Saiba quais são os melhores pisos para cozinha

4 minutos para ler

Na hora de escolher o melhor piso para a sua cozinha é preciso pensar em alguns detalhes. Afinal, quem gosta de cozinhar sabe que lidar com respingos de gordura e manchas de comida é bastante comum nessa área da casa.

Por esse motivo, você precisa de um piso que seja prático, bonito e fácil de limpar. Caso contrário, é provável que ele se torne feio e acabado bem rapidamente.

Pensando nisso, reunimos neste post alguns dos melhores pisos para cozinha, de forma que você consiga aliar praticidade e beleza na sua reforma. Que saber mais? Aproveite a leitura!

Invista nos pisos de porcelanato para cozinha

O porcelanato é preferência de muita gente na hora de escolher os pisos para cozinha. Isso se deve ao fato de esse material ser bonito, moderno, durável e bem fácil de limpar.

Essa resistência se deve ao fato de o porcelanato ser produzido com uma mistura de porcelana e outros materiais nobres. E, por não ser um acabamento poroso, a água e a sujeira não penetram nele. Dessa forma, não mancha com facilidade, e você pode lavar normalmente o material.

Outra vantagem é a ampla variedade de texturas, cores e modelos. É possível encontrar porcelanatos que imitam a madeira, o cimento queimado, diversas pedras, e de muitos outros tipos. No entanto, vale lembrar que, para a cozinha, é mais indicado usar um modelo fosco. Os polidos podem escorregar e causar acidentes.

Dependendo do modelo, é importante tomar outros cuidados. Evite limpar com produtos abrasivos e preste atenção na resistência a impactos (PEI). Caso contrário, ele pode trincar, se vier a cair algum objeto pesado sobre o material.

Aposte no piso de cerâmica

Esse tipo de piso causa um efeito bem semelhante ao porcelanato. Embora seja bem mais barato, não tem a mesma resistência do outro material. Isso se deve ao fato de que sua matéria-prima é uma mistura de terra e água, assada em forno específico.

Assim como o porcelanato, é possível comprar pisos de cerâmica em diversas estampas, texturas e modelos. No entanto, geralmente o acabamento de algumas marcas pode não ser muito bonito ou convincente, por isso é interessante pesquisar bem antes de levar para casa.

Para a cozinha, é sempre bom optar por um modelo antiderrapante e com maior resistência a impactos (PEI entre 3 e 5). Para limpar, use água e sabão. Evite produtos abrasivos que possam corroer ou manchar.

Dependendo do modelo, esse tipo de revestimento pode ser mais poroso. Por isso, evite deixar molhado por muito tempo, a fim de impedir a infiltração de água.

Experimente o granito

O granito é uma rocha natural composta por uma série de minerais e fragmentos de outras rochas. Por esse motivo, cada lote tem uma beleza única e impossível de copiar. Embora seja um piso mais caro, o granito é muito resistente e durável.

Além disso, esse tipo de revestimento deixa o ambiente muito mais elegante e agrega valor ao seu imóvel. Ao contrário do mármore, o granito é bastante impermeável. Como resultado, ele se torna muito resistente a infiltrações e manchas. Outra vantagem é não rachar nem lascar com facilidade.

Lembre-se sempre de contratar um profissional especializado para assentar a pedra. O granito deve ser impermeabilizado antes de ser colocado no lugar, para evitar infiltrações provenientes do chão que possam danificá-lo com o tempo.

Ao escolher os pisos para cozinha, é importante pensar que você precisa de conforto e praticidade na hora de cozinhar. Ninguém quer ficar preocupado se vai derramar alguma coisa que manche ou se os respingos de óleo serão impossíveis de limpar mais tarde, certo?

Por esse motivo, evite materiais porosos ou que se deteriorem com facilidade, como a madeira, por exemplo. Ao contrário, dê preferência aos materiais resistentes e fáceis de limpar. Certamente você terá o seu piso intacto por muito mais tempo.

E então? Já decidiu qual será o seu? Siga a nossa página no Facebook e descubra muitas outras opções.

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambientPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta