Aprenda como fazer um projeto de iluminação ideal!

3 minutos para ler

Você sabia que a escolha da iluminação pode mudar completamente a atmosfera de um cômodo? Seja para deixar o ambiente mais acolhedor ou mais dinâmico, existem hoje várias opções para iluminar a sua casa.

Muitas pessoas, ao decorarem sua casa ou o seu escritório, se esquecem de dedicar o tempo necessário à iluminação. Porém, a definição do tipo, cor e localização das lâmpadas são tão importantes para o efeito final quanto os móveis, acabamentos e objetos decorativos.

Se você quer saber mais a respeito de como melhor aproveitar a luz na sua casa, leia nosso post e faça você mesmo seu projeto de iluminação.

Tipo

Em primeiro lugar, é importante se informar a respeito dos tipos de lâmpada existentes no mercado. Devido ao baixo consumo de energia e por serem menos prejudiciais ao meio ambiente, as de LED são consideradas a melhor opção pela grande maioria. 

Embora elas possam ser um pouco mais caras, garantem que você economize mais a longo prazo, já que desperdiçam muito pouco calor em relação a outras opções, como a alógena.

Além dos seus benefícios econômicos e ambientais, elas ainda são encontradas em diversas cores e formatos, incluindo spots e fitas.

Função

Ao fazer o seu projeto, você deve considerar as atividades que são exercidas em cada cômodo.

Um iluminação por exemplo, é um lugar onde normalmente muita leitura e concentração são exigidos. Aqui, além de ser importante a existência de janelas para o acesso de luz natural, uma lâmpada fria e de LED seria ideal.

Já para o quarto de dormir, uma lâmpada de coloração quente ou morna pode ser colocada em um abajur ao lado da cama ou arandelas. Assim, você garante uma iluminação mais relaxante e propícia para o descanso. Aqui, um dimmer permite que você regule a intensidade da luz de acordo com a sua vontade. Por isso, é uma boa opção caso você seja do tipo que gosta de ler na cama.

Formato

Graças às inovações da tecnologia, hoje você encontra lâmpadas nos mais diversos formatos. 

As fitas de led, por exemplo, são excelentes para iluminar acabamentos em gesso no teto. Já as impermeáveis podem ser usadas no ambiente externo, em sacadas ou enroladas postes e árvores. Também em versões coloridas, você pode usar um controle remoto para definir as cores e a forma como vão acender. 

Os pendentes são opções modernas e elegantes. Além de trazerem beleza estética, devido aos seus mais variados estilos e formatos, podem ser usados para aumentar o foco em peças ou móveis que você queira destacar em um cômodo. Usar um ou mais em cima da mesa de jantar ou na ilha da sua área gourmet vai aumentar o impacto dessas peças.

Por fim, essas são apenas algumas diretrizes básicas para você começar a montar o seu projeto de iluminação. São muitas opções de estilos, formatos e cores, podendo duas ou mais colaborarem em um mesmo cômodo para criar efeitos diversos.

Aqui no blog, estamos sempre postando as melhores dicas para decorar o seu espaço. Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades em decoração.

 

As principais tendências de decoração para 2018

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário