Como usar alvenaria nos seus projetos de arquitetura?

4 minutos para ler

Quem lida com arquitetura e engenharia sabe o quanto é importante estar por dentro das inovações tecnológicas. Afinal, a cada dia surgem produtos, materiais e técnicas, que podem incrementar os trabalhos nessa área. Um bom exemplo disso é o uso diferenciado da alvenaria em projetos de arquitetura.

O bom uso desse recurso pode fazer a diferença no visual e na funcionalidade dos mais diversos imóveis. Assim, o ambiente ficará lindo e personalizado, encantando a todos.

Quer saber qual é a melhor maneira de usar a alvenaria no interior dos imóveis? Confira, então, as informações que separamos para você!

O que é alvenaria

Alvenaria é a edificação feita com pedras, tijolos ou blocos, unidos ou não por argamassa. O nome se deve ao fato de esse trabalho ser executado por um pedreiro que também é denominado alvanel.

Os diferentes tipos de alvenaria

Na construção convencional, a alvenaria utiliza muitas vigas e pilares, feitos com concreto armado. Nesse modelo, é comum a quebra de parte das paredes para a implementação das redes elétrica e hidráulica.

 Já na alvenaria de sustentação, são utilizados blocos especiais inteiros e o uso de concreto armado é mínimo. As redes elétrica e hidráulica são instaladas internamente enquanto as paredes são erguidas.

Conforme já dissemos, a alvenaria pode ser utilizada, também, para potencializar a funcionalidade, a beleza e o conforto no interior dos imóveis.

 As vantagens da alvenaria no interior da residência

Para construir móveis e estruturas decorativas de alvenaria é preciso elaborar um projeto arquitetônico criativo e eficiente. Veja algumas vantagens dessa empreitada:

  • economia de custos e espaços, já que os móveis serão incorporados de acordo com as dimensões e quase sempre o custo total é menor do que as peças convencionais;
  • grande durabilidade e facilidade na manutenção e limpeza, o que é ótimo principalmente em recintos muito utilizados;
  • personalização e versatilidade para a mudança de visual, que pode ser feita com a simples troca das cores e texturas de acabamentos e acessórios;
  • diversas possibilidades de revestimentos, como laminados e madeira;
  • facilidade para a incorporação de ergonomia, funcionalidade e conforto de acordo com as necessidades dos moradores;
  • rapidez na construção, sendo que algumas peças, como estantes e camas, podem ser montadas utilizando-se caixas fabricadas com cimento.

Como aliar elegância e valorização do design

É preciso promover o diálogo entre pisos, paredes, mobília e demais elementos decorativos. Uma boa maneira de contemplar essa demanda é a construção de estantes, prateleiras e nichos de alvenaria. Isso pode ser feito em vãos de escada, cozinhas, salas e até banheiros.

Outra excelente escolha é a confecção de confortáveis sofás com base de alvenaria. Eles podem ser projetados com o propósito de acomodar a todos, confortavelmente, e ainda receber os convidados com estilo. Imagine essas peças instaladas em uma sofisticada sala, cujo piso é revestido por um aconchegante carpete e as janelas protegidas e ornamentadas por lindas cortinas!

 Uma ótima opção para os dormitórios são as camas de alvenaria, aliadas a um lindo piso de madeira. As paredes podem ganhar molduras e rodapés para complementar o requinte da decoração. Dessa forma, o recinto, certamente, ficará elegante e acolhedor.

Já, no quarto infantil, é possível brincar com as caixas feitas de cimento e montar camas criativas e diferenciadas, ou ainda, construir um belo beliche de concreto. Um piso emborrachado em cores modernas vai dar um toque especial ao layout do cômodo.

As paredes de alvenaria podem ser um coringa para valorizar o design. Algumas delas podem ser ornamentadas por um papel de parede charmoso e contemporâneo. É possível, ainda, destacar algumas delas, revestindo-as com modernos painéis tridimensionais.

 Enfim, é preciso estar por dentro das tecnologias, tendências e materiais, além de contar com a parceria de empresas especializadas no ramo. Tudo isso, com a finalidade de garantir a satisfação total dos clientes. Dessa maneira, o seu nome será reconhecido no mercado e a sua clientela fidelizada.

Gostou de saber mais sobre o uso da alvenaria em projetos de arquitetura? Então, leia também o nosso artigo — entenda o conceito de permacultura para a arquitetura e urbanismo — e conheça mais soluções em acabamento e decoração para os seus projetos!

 

img_ebookpost_tendencias

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário