eles a seguir.

1. Faça um planejamento com base nos dados do terreno

O primeiro passo de um briefing de arquitetura é fazer um planejamento com base nos dados do terreno. Para isso, é importante que o arquiteto vá pessoalmente até o local onde a edificação será construída.

O levantamento deve incluir dados como clima, localização, vegetação, medidas, topografia etc. Em alguns casos, o engenheiro civil responsável pela obra deve atuar em parceria com o arquiteto nesse momento.

2. Crie um programa de necessidades do projeto de arquitetura

Nessa etapa, é necessário criar um programa de necessidades do projeto de arquitetura. Para isso, é muito importante fazer uma entrevista detalhada com o cliente, de modo a identificar o que ele precisa em sua edificação.

É essencial solicitar ao cliente que ele pense em como a edificação o atenderá também a longo prazo. Se um casal que projeta uma casa planeja ter filhos, por exemplo, certamente as suas necessidades mudarão quando isso ocorrer.

3. Planeje o desempenho

No planejamento de desempenho, o arquiteto precisa analisar todas as possíveis necessidades para atender às especificidades da obra.

Questões como o conforto térmico e acústico, bem como a obtenção de autorizações com os órgãos regulamentadores, devem ser levantadas.

4. Defina os cronogramas e os prazos para prestar um bom atendimento ao cliente

Aqui é preciso listar atividades e definir prazos para cumprir cada uma delas. A ideia é que se tenha um cronograma bem definido, para prestar um bom atendimento ao cliente.

Assim, ele também poderá se programar bem, no que se refere a quando poderá usar o empreendimento que será construído.

5. Estipule um orçamento

Finalmente, é preciso definir um orçamento para o briefing de arquitetura, sabendo exatamente quanto se gastará em cada etapa.

Caso o cliente tenha um teto para gastar no projeto, é preciso distribuir esse valor de forma equilibrada entre as diversas atividades.

O orçamento também serve para determinar quais são os materiais de construção que podem ser utilizados em cada tarefa e qual será o ritmo de trabalho da obra.

Basicamente, esses são os passos necessários para fazer um bom briefing de arquitetura. Siga todos eles para garantir um atendimento ao cliente de qualidade, bem como um projeto muito mais interessante e eficiente.

Continue em nosso blog! Leia agora o nosso artigo que explica o que é o design biofílico e como aplicá-lo em seus projetos.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário