dicas de como usar carpetes nos quartos da casa dicas de como usar carpetes nos quartos da casa

4 dicas de como usar carpetes nos quartos da casa

6 minutos para ler

Que o quarto é um dos cômodos mais acolhedores de uma casa, não há dúvidas. Mas você já pensou nas alternativas para torná-lo ainda mais confortável? Além de embelezar o ambiente, saber como usar carpetes nos quartos também pode ser uma ótima forma de deixar esse cômodo com um toque mais convidativo. 

Por isso, é importante saber como escolher e usar o carpete da melhor forma, valorizando a decoração do ambiente e proporcionando o conforto e aconchego esperado para as noites de sono e momentos de descanso.

Pensando nisso, criamos este post com 4 dicas para ajudar você a aprender como usar carpetes nos quartos da sua casa. Confira!

Entenda as vantagens de usar carpetes nos quartos da casa

Além da vantagem já mencionada de o uso de carpete deixar o ambiente do quarto mais aconchegante, o que é fundamental para esse tipo de espaço, existem outras vantagens que podem ser citadas.

Por exemplo, o fato de o carpete ser um excelente redutor de barulho, já que oferece mais uma camada de proteção ao chão. Esse benefício é interessante, especialmente em apartamentos, pois além de conferir maior privacidade para o morador, abafa o som que vem de outras unidades do condomínio.

Um aspecto que também merece destaque é que a textura mais macia e agradável do carpete, e o conforto térmico que esse tipo de revestimento garante proporcionam a atmosfera ideal para os quartos, principalmente nos momentos em que é hora de acordar e pisar no chão.

Diferentemente dos pisos de cerâmica e porcelanato, o carpete mantém a temperatura do chão estável e evita mudanças bruscas.

Nos quartos das crianças, é importante ressaltar, oferece segurança extra para os pequenos, que não correrão o risco de se machucar ao cair no chão acarpetado, como ocorreria em outros casos, além de ser essencialmente antiderrapante, o que evita tombos e escorregões.

Agora que você já conhece as vantagens, confira 4 dicas para utilizá-los da melhor forma nos quartos da sua casa!

1. Escolha o material

Nossa rotina está cada vez mais agitada e o tempo é curto para a manutenção de qualquer revestimento ou outro item que faça parte da casa, não é mesmo? Com o carpete não é diferente, por isso, o ideal é escolher um material resistente e que torne fácil e eficaz a remoção de eventuais manchas. 

Carpetes fabricados com Stainproof Miracle Fibre, por exemplo, são de fácil manutenção, à prova de manchas e modernos. Por isso, possuem excelente custo-benefício. Ou seja, beleza e praticidade em um só produto! Inclusive, essa tecnologia é empregada em vários tipos de carpetes, oferecendo uma gama de possibilidades de decoração para ambientes internos.

Outra possibilidade são os texturizados, com fios em mais de uma cor, porém com tonalidades próximas, que oferecem toque macio por serem um pouco mais felpudos.

Há também os carpetes tufados tipo berber, que se assemelham ao aspecto natural do sisal e possuem certificações de qualidade que garantem a excelência do produto.

O carpete de pelo cortado 100% Nylon, por sua vez, é uma alternativa que reúne sofisticação e requinte, além de ter grande durabilidade por ser um item de altíssimo padrão.

E, finalmente, não podemos esquecer do inigualável carpete com fio especial 100% supersoft, que, como o próprio nome já deixa evidente, é extremamente macio devido ao seu toque aveludado.

2. Defina as cores

Esse é um detalhe que varia de acordo com o gosto pessoal de cada um. As opções vão dos neutros, como o marfim, aos coloridos, como o azul e o vinho.

Apesar de ser uma decisão individual, é importante saber que tons neutros dão sensação de amplitude ao ambiente, tornando-o mais clean. Já os tons mais escuros se encaixam bem em ambientes com uma decoração mais ousada e contemporânea. No caso dos tons mais vibrantes, eles podem ser o único elemento de cor em decorações minimalistas — com certeza, o resultado será um luxo só!

Além disso, antes de definir a cor, um exercício interessante pode ser analisar o efeito que as cores produzem e avaliar se vão ou não proporcionar a tranquilidade que o ambiente exige. Se a resposta for positiva, não hesite em seguir em frente com o projeto. 

Tons suaves como lilás, azul claro e bege são excelentes opções se a ideia for investir na sensação de relaxamento e descanso.

3. Determine o tamanho

O tamanho ideal para o carpete é aquele que cobre todo o ambiente, pois o diferencial é justamente este: ser fixo e cobrir todo o chão. Isso vai proporcionar continuidade, contribuindo para um maior conforto e harmonia do espaço.

Contudo, além do tamanho, é preciso avaliar minuciosamente a opção escolhida, para constatar se possui atributos relevantes como facilidade na limpeza e manutenção, segurança e saúde, especialmente para os quartos das crianças. Por esse motivo, é fundamental dar preferência aos materiais antialérgicos e com tratamento antiácaro.

Para a limpeza, investir em um potente aspirador é o bastante para garantir a higienização do produto. Contudo, passados longos períodos, pode ser recomendado contratar uma equipe de limpeza especializada para uma faxina mais intensa e duradoura. O tempo ideal para fazer isso deve ser checado com o fabricante.

4. Saiba como usar carpetes nos quartos e combinar com a decoração

Esse é um dos pontos mais complicados, embora tenha uma solução simples: observação. O objetivo é fazer com que o carpete faça parte do restante da decoração e não pareça algo separado dela. A palavra-chave aqui é integração! O carpete escolhido deve estar totalmente integrado à decoração.

Sendo assim, evitar grandes contrastes entre a cor das paredes, dos móveis e do carpete é um bom caminho. Além disso, tente harmonizar as principais cores do ambiente com a do carpete: isso vai garantir uma unidade visual e, consequentemente, um cômodo mais confortável, aconchegante e atual. 

Embora, mais uma vez, o gosto pessoal deva influenciar as decisões que serão tomadas, vale a pena considerar que cores muito extravagantes e intensas podem até mesmo contribuir para uma agitação mental que nada tem a ver com a hora de dormir.

Um local acolhedor para dormir e descansar é o desejo de todas as pessoas, afinal, ter um cantinho confortável para renovar as energias é fundamental. Muitos fatores contribuem para isso, começando pelos carpetes nos quartos, que ajudam a deixar o ambiente mais aconchegante e também seguro.

O que você achou das sugestões de como usar carpetes? Também considera o carpete a opção perfeita para deixar o quarto mais acolhedor? Então, curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de muitas outras novidades e dicas como essas! 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário