Como utilizar a cortina de teto e quais suas vantagens?

4 minutos para ler

 Além de proteger contra o excesso de luminosidade e evitar que o ambiente fique exposto a eventuais observadores, as cortinas reúnem diversas outras funções. Elas são responsáveis por tornar um ambiente mais acolhedor, decorar com mais elegância e, até mesmo, proteger o espaço contra o excesso de ruídos.

Entretanto, para isso, é importante saber qual seria a mais adequada ou melhor opção para utilizar no cômodo. A cortina de teto, por exemplo, é um acessório funcional e decorativo, que protege ambientes com telhado de vidro da incidência constante dos raios solares, o que poderia causar desconfortos como calor e luz em demasia.

Ficou curioso? Continue lendo e entenda mais sobre essa peça incrível.

Como utilizar a cortina de teto?

Os locais que apresentem cobertura ou telhado com transparência costumam ficar o dia todo expostos ao sol. Isso pode danificar móveis, aquecer demais o ambiente e até mesmo impossibilitar a utilização do cômodo em determinado horário do dia.

A cortina de teto resolve esse problema. Ao contrário das cortinas tradicionais, que ficam presas no alto da parede e têm caimento na vertical, esse modelo precisa ser instalado na horizontal. Assim, funciona como um tipo de persiana deitada, que cobre a transparência do vidro.

A forma de abrir e fechar pode ser manual ou eletrônica. No primeiro caso, assim como o estilo tradicional, você regula o tamanho da abertura girando um bastão. No segundo caso, bem mais prático, é só apertar um botão para chegar à regulagem desejada.

Quais são as vantagens desse tipo de cortina?

Ter um teto translúcido agrega muito charme e estilo a ambientes como varandas, salões, jardins de inverno e outros. Entretanto, como o telhado é feito em material transparente, o local fica exposto ao sol sem nenhum tipo de regulagem. Dessa forma, pode ser que o ambiente fique quente demais, ou que os móveis sejam danificados e as plantas sofram em determinados horários do dia.

A cortina de teto é uma solução bonita, moderna e muito funcional. Sua principal vantagem é proteger o ambiente do excesso de luminosidade. Com seu bom aproveitamento, será possível criar ambientes aconchegantes, apenas ao regular a quantidade de luz que você deseja naquele instante. Além disso, alguns tecidos têm proteção contra raios UV e refletem os raios solares, protegendo o lugar contra o calor excessivo.

Elas podem ser utilizadas tanto em residências quanto em ambientes comerciais, como restaurantes, de forma a agregar beleza e estilo ao projeto. Outra vantagem é a possibilidade de utilizar as cortinas de teto para emoldurar um painel de vidro ou disfarçar detalhes na cobertura.

Como escolher a melhor opção?

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que a principal função do item em questão é proteger o ambiente do excesso de calor e luminosidade. A escolha do tecido é fundamental. Vale a pena que tenha propriedades térmicas e algum tratamento para resistir à intensidade dos raios solares. Caso contrário, o material estragará muito rapidamente.

Se você quiser algo meramente decorativo, acaba tendo um pouco mais de liberdade na escolha. Tecidos naturais, em cores como branco e cru, ficam mais elegantes e não chamam a atenção. É possível usar qualquer cor ou textura, desde que combine com o projeto. Mas geralmente os tecidos lisos e claros são mais utilizados, já que a ideia consiste em agregar leveza e elegância ao espaço.

A escolha entre o mecanismo de recolhimento manual ou eletrônico dependerá muito das suas necessidades. O modelo eletrônico acaba sendo um pouco mais caro, mas será de alta praticidade para os ambientes maiores ou muito altos.

Se o espaço for pequeno e mais informal, como uma varanda ou estufa, por exemplo, você pode tranquilamente optar pelo sistema manual. É só girar o bastão e regular a luminosidade como achar melhor. Instalar uma cortina de teto protege o ambiente contra o excesso de luz e sol, mas também agrega modernidade, elegância e estilo ao ambiente.

Se você quer um teto que seja translúcido no seu projeto, pode ser uma ótima opção solicitar ao arquiteto que inclua esse acessório. Certamente ele saberá como fazer tudo de maneira orgânica e discreta.

Ficou interessado? Então, aproveite para conhecer alguns modelos no nosso site. Confira!

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Deixe um comentário