Aprenda a utilizar pendentes na decoração da casa!

4 minutos para ler

É bem comum que, ao começarmos a decorar — ou reformar — a nossa casa, nos deparemos com uma série de regrinhas populares. Não pintar os quartos com cores escuras, usar apenas tons claros no banheiro, e por aí vai. Na sala, por exemplo, algo que sempre ouvimos é que a luz deve ser posicionada acima da mesa de jantar.

Mas não precisamos seguir todas essas normas do senso comum à risca, sem questioná-las. Na verdade, para realmente imprimir a sua personalidade em cada cantinho da casa, é necessário fugir dos padrões e procurar por aquilo que seja a sua cara. O medo não pode ser o seu companheiro na hora de ousar.

Então, você já pensou em usar pendentes na decoração? Além de trazer muito mais modernidade à sua casa, essas peças são úteis e fogem da iluminação básica da sala — podendo ser usados em vários outros locais. Continue com a gente e saiba mais!

O que são os pendentes?

Os pendentes têm, basicamente, a mesma função dos objetos de iluminação. No entanto, seu design de diferencia bastante: esses acessórios têm a fiação à mostra, o que os deixa com um toque mais industrial e moderno. Para além disso, também são menores, o que faz com que eles sejam mais versáteis.

Ao pensar em um lampadário, a primeira imagem que vem à mente é a de uma peça grande, ornamentada e clássica, certo? Nos casos dos pendentes na decoração, os conceitos remetidos são de estilo, ousadia e, principalmente, tendência.

Quais são os tipos existentes?

Você consegue encontrar no mercado uma série de pendentes de diferentes formas, cores, tamanhos e texturas (que podem fazer toda a diferença no resultado final da iluminação). É tanta opção que fica difícil escolher apenas um modelo para sua casa — e é aqui que mora o perigo.

Ao pensar em pendentes na decoração, é necessário que você não se esqueça do restante das peças, acessórios e da paleta de cores da casa. O ideal é tentar não exagerar nesse quesito: equilíbrio e harmonia são essenciais para uma casa aconchegante.

Sobre o tamanho do fio ou altura do pendente — algo que costuma gerar dúvidas —, tome cuidado para encontrar uma posição que deixe a luz do ambiente confortável e, ainda, não atrapalhe os moradores e visitas (afinal, ninguém quer bater a cabeça na peça).

Como utilizar pendentes na decoração?

Agora que você já sabe o que são esses acessórios, vamos entender como utilizar os pendentes na decoração? A seguir, confira uma série de dicas e inspirações:

Na sala de jantar

O uso mais comum de pendentes na decoração se dá, com certeza, na sala de jantar — assim como as peças tradicionais. Você pode posicioná-los em cima da mesa, para dar um ar mais inusitado ao ambiente (desde que eles sejam mais largos e deixando-os em uma altura mais curta, para que iluminem o local com efetividade).

No quarto de casal

A grande diferença dos pendentes é que eles são acessórios mais versáteis que as grandes peças de iluminação, ou seja, podem ser usados em outros cômodos da casa. No quarto de casal, por exemplo, eles podem ser posicionados acima das mesas de cabeceira, em tamanhos menores, substituindo os abajures.

No banheiro

Para trazer mais charme e personalidade ao banheiro — ou lavabo — da sua casa, pequenos pendentes acima do espelho funcionam perfeitamente. Só tome cuidado para que a iluminação não gere muitas sombras, certo?

Assimétricos

Para fechar, uma dica geral para pendentes na decoração é usá-los de forma assimétrica, ou seja, com fios em diferentes tamanhos. Esse toque especial deixar qualquer local mais interessante — principalmente nas salas de estar e jantar. Converse com um arquiteto e/ou designer de interiores e peça mais dicas!

E aí, já não pode esperar para colocar alguns pendentes na decoração de sua casa? Então siga nossa página no Facebook e confira ainda mais dicas como essas!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário