4 dicas de arquitetura e decoração para elaborar projetos criativos

4 minutos para ler

Criar projetos de arquitetura e decoração encantadores não é algo tão simples de se fazer. Conquistar clientes já é uma tarefa difícil. Deixá-los extremamente satisfeitos é um desafio a mais. Porém, qual a melhor forma de conseguir esse efeito? Tudo começa em uma apresentação impecável do projeto. É aí que começa a necessidade de ser totalmente criativo!

Fugir do óbvio, desde que se mantenha coerência em relação ao orçamento, é essencial. Usar a tecnologia para o bem do projeto também vai ajudá-lo muito, além de o manter munido de conhecimentos técnicos. Você precisa estar pronto para responder a qualquer dúvida que o cliente tenha. Então, confira nossas dicas para executar projetos com toda sua criatividade.

1. Conheça os gostos e preferências dos clientes

Há um fator que precisa servir como guia para qualquer tipo de projeto em arquitetura e decoração. Trata-se das preferências e gostos de seu cliente. Ainda que o coral esteja na moda e seja a cor do ano, o cliente precisa gostar dele. Se o resultado não agradar aos seus gostos, utilizar qualquer elemento “unânime” pode resultar em projetos malsucedidos.

Para que você realmente deixe seu cliente encantado, é primordial que absorver tudo o que ele deseja ver materializado. Qual é o foco dele no projeto, o que ele prioriza? Quais são seus gostos pessoais? E de que material e cor ele mais gosta? Que tipo de piso ele prefere?

2. Esteja sempre atualizado com as tendências

Também é um ponto fundamental que você, como profissional de design de interiores ou arquitetura, mantenha-se atualizado. Dessa forma, você fica apto a mostrar alternativas bem diferentes em cada projeto. Atualmente há diversas opções que priorizam o sustentável. Isso é ótimo para manter o imóvel ecologicamente em dia!

Novos materiais lançados no mercado, assim como tipos de decoração inovadores, também devem estar no seu radar de pesquisas. Assim você se atualizará e estará pronto para deixar o cliente encantado. Leia publicações de seu setor, blogs focados na área e conteúdos digitais em geral, para adquirir sempre mais cultura.

Aumente também o seu networking, fazendo novos contatos com fornecedores, por exemplo. É uma excelente forma de decorar usando os melhores itens no mercado. Visite, inclusive, estabelecimentos que fornecem mobiliário antigo. Caso eles sejam do gosto do cliente, pode apostar nesse visual e estilo!

3. Economize, aproveite parte do que já existe

Nem tudo tem de ser novo no projeto de arquitetura e decoração que você está executando. Colabore com um orçamento mais baixo, aproveitando o quanto puder da área que já está ali, inclusive do mobiliário. Lembre-se de que inovar e ser criativo não demanda livrar-se de tudo e encher o local com peças novas.

Analise com calma os ambientes em que você trabalhará a decoração. Procure deixar o espaço renovado, porém sem necessariamente jogar fora o que pode ser aproveitado. Não desperdice recursos que lhe podem ser úteis.

4. Inove no projeto de arquitetura e decoração

Seu objetivo é deixar o cliente impressionado e incrementar ainda mais o seu portfólio? Então, é essencial que você faça uso de toda sua criatividade. Evite opções óbvias. Agrade as pessoas que escolheram você e seu trabalho. Para isso, selecione materiais inovadores, por exemplo. Conheça novas e diversas alternativas em arquitetura e decoração.

Cortinas, luzes, divisórias que delimitam ambientes e muitos outros itens podem fazer parte do novo projeto. Selecione as ideias que combinam com o estilo e gosto dos seus clientes. Averígue se elas casam bem junto aos outros elementos projetados. Propor a utilização de vidros e outros materiais que trazem mais luz aos espaços é uma boa!

Para que seu projeto de arquitetura e decoração seja um sucesso perante o cliente e no mercado, inove sempre. Você deve considerar a participação dos clientes durante a elaboração e todo o processo de execução. Dessa forma, as soluções agradarão seus gostos e preferências. Mostre-lhes diversas opções e deixe que eles escolham!

Que tal, curtiu as nossas dicas para que seus projetos mostrem toda sua criatividade e cative seus clientes? Então, confira agora cinco perguntas que você deve fazer a eles antes de começar o projeto!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário