Os principais arquitetos do Brasil e suas influências

3 minutos para ler

Todo profissional de arquitetura e decoração busca inspiração em grandes nomes do segmento, para que possa aplicar os conceitos desenvolvidos por eles. Saber quem são os principais arquitetos do Brasil, portanto, é bem relevante para quem trabalha nessa área.

O nosso país é muito rico em estilos, muito por conta da extensão geográfica e da bagagem cultural, vinda dos diversos povos que construíram o Brasil. Pensando nisso, reunimos aqui alguns nomes com diferentes formas de pensar e aplicar a arquitetura. 

Arquitetos do Brasil para inspirar os seus projetos

Veja, a seguir, alguns dos principais arquitetos do Brasil e as influências que eles tiveram na arquitetura do nosso país!

Oscar Niemeyer

Não poderíamos elaborar uma lista de arquitetos brasileiros sem colocar Oscar Niemeyer no topo.

Afinal, foi ele quem projetou muitos pontos da cidade de Brasília (DF), como o Palácio da Alvorada e o Congresso Nacional. O Parque do Ibirapuera (SP) e o Conjunto da Pampulha (MG) também são obras dele.

As curvas são a principal marca das obras de Niemeyer. Foram esses detalhes, aliás, que tornaram o arquiteto brasileiro um dos grandes pioneiros da arquitetura modernista.

Roberto Burle Marx

Quando o assunto é paisagismo, o arquiteto brasileiro que se destaca é Roberto Burle Marx. Ele era apaixonado por plantas desde criança e sempre usou os recursos naturais em seus projetos.

Ao lado de Niemeyer, ficou reconhecido como um dos grandes nomes do modernismo arquitetônico brasileiro. A Praça do Entroncamento, em Recife (PE), é uma das principais obras de Burle Marx.

Paulo Mendes da Rocha

Considerado uma lenda viva da arquitetura, Paulo Mendes da Rocha é o único dos arquitetos brasileiros vencedores do prêmio Pritzker que ainda está vivo. 

A versatilidade é uma das principais características de Mendes da Rocha. Para você ter uma ideia, uma de suas criações mais famosas é a poltrona paulistano, uma espécie de cadeira que tem como objetivo permitir se sentar em uma posição confortável.

Outras de suas obras marcantes são o Ginásio do Clube Atlético Paulistano, a Casa Butantã e a Pinacoteca, todas em São Paulo.

Lina Bo Bardi

Lina Bo Bardi nasceu em Roma, na Itália, mas foi naturalizada brasileira em 1951, após escolher o nosso país como moradia. Por aqui, ela pôde concretizar o seu estilo liberal, que tinha como foco tornar a arquitetura mais popular e voltada para as pessoas em geral, não apenas os intelectuais.

Vale destacar que a arquiteta também foi uma das primeiras mulheres a ganhar destaque na área, que até então era majoritariamente masculina. Sem dúvida, Bo Bardi abriu as portas e inspirou muitas jovens de sua época a seguirem essa profissão.

Entre as obras mais conhecidas de Bo Bardi estão o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) e o Sesc Pompeia, também na capital paulista.

Esses grandes arquitetos do Brasil certamente têm obras bastante inspiradoras, não é mesmo? E conhecer mais sobre a história de cada um deles contribui para que os seus projetos sejam ainda mais criativos e interessantes!

Fique com a gente! Leia agora o nosso artigo que apresenta estratégias de marketing voltadas para a arquitetura.

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário