Cores de 2019: conheça quais estarão em alta e como utilizá-las

4 minutos para ler

Quando o assunto é decoração, a boa harmonia de cores faz muita diferença nos ambientes. A cada ano são lançadas novas tonalidades que se destacam como as preferidas dos decoradores e arquitetos, e para o ano de 2019 mais uma vez um grupo cromático estará em alta.

Ao contrário dos tons minimalistas e claros do ano anterior, a tendência atual reúne tonalidades fortes e cheias de vida. Se você quer dar uma renovada ou está construindo sua casa, neste post organizamos as principais cores de 2019 para ajudá-lo a construir o lar dos sonhos. Confira!

Invista no bordô

O bordô é um tipo de vermelho queimado e intenso. Entretanto, ao contrário do vermelho tradicional, bem mais aberto, essa tonalidade é bastante sofisticada e sóbria, com um toque de personalidade.

Embora seja uma cor mais séria, ela é capaz de deixar o ambiente acolhedor e aquecido. Por esse motivo, é uma ótima proposta para o quarto do casal ou a sala de visitas. Experimente combinar com cinza ou bege. O resultado é clássico, elegante e muito confortável.

Se você acha que uma parede inteira pode pesar com a aplicação do bordô, experimente utilizá-lo em pontos estratégicos de sua decoração — nas cortinas ou roupas de cama, por exemplo.

Aposte no verde azulado

Tanto o verde quanto o azul são cores que conferem mais tranquilidade, paz e equilíbrio aos ambientes. O verde azulado, por ser uma mistura dos dois, acaba sendo uma sugestão maravilhosa para gerar uma sensação de credibilidade, sobriedade e calma.

Apesar de ser uma cor forte — por remeter a elementos naturais, como a água do mar e o verde das florestas mais densas —, não se trata de uma cor que cansa. Fica lindo em quartos, escritórios e salas de descanso. Combine com madeira clara e tecidos naturais. O resultado é tranquilo e aconchegante.

Experimente o cinza flanela

Não é de agora que o cinza tem sido muito utilizado nos projetos de decoração. Entretanto, a proposta das cores de 2019 é aquecer. O cinza é sóbrio, clássico, neutro e combina com tudo. Embora no passado fosse considerada uma cor triste, isso já não é visto assim há bastante tempo.

O novo fundo mais aquecido do cinza flanela anima o ambiente e deixa o conjunto bastante acolhedor. Para um ar menos industrial, aposte na madeira, em folhagens e tecidos naturais, como o linho e o couro.

Por ser uma nuança tranquila e que não enjoa, os acinzentados ficam ótimos em ambientes sociais, como as salas de jantar e de visitas ou nos quartos.

Considere o tom cappuccino, uma das principais cores de 2019

Essa tonalidade é muito interessante: além de ser uma cor mais quente, o marrom está intimamente ligado a elementos que acendem a impressão de acolhimento, como a madeira e o chocolate.

Utilizar essa cor em um ambiente interno agrega sensações de carinho, como uma deliciosa xícara de café em uma tarde fria ou um chocolate quente ao lado de pessoas queridas. Por isso, embora pareça uma cor séria demais, vale a pena considerá-la.

O tom cappuccino é neutro e funciona como um coringa, de forma que você não precisa se preocupar muito com as cores dos outros objetos que serão utilizados no projeto.

Como se pôde notar, as cores de 2019 são mais quentes e fechadas, conferindo um ar de sobriedade, mas sem perder a elegância e o conforto. Não tenha medo de deixar o ambiente carregado: aposte em outros elementos para equilibrar e aproveite momentos deliciosos no seu novo lar.

E você, conhece outra cor que será tendência para 2019? Conte para a gente nos comentários!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário