5 dicas incríveis para usar decoração rústica em casa 5 dicas incríveis para usar decoração rústica em casa

5 dicas incríveis para usar decoração rústica em casa

4 minutos para ler

Charme, aconchego e elegância. Esses aspectos resumem bem a tônica de um décor rústico. A madeira é a protagonista dessa atmosfera e, quando combinada a outros elementos característicos, dá o toque certeiro da decoração rústica para casa.

Isso sem falar que, por serem extremamente versáteis, as peças amadeiradas — pisos, revestimentos, mobiliário etc — facilitam a composição do restante do décor, aliando harmonia e bom gosto para qualquer tipo de ambiente.

Gostou da ideia? Então, acompanhe este post com 5 dicas para fazer uma decoração rústica de tirar o fôlego!

1. Traga a natureza para dentro de casa

Especialmente nas áreas sociais da residência, como living e sala de jantar, capriche na inserção de elementos que remetem à natureza no décor. Podem ser desde os clássicos painéis de madeira de demolição aos pisos amadeirados que “roubam a cena”, quando adentramos um cômodo nessa proposta.

Elegantes e fáceis de combinar, os pisos de madeira são o suprassumo do requinte e aconchego quando o assunto é decoração rústica para casa. Sem falar no conforto térmico das peças, que é indiscutível.

Para complementar essa atmosfera, o ideal é combinar os elementos amadeirados com grandes janelas de vidro, favorecendo a entrada de luz natural e também o clima de natureza dentro de casa.

2. Prefira móveis em sua forma bruta

Poltronas e sofás com estrutura de madeira aparente são grandes tendências não somente do estilo rústico, mas, também, do design retrô, trazendo um clima mais descolado para o décor da sala. Se você gosta dessa ideia, experimente complementar o mobiliário com demais peças em que a madeira sobressaia, como na moldura de quadros ou espelhos.

Se o material estiver em sua forma bruta, melhor ainda! Afinal, a proposta do design rústico tende a valorizar ao máximo o formato original das peças. Isto é, quanto menos lapidado for o material, mais campestre ele será, trazendo ainda mais naturalidade para o seu décor. Mantas, tapetes e almofadas de tecidos leves (como linho e sisal) dão o toque final à composição.

3. Invista em cores vibrantes

Contrariando o design clean e minimalista, a proposta de uma decoração rústica para a casa envolve cores, muitas cores! O segredo para não sobrecarregar o ambiente é escolher uma paleta harmoniosa, além de equilibrar os tons mais vibrantes com elementos mais neutros.

Por exemplo: se os pisos e cortinas forem de tonalidades neutras, é possível ousar um pouco mais no tom dos móveis e demais elementos decorativos. Na cozinha, é tiro e queda: revestimentos claros combinados com eletrodomésticos e louças coloridas são perfeitos para um décor rústico e, ao mesmo tempo, retrô. Fica um charme!

4. Capriche nos detalhes e na iluminação

Favoreça a entrada de luz natural e capriche na escolha das luminárias para garantir a melhor atmosfera para cada cômodo da casa. Nas áreas de convívio, prefira lâmpadas frias para deixar o ambiente mais “vivo”.

Já nas áreas íntimas da residência, como os dormitórios, o ideal é instalar lâmpadas quentes para contribuir para a sensação de relaxamento típica desses cômodos. Se você tem um cantinho de home-office no quarto, considere instalar alguns spots de luz fria sobre a bancada, para deixar tudo mais funcional.

Quanto aos móveis, a madeira fala mais alto novamente, seja na cabeceira da cama, seja nos armários, contribuindo para o clima de descanso e aconchego ideais para um local mais intimista.

5. Combine madeira com outros elementos naturais

Eis o combo da decoração rústica: madeira, pedras e fibras (sintéticas ou naturais). Especialmente nos ambientes externos da residência — como áreas gourmet, varandas, jardins e piscinas — esses materiais caem muito bem no décor, garantindo doses exatas de naturalidade para a composição.

Sem falar que esses elementos são leves e sutis, ou seja, você não corre o risco de sobrecarregar o décor. Experimente combinar decks de madeira, jardins ornamentados com pedras e móveis de fibra de bambu. O resultado é espetacular!

Agora que você conheceu os segredos da decoração rústica para casa, já está pronto para investir nessa tendência, deixando seu lar muito mais acolhedor e convidativo. Aproveite e curta nossa página no Facebook para ficar por dentro de outras tendências de estilo e décor!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário