4 dicas para harmonizar sua decoração com madeira escura

4 minutos para ler

A madeira é considerada um material nobre no que se refere ao mundo da decoração, mas durante muito tempo a madeira escura ficou ofuscada pelas peças de cores mais claras.

O uso dos tons fechados voltou a virar tendência em projetos de decoração. Para que a seleção dos tons mais fechados se harmonize bem nos ambientes em que você deseja aproveitá-los, no entanto, é necessário tomar alguns cuidados. Do contrário, o resultado pode ser uma atmosfera muito pesada.

Você gosta da ideia de usar a madeira escura? Reunimos aqui 4 dicas para harmonizar sua decoração com essa proposta encantadora e elegante. Leia mais!

1. Use a madeira escura com outras cores

As cores são fundamentais em qualquer projeto de decoração. Se você tem medo de errar, combine com branco. Essa cor versátil fica bem com qualquer tonalidade de madeira. Use nos móveis, nas paredes e nos tapetes. Deixe a marcenaria ser a estrela do ambiente!

O bege claro também é uma ótima opção, mas para funcionar bem, ele precisar ter o mesmo subtom da madeira escolhida.

Além dessas cores, o amarelo e o cinza ficam ótimos na composição com a madeira escura. Evite, no entanto, o visual mais fechado de cores, pois o conjunto pode ficar pesado. Aposte em tonalidades mais abertas ou claras.

Já o laranja combina bem com madeiras mais quentes. É melhor deixar essa cor para a cozinha ou para a área de lazer. Por ser estimulante, não é muito indicada para os locais de descanso. Nesse caso, seria mais interessante investir nas variações de verde.

2. Aposte no contraste com materiais mais claros

Não importa se você optou por utilizar a madeira escura nos móveis, no piso ou em painéis: uma excelente forma de dar leveza ao ambiente é contrastá-la com itens de cores mais claras, de forma que o cômodo não fique soturno.

Vale compor o ambiente com tapetes, cortinas e estofado do sofá, de preferência mantendo a mesma paleta de cores. Dessa forma, os pisos escuros demandariam paredes e móveis claros, por exemplo.

Se existe um painel de madeira na sua sala, você pode ainda escolher poltronas de cor mais vibrante, a fim de criar um efeito bem interessante. No quarto, se você decidiu usar madeira escura, opte por roupas de cama e cortinas claras.

3. Experimente harmonizar essa proposta com estampas

Uma forma criativa de usar madeira escura é misturá-la com estampas cheias de personalidade. Os estofados de cadeiras para a mesa de jantar, se forem estampados, casarão muito bem com pisos em mogno. É interessante também escolher um único ponto que receberá a estampa, como uma poltrona estrategicamente posicionada na sala.

Uma ideia muito bem-vinda é usar tons diferentes de madeira e conectá-los com algum objeto, como um tapete ou um quadro. Estampas geométricas com cores da mesma paleta são sempre opções atraentes. Entretanto, se você for ousado, pode investir em um padrão mais criativo de estamparia.

4. Abuse dos tecidos naturais e das plantas

A madeira por si só já confere uma atmosfera de aconchego aos ambientes. Pensando nisso, uma ótima forma de harmonizar tons escuros é combiná-los com tecidos naturais, como o linho e o algodão cru. Aposte em trabalhos com aparência de manuais como tassel, cordas trançadas e outras texturas.

Plantas também contribuem para essa atmosfera mais intimista, dando um ar de casa de campo à residência. Aposte em jardins verticais ou em um belo vaso com folhagens em um canto da sala.

Outro material interessante é o couro, mas nesse caso, procure usar cores mais claras — como bege e caramelo —, de forma a contrastar melhor com o tom mais fechado da madeira.

Existem muitas formas de fazer uma decoração harmônica usando madeira escura. O importante é tomar cuidado para não exagerar ao usar uma grande variedade de cores, pois isso pode deixar o ambiente tumultuado e cansativo. Também é interessante evitar apenas tonalidades igualmente escuras, o que pode pesar e prejudicar a iluminação do local, tornando o ambiente um pouco depressivo. No que se refere à decoração, aposte no seu bom senso e estilo pessoal.

Pronto para começar a decorar? Continue conosco e descubra como instalar um lindo piso de madeira escura em ambientes externos!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário