6 razões para investir em piso emborrachado para área externa

9 razões para investir em piso emborrachado para área externa

Para gerir um negócio com eficiência e responsabilidade, lidar com a segurança é um detalhe essencial. Em alguns empreendimentos, como academias, hotéis e clubes, essa questão deve ser levada ainda mais a sério, pois é grande o número de pessoas circulando pelo local e são muitos os riscos de acidente.

Para além de todos os acessórios de segurança exigidos, o piso também deve ser escolhido com atenção especial. Uma ótima alternativa é optar pelo material emborrachado para área externa, que oferece alta durabilidade, adapta-se bem a locais com grande fluxo de pessoas e oferece segurança para todos os públicos.

Descubra, agora, 9 razões para investir em piso emborrachado para área externa! Continue a leitura e veja a nossa lista.

Como é feito o piso emborrachado?

Grande parte desses pisos são produzidos com uma mistura homogênea de polímeros com cargas minerais, agentes antienvelhecimento e pigmentos variados. Muitos desses materiais são reciclados ou reaproveitados, o que faz deles uma alternativa sustentável para a decoração.

Eles também podem ser feitos com materiais sintéticos ou naturais e podem ser aplicados sobre qualquer tipo de piso.

Raspas de pneus velhos

As placas de borracha utilizadas em espaços infantis, por exemplo, podem ser produzidas a partir de raspas de pneus já usados. Assim, o pneu gasto é reaproveitado, de modo que pode ser usado com sucesso em projetos sustentáveis. As raspas, quando entrelaçadas, formam uma espécie de liga muito resistente e poderosa, deixando a superfície menos áspera e mais confortável e compondo uma excelente alternativa.

Quais são as suas vantagens?

As principais vantagens dos pisos emborrachados são a resistência, a alta absorção de ruídos, a durabilidade e a segurança. Veja cada um desses benefícios em detalhes:

1. Maior segurança

Imagine o saguão de um hotel, com muitas crianças, idosos e grávidas circulando o tempo todo. É fácil visualizar um acidente nesse cenário, não é?

Por ser antiderrapante, porém, o piso de borracha garante a segurança necessária para as pessoas e a tranquilidade para o dono da empresa, que ficará livre de dores de cabeça futuras.

2. Conforto

Existem vários tipos de piso emborrachado, para todos os gostos e funções. O antifadiga, por exemplo, é recomendado para locais onde as pessoas ficam paradas durante muito tempo — como hospitais, por exemplo — ou em escolas, sendo um ótimo substituto para a grama natural.

A segurança e o conforto das crianças também podem ser favorecidos nos parquinhos e playgrounds com o piso emborrachado para área externa.

3. Boa durabilidade

Por ser antiabrasão, o piso de borracha é mais resistente aos desgastes que podem ocorrer com o tempo. O seu uso comercial mais comum é em hospitais, edifícios, supermercados, hotéis e em áreas com grande tráfego de pessoas.

4. Bom custo-benefício

Existem diferenças no preço final de cada tipo, mas, geralmente, o piso é vendido em placas de 50×50 cm.

Comparado a outros tipos de piso e levando em conta sua alta durabilidade, é um tipo de material com ótimo custo-benefício.

5. Fácil instalação

Outra vantagem do piso emborrachado para área externa é sua fácil instalação. Primeiramente, deve-se verificar se o local está completamente limpo e nivelado. Depois, deve ser feita a medição do espaço onde será instalado, lembrando-se sempre do tamanho das placas.

Uma mistura de argamassa e cola é aplicada no chão e, depois, na parte de trás das placas, garantindo um piso seguro e estável. Uma marreta de borracha pode ser utilizada na finalização da instalação, eliminando possíveis bolhas de ar que podem ter se formado. Basta dar batidinhas com cuidado.

6. Manutenção tranquila e limpeza facilitada

Os pisos de borracha são muito fáceis de limpar e conservar. Para a higienização de rotina, um pano úmido e um detergente neutro diluído em água serão suficientes.

No entanto, não use determinados produtos, como solventes ácidos, tíner, acetona e resina. Além de danificarem as propriedades do material, esses itens podem fazer com que o piso perca a aderência e solte-se.

7. Acompanhamento de sistema de drenagem

Outra vantagem do piso emborrachado para área externa é o ótimo sistema de drenagem. Ou seja, ele pode ser exposto à água da chuva e a outras mudanças climáticas, além de derramamento de líquidos. Com a boa drenagem, o piso não ficará encharcado, já que os módulos são desenvolvidos para evitar o empoçamento.

Os pisos emborrachados também são resistentes à abrasão. Mesmo com alta fricção, o desgaste não acontecerá rapidamente, tornando-os uma opção viável para as bordas de uma piscina, por exemplo.

8. Boa absorção dos impactos

O piso emborrachado para área externa é excelente para situações de impacto, ou seja, se algo cair sobre ele, não será quebrado. Isso torna o piso emborrachado uma opção excelente para algumas áreas, como escolas, áreas de convivência (afinal, é confortável sentar sobre ele) e de prática de exercícios, ajudando a prevenir possíveis lesões devido às quedas.

Esse tipo de piso pode suportar até cargas mais elevadas, além de poder abrigar equipamentos mais pesados sem ser danificado. Por ser um piso macio e com temperatura agradável, pode ser uma boa alternativa na indicação de caminhos para os deficientes visuais.

Outra vantagem é que esse tipo de piso não endurece ao longo do tempo e a composição dos materiais de fabricação garante o amortecimento por, pelo menos, dez anos.

9. Acompanhamento de isolamento acústico

Para quem precisa manter o ambiente longe de ruídos, o piso emborrachado certamente deve ser considerado, pois até mesmo o impacto dos sons é amortecido por ele. Ou seja, ao deixar cair algo sobre ele, além de não haver riscos de quebra, será uma queda silenciosa.

Os pisos emborrachados são feitos em densidades diferentes, sendo destinados a situações bem particulares. São uma boa opção para bibliotecas e seus arredores, por exemplo, onde o máximo de silêncio é exigido para não atrapalhar a concentração dos leitores e pesquisadores.

Caso você também esteja preocupado com o estilo da decoração, fique tranquilo: existe piso emborrachado para área externa de inúmeras cores — variedade que permite um visual de acordo com cada tipo de negócio! É uma alternativa viável, versátil e mais limpa e segura que outras opções, como o concreto, a grama, o cascalho e a areia.

O que achou de saber um pouco mais sobre o piso emborrachado para área externa? Quer investir nesse material? Então, entre em contato conosco e solicite o seu orçamento!

Para gerir um negócio com eficiência e responsabilidade, lidar com a segurança é um detalhe essencial. Em alguns empreendimentos, como academias, hotéis e clubes, essa questão deve ser levada ainda mais a sério, pois é grande o número de pessoas circulando pelo local e são muitos os riscos de acidente.

Para além de todos os acessórios de segurança exigidos, o piso também deve ser escolhido com atenção especial. Uma ótima alternativa é optar pelo material emborrachado para área externa, que oferece alta durabilidade, adapta-se bem a locais com grande fluxo de pessoas e oferece segurança para todos os públicos.

A seguir, descubra 9 razões para investir em piso emborrachado para área externa! Antes, veja do que se trata, como é feito, para quais locais é indicado e como é feita sua instalação, manutenção e limpeza. Continue a leitura!

O que é o piso emborrachado?

O piso emborrachado consiste em um revestimento em borracha que pode ser aplicado sobre os pisos existentes ou em um contrapiso. Normalmente, é comercializado no formato de placas, em geral, no tamanho 50 cm x 50 cm, ou em rolos de 1 m x 20 m. Porém, também pode ser fabricado em outras proporções e tamanhos.

Sua característica mais importante é a absorção de impacto e sua capacidade antiderrapante, ideal para ambientes que possam ficar constantemente molhados e propícios a quedas. Além disso, ele confere uma aparência moderna ao local onde for instalado e proporciona uma excelente propriedade acústica.

Existem diversos tipos de pisos emborrachados:

  • piso pastilhado (usado nos metrôs);
  • piso tátil;
  • piso tatame (salas de lutas marciais);
  • piso PVC ou laminado;
  • lençol de borracha, entre outros.

Como é feito o piso emborrachado?

Grande parte desses pisos é produzida com uma mistura homogênea de polímeros com cargas minerais, agentes antienvelhecimento e pigmentos variados. Muitos desses materiais são reciclados ou reaproveitados, o que faz deles uma alternativa sustentável para a decoração.

Eles também podem ser feitos com materiais sintéticos ou naturais, e podem ser aplicados sobre qualquer tipo de piso.

Raspas de pneus velhos

As placas de borracha utilizadas em espaços infantis, por exemplo, podem ser produzidas a partir de raspas de pneus já usados. Assim, o pneu gasto é reaproveitado, de modo que possa ser usado com sucesso em projetos sustentáveis. Quando entrelaçadas, as raspas formam uma espécie de liga muito resistente e poderosa, deixando a superfície menos áspera e mais confortável, e compondo uma excelente alternativa.

Para quais locais o piso emborrachado é indicado?

O piso emborrachado é muito indicado para áreas externas, onde o fluxo de pessoas é grande. Também é aconselhável para ambientes úmidos, como locais que tenham piscina, pela sua já comentada propriedade antiderrapante. Por essa mesma característica, também pode ser uma boa ideia instalar um piso emborrachado no banheiro (fora do box), especialmente, no caso de usuários com dificuldade de locomoção, como idosos e crianças, de modo a evitar quedas.

Por falar em crianças, outra das indicações do piso emborrachado é para os parques infantis, creches e ambientes de recreação. Por ser mais macio que outros tipos de piso, pode também ser instalado em salas de ginástica, artes marciais e/ou alongamento.

Como é feita a sua instalação?

A maioria dos pisos emborrachados é projetada para ser instalada diretamente sobre o contrapiso. O revestimento é fixado por uma cola específica, que pode ser acrílica ou argamassa, normalmente indicada pelo fabricante. Para que a aplicação tenha sucesso, o piso deve estar limpo e não pode conter nenhuma umidade.

A instalação é simples e os pisos de borracha podem ser instalados em áreas inclinadas ou em superfícies de relevo. Nesse caso, é interessante que a instalação seja feita utilizando uma contenção, que impede que as placas de se deslocarem ou cederem.

E a manutenção e limpeza, como devem ser feitas?

limpeza ideal do piso emborrachado deve ser feita, de preferência, com máquinas de pressurização de água com jato aberto. A manutenção e a limpeza devem ser realizadas frequentemente, pois o excesso de sujeira prejudica a capacidade de o piso absorver impactos. Isso porque a poeira acumulada entra na borracha por meio dos poros, o que endurece a placa. Para eliminar a poeira e outras sujidades, basta usar uma vassoura normal.

O excesso de exposição ao calor ou frio, chuva e umidade, bem como aos raios ultravioleta, pode alterar o piso de borracha, o que exigirá manutenção, ainda que a sua durabilidade seja alta. Caso apareçam pequenas frestas e fendas no piso emborrachado, o ideal é buscar a reinstalação e o reposicionamento das placas.

Exija do fornecedor as informações adequadas a respeito dos cuidados que você deve ter com o piso emborrachado escolhido.

Quais são as suas vantagens?

As principais vantagens dos pisos emborrachados são a resistência, a alta absorção de ruídos, a durabilidade e a segurança. Veja cada um desses benefícios em detalhes:

1. Maior segurança

Imagine o saguão de um hotel, com muitas crianças, idosos e grávidas circulando o tempo todo. É fácil visualizar um acidente nesse cenário, não é? Por ser antiderrapante, porém, o piso de borracha garante a segurança necessária para as pessoas e a tranquilidade para o dono da empresa, que ficará livre de dores de cabeça futuras.

2. Conforto

Existem vários tipos de piso emborrachado, para todos os gostos e funções. O antifadiga, por exemplo, é recomendado para locais onde as pessoas ficam paradas durante muito tempo — como hospitais — ou em escolas, sendo um ótimo substituto para a grama natural.

A segurança e o conforto das crianças também podem ser favorecidos nos parquinhos e playgrounds com o piso emborrachado para área externa.

3. Boa durabilidade

Por ser antiabrasão, o piso de borracha é mais resistente aos desgastes que podem ocorrer com o tempo. O seu uso comercial mais comum é em hospitais, edifícios, supermercados, hotéis e em áreas com grande tráfego de pessoas.

4. Bom custo-benefício

Existem diferenças no preço final de cada tipo. Mas, geralmente, o piso é vendido em placas de 50 cm x 50 cm. Comparado a outros tipos de piso e levando em conta sua alta durabilidade, é um tipo de material com ótimo custo-benefício.

5. Fácil instalação

Outra vantagem do piso emborrachado para área externa é sua fácil instalação. Primeiramente, deve-se verificar se o local está completamente limpo e nivelado. Depois, deve ser feita a medição do espaço onde será instalado, lembrando-se sempre do tamanho das placas.

Uma mistura de argamassa e cola é aplicada no chão e, depois, na parte de trás das placas, garantindo um piso seguro e estável. Uma marreta de borracha pode ser utilizada na finalização da instalação, eliminando possíveis bolhas de ar que podem ter se formado. Basta dar batidinhas com cuidado.

6. Manutenção tranquila e limpeza facilitada

Os pisos de borracha são muito fáceis de limpar e conservar. Para a higienização de rotina, um pano úmido e um detergente neutro diluído em água serão suficientes.

No entanto, não use determinados produtos, como solventes ácidos, tíner, acetona e resina. Além de danificarem as propriedades do material, esses itens podem fazer com que o piso perca a aderência e solte-se.

7. Acompanhamento de sistema de drenagem

Outra vantagem do piso emborrachado para área externa é o ótimo sistema de drenagem. Ou seja, ele pode ser exposto à água da chuva e a outras mudanças climáticas, além de derramamento de líquidos. Com a boa drenagem, o piso não ficará encharcado, já que os módulos são desenvolvidos para evitar o empoçamento.

Os pisos emborrachados também são resistentes à abrasão. Mesmo com alta fricção, o desgaste não acontecerá rapidamente, tornando-os uma opção viável para as bordas de uma piscina, por exemplo.

8. Boa absorção dos impactos

O piso emborrachado para área externa é excelente para situações de impacto, ou seja, se algo cair sobre ele, não será quebrado. Isso o torna uma opção excelente para algumas áreas, como escolas, áreas de convivência (afinal, é confortável sentar sobre ele) e de prática de exercícios, ajudando a prevenir possíveis lesões devido às quedas.

Esse tipo de piso pode suportar até cargas mais elevadas, além de poder abrigar equipamentos mais pesados sem ser danificado. Por ser um piso macio e com temperatura agradável, pode ser uma boa alternativa na indicação de caminhos para os deficientes visuais.

Outra vantagem é que esse tipo de piso não endurece ao longo do tempo e a composição dos materiais de fabricação garante o amortecimento por, pelo menos, dez anos.

9. Acompanhamento de isolamento acústico

Para quem precisa manter o ambiente longe de ruídos, o piso emborrachado certamente deve ser considerado, pois até mesmo o impacto dos sons é amortecido por ele. Ou seja, ao deixar cair algo sobre ele, além de não haver riscos de quebra, será uma queda silenciosa.

Os pisos emborrachados são feitos em densidades diferentes, sendo destinados a situações bem particulares. São uma boa opção para bibliotecas e seus arredores, por exemplo, onde o máximo de silêncio é exigido para não atrapalhar a concentração dos leitores e pesquisadores.

Caso você também esteja preocupado com o estilo da decoração, fique tranquilo: existe piso emborrachado para área externa de inúmeras cores — variedade que permite um visual de acordo com cada tipo de negócio! É uma alternativa viável, versátil e mais limpa e segura que outras opções, como o concreto, a grama, o cascalho e a areia.

O que achou de saber um pouco mais sobre o piso emborrachado para área externa? Para continuar recebendo conteúdos atualizados como este, curta a página da GrupoFort Decoração no Facebook!

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This