Aprenda como escolher e combinar as cores no quarto das crianças Aprenda como escolher e combinar as cores no quarto das crianças

Aprenda como escolher e combinar as cores no quarto das crianças

4 minutos para ler

Está indecisa quanto às cores para quarto de criança? Saiba que essa é uma fase da decoração que merece sua atenção, afinal, a cor é um dos fatores que influenciam a qualidade do sono — embora poucas pessoas tenham consciência disso.

Preparamos este post para ajudar você a escolher as cores certas para o quarto dos seus filhos e a entender um pouco mais sobre a importância delas. Continue a leitura e descubra as melhores tonalidades para embelezar esse ambiente tão especial!

Qual é a importância de escolher as melhores cores para quarto de criança?

Você já ouviu falar em cromoterapia? O termo ganhou força nos últimos anos no ocidente, devido à busca crescente pelo equilíbrio em nossas vidas, mas essa técnica é utilizada desde as antigas civilizações da Grécia e Egito.

Em poucas palavras, a cromoterapia é uma prática que envolve o uso de cores para harmonizar o corpo, e o seu uso é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma das principais ferramentas complementares para tratar doenças emocionais, físicas e mentais, desde 1976.

Percebeu a influência das cores na nossa vida? Nesse sentido, elas são capazes de criar estímulos e influenciar sensações, gerando impactos no desenvolvimento, humor, apetite, qualidade do sono e até mesmo no ritmo cardíaco das crianças.

Quais são as principais cores recomendadas para cada idade?

Não existe uma resposta correta para essa questão. Contudo, é interessante você se colocar no lugar do seu filho e se questionar sobre quais tons escolheria se tivesse a idade dele — caso não possa fazer essa pergunta diretamente à criança.

Qual cor você ficaria mais feliz de ver ao entrar no seu quarto? Geralmente, tonalidades mais claras são escolhidas para os bebês, enquanto as mais vibrantes são as favoritas das crianças mais velhas — mas não existe uma regra.

Quais os impactos e sensações que cada cor passa às crianças?

Cada cor tem um significado e gera impactos e sensações singulares nas crianças. A tonalidade certa para o quarto do seu filho vai depender do que você deseja transmitir por meio dela: tranquilidade, alegria, segurança etc. Veja alguns exemplos:

  • laranja: traz alegria para o ambiente, colabora para a criatividade e ajuda a abrir o apetite;
  • amarelo: associada à energia, é capaz de iluminar ainda mais o ambiente, mas é preciso cuidado para não prejudicar o sono da criança — o ideal é optar por tons terrosos e menos vibrantes;
  • azul: confere paz e tranquilidade ao local, mas procure evitar tonalidades muito escuras, para não gerar tristeza e melancolia;
  • rosa: tons mais claros proporcionam calma e aconchego, enquanto os mais escuros geram inquietação;
  • vermelho: transmite energia, abre o apetite e acelera os batimentos cardíacos, mas, quando usada demasiadamente, gera agitação;
  • verde: além de ser estimulante para os processos mentais, essa cor traz equilíbrio, conforto, estabilidade e segurança;
  • branco: relaciona-se com a pureza e a paz — é fortemente indicada para quartos pequenos, pois é uma tonalidade capaz de ampliar o ambiente visualmente, e para a decoração montessoriana.

No geral, cores quentes — como vermelho, laranja e amarelo — ativam sentimentos de felicidade, energia, criatividade e fome, enquanto os tons frios — como azul, verde e roxo — trazem relaxamento, paz e descanso ao olhar.

Como combinar cores e tornar o ambiente mais aconchegante?

A primeira dica é não ter medo de misturar os tons. Você não precisa excluir o vermelho, por exemplo. Em vez disso, prefira utilizá-lo em pontos estratégicos da decoração do quarto da criança, como um móvel.

Você também pode pintar somente uma das paredes com uma cor mais vibrante e as demais com um tom mais neutro. Entretanto, sejam quais forem as tonalidades escolhidas, defina uma paleta de cores e a siga como referência, para evitar a poluição visual e manter o equilíbrio.

Definir as melhores cores para quarto de criança é uma verdadeira missão, mas não se preocupe, pois você está no caminho certo e fará uma ótima escolha pelo seu filho! Lembre-se de que o mais importante é deixar o espaço com a cara do pequeno.

Gostou deste post? Então, siga a nossa página no Facebook para ficar por dentro das novidades!

 

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário