6 séries e filmes para inspirar arquitetos 6 séries e filmes para inspirar arquitetos

6 séries e filmes para inspirar arquitetos

4 minutos para ler

A TV e o cinema não apenas entretêm e divertem: ambos também contam com séries e filmes para arquitetos que exploram lições valiosas sobre a arquitetura e os seus papéis social, econômico e cultural.

No post de hoje, separamos 6 produções que os apaixonados por arquitetura não podem deixar de assistir. Confira!

1. “Architecture School” (2008)

A primeira sugestão da nossa lista de séries e filmes para arquitetos é “Architecture School”, um seriado que acompanha um grupo de estudantes da Escola de Arquitetura da Universidade de Tulane que são selecionados para projetar e ajudar a reconstruir Nova Orleans logo após a passagem do furacão Katrina.

Durante os 6 episódios somos apresentados ao processo de planejamento de moradias com preços mais acessíveis para ajudar a cidade a se reerguer depois da catástrofe natural e como cada um dos alunos lidam com a possibilidade de contribuir com o local e lidar com o trabalho ainda no início de suas carreiras.

2. “Abstract: The Art of Design” (2017)

Recém estreada na Netflix, “Abstract: The Art of Design” é uma série documental que explora ao longo de 8 episódios como a arte está presente em diversos campos e como mentes visionárias trabalham com ela em seus processos criativos.

Entre os profissionais presentes na 1ª temporada está o arquiteto Bjarke Ingels, que ascendeu na área e hoje é um dos principais nomes da arquitetura na Dinamarca por sempre trazer para seus projetos funcionalidade e sustentabilidade.

3. “Extreme Homes” (1996)

“Extreme Homes” é responsável por explorar, ao longo das suas 3 temporadas, construções que são um verdadeiro deleite para os olhos. Mas engana-se quem pensa que se trata de prédios históricos ou monumentos: aqui, o foco são nas maiores e mais belas casas ao redor do mundo.

A cada episódio conhecemos mais sobre os projetos inacreditáveis de cada imóvel, como uma casa flutuante ou uma residência subterrânea, e o que está por trás de cada um em entrevistas com seus respectivos donos e também com os arquitetos envolvidos em cada obra.

4. “The Pruitt-Igoe Myth” (2012)

Lançado em 2012, o filme “The Pruitt-Igoe Myth” aborda de forma documental o famoso conjunto habitacional projetado pelo arquiteto Minoru Yamasaki em 1955 na cidade de Saint Louis, no Missouri, e que foi demolido nos anos 70.

O enredo retrata também a Lei de Habitação de 1949 e seus reflexos na suburbanização norte-americana em uma sociedade pós-guerra e como esse processo contribuiu para ambientes mais segregados social e racialmente.

5. “Urbanized” (2011)

“Urbanized” é um filme que mescla a participação de grandes nomes do design e da arquitetura, como Michael Sorkir, Rem Koolhaas, Norman Foster e Jan Gehl, em um debate sobre as preocupações do desenho urbano a fim de lidar com os efeitos da condensação nas grandes cidades e seus problemas no dia a dia dos cidadãos.

Além disso, retrata os desafios de promover um equilíbrio entre mobilidade e habitação em áreas urbanas e como inserir nos espaços públicos políticas ambientais que melhorem a qualidade de vida de todos.

6. “A Vida É um Sopro” (2007)

Por fim, na nossa lista de séries e filmes para arquitetos, você não pode deixar de assistir a “A Vida É um Sopro”, um documentário sobre Oscar Niemeyer um dos mais renomados arquitetos brasileiros.

Ao longo dos seus 90 minutos, somos apresentados a entrevistas feitas com ele que revelam não apenas sua metodologia e principais projetos, mas também sua trajetória pessoal, a importância do homem no universo e a arquitetura como reflexo da sociedade.

Gostou da nossa seleção de séries e filmes para arquitetos? Então prepare a pipoca e aproveite seu tempo conferindo cada uma dessas produções imperdíveis! Não se esqueça também de assinar a nossa newsletter para ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos!

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário