5 dicas para comprar cortinas e persianas 5 dicas para comprar cortinas e persianas

5 dicas para comprar cortinas e persianas

4 minutos para ler

As cortinas e persianas são grandes apostas para conseguir uma decoração cheia de estilo e personalidade. Embora pareçam simples à primeira vista, essas peças conseguem transformar qualquer ambiente.

Para conquistar esse resultado, no entanto, é preciso muita atenção e cuidado na hora de comprar cortinas. Afinal, existem detalhes relacionados ao tamanho, material e cor, por exemplo, que vão influenciar no resultado final e devem ser considerados na sua escolha.

Quer uma mãozinha para começar? Confira 5 dicas práticas para não errar na hora de comprar cortinas!

1. Faça a correta medição do espaço

Antes de visitar as lojas, meça os espaços onde as cortinas serão instaladas. Primeiro, faça a medição da janela e acrescente cerca de 20 centímetros para cada lado. Depois, é importante medir a altura do chão até o teto, caso seja a intenção usá-la desse modo. O tamanho ideal é próximo ao chão, com apenas 1 cm de distância.

Com relação às persianas, é possível utilizá-las no vão da janela — logo, as medidas devem ser ajustadas ao espaço. Se a ideia é usar por fora, porém, deve-se deixar 10 cm para cada lado. Quanto à altura, é recomendável instalar desde o teto e passar cerca de 20 cm abaixo da janela.

2. Avalie o material das peças ao comprar cortinas

Existe uma infinidade de materiais de cortinas: para escolher o ideal, é preciso avaliar o seu objetivo. A luminosidade natural interfere no ambiente, aposte no black out, indicadas para quartos e salas de TV. Para a sala de estar, os tecidos leves e sofisticados são perfeitos, como seda, linho e voil.

As persianas também possuem grande variedade de materiais. Por exemplo, as persianas em alumínio combinam para a cozinha. Já as de madeira,são elegantes e perfeitas para o quarto. As persianas de PVC são práticas e fáceis de limpar, indicadas, por exemplo, para casas de praia.

3. Tenha cuidado ao escolher as cores

A definição da cor da cortina e persiana é algo pessoal que pode variar conforme o gosto de cada um. Entretanto, para fazer a escolha mais correta é necessário analisar atentamente o ambiente geral. A ideia é que as cortinas ofereçam um acabamento perfeito para o cômodo e não entrem em conflito com os demais itens de decoração.

Por conta disso, para quem não quiser arriscar, a dica é apostar nas cores neutras, como bege, branco e cinza. Elas combinam com todos os estilos e tamanhos de casa. Tenha certeza o que resultado será belíssimo.

4. Observe a praticidade para a limpeza

Mais um ponto importante ao comprar cortinas e persianas é observar a praticidade para limpá-las ou lavá-las. Como elas estarão próximas às janelas, o contato com o pó e poluição externa será inevitável. Isso demandará limpeza frequente.

Tecidos leves como o voil e a seda, por exemplo, não são difíceis de limpar, mas não podem ir à máquina de lavar. Já a sarja, muito usada em cortinas infantis, é um tecido mais pesado, mas pode ir à lavadora.

No caso das persianas, as de PVC são as mais fáceis para limpar: basta passar um pano úmido. Já para os modelos fabricados em tecido natural, é recomendável procurar uma empresa especializada para cuidar da limpeza.

5. Verifique a confiabilidade e garantia do vendedor

A última dica para comprar cortinas e persianas é escolher uma boa empresa para fechar negócio — essa é uma prática fundamental para garantir um produto de qualidade. Muitas lojas também oferecem assistência especializada caso ocorra algum problema. Já pensou comprar uma persiana e ela emperrar ao abrir ou fechar? Não é nada legal, não é mesmo?

Portanto, não deixe de buscar lojas especializadas nesse segmento. Além das vantagens citadas acima, os profissionais de um bom estabelecimento também podem auxiliar na escolha de acordo com seu objetivo, gosto, tamanho do ambiente e demais pontos essenciais para fazer uma boa compra.

Como você viu, comprar cortinas e persianas é uma tarefa que exige alguns cuidados. Por isso, planeje-se, conheça todas as opções e esclareça suas dúvidas antes de bater o martelo.

Gostou desse post e quer receber mais dicas e informações exclusivas diretamente no seu e-mail? Basta assinar a nossa newsletter!

 

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!

 

 

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Um comentário em “5 dicas para comprar cortinas e persianas

Deixe um comentário