Confira 4 dicas para acertar nas cores do quarto de bebê!

4 minutos para ler

A espera pela chegada do bebê é repleta de expectativa e muitos preparativos, afinal, é preciso que tudo esteja pronto para recebê-lo. Por isso, é importante cuidar de todas as etapas, desde a organização do enxoval até o plano de parto.

Um ponto que torna a experiência mais real é a montagem do quarto do recém-nascido. Além de ser o cômodo em que a criança terá sua individualidade, também é o local em que os laços com a mãe durante a amamentação serão fortalecidos, por exemplo.

Logo, o espaço precisa oferecer conforto, proteção e ser funcional para os cuidados diários. Um aspecto que merece atenção especial são as cores de quarto de bebê, já que elas serão responsáveis por dar todo o clima da decoração.

Mas o que levar em consideração na hora de escolher as cores e produzir um ambiente acolhedor e perfeito? A seguir, descubra 4 dicas para auxiliar nessa tarefa!

1. Busque inspirações

Buscar inspirações na Internet é uma ótima forma de entender qual é o seu gosto com relação à decoração do quarto do pequeno. Dá para separar as ideias favoritas e criar um projeto único.

Estar por dentro das tendências também é de grande auxílio. A criação de paletas com cinza ganhou força ultimamente e ajuda a equilibrar o ambiente. Combinações do amarelo, rosa ou azul com o cinza são boas apostas. Ademais, detalhes em cores vivas com um fundo neutro também têm aparecido bastante nos projetos e prometem uma decoração incrível.

Os tons destacados aparecem em objetos complementares. Já as paredes ganham nuances mais claras e algumas delas podem ser revestidas com papel de parede ou adesivos.

2. Combine as cores de quarto de bebê com a decoração

Não adianta criar uma boa paleta se ela não conversar com o restante da decoração. É essencial que todos os elementos presentes no quarto estejam em sintonia. A solução é pensar em um tema para o cômodo antes de produzir o espaço. Assim, será mais fácil saber o que funcionará dentro da temática escolhida e o que destoará.

O ideal é que os elementos não se confundam com as cores das paredes, por exemplo. Se você opta por uma nuance de fundo e coloca um item do mesmo tom na frente, o quarto fica sem profundidade e o visual se torna confuso. Se quiser usar uma cor só, brinque com as nuances dela para criar camadas.

Um jeito de combinar os tons é utilizar o círculo cromático, assim, dá para saber quais são complementares e quais funcionam juntos.

3. Use a cromoterapia

Cada cor é responsável por provocar uma sensação diferente e isso pode e deve ser usado a seu favor na hora de produzir o quarto do bebê. A cromoterapia tem como foco trabalhar as nuances para modificar as energias dos cômodos e, assim, melhorar o estado emocional das pessoas.

Um bebê precisa de um ambiente calmo onde ele possa descansar e alimentar-se corretamente durante a amamentação. No entanto, também requer estímulos para se desenvolver. Então, as escolhas são determinantes para criar o clima certo.

O azul em tons claros tem o poder de relaxar, assim como o branco, que traz paz para o espaço. O verde é relacionado ao conforto e à segurança. O rosa, por sua vez, gera a ideia de aconchego, enquanto o roxo transmite calma. Algumas escolhas, como o amarelo, o vermelho e o laranja, provocam agitação, mas podem ser usadas em detalhes para incentivar a criança a brincar.

4. Tenha cuidado com o exagero

Exagerar na quantidade das cores de quarto de bebê pode prejudicar o sono do pequeno e criar um ambiente poluído visualmente. Logo, ao pensar na paleta ideal, escolha, no máximo, 3 opções e trabalhe as suas nuances.

Utilize o branco e elementos neutros, como o bege, para harmonizar o cômodo. Deixe os tons fortes para os detalhes e, de preferência, mantenha-os longe do berço.

Pensar nas cores de quarto de bebê com cautela garantirá que o espaço seja acolhedor e estimulante na medida. Agora que você já sabe como escolher a paleta adequada, monte o seu projeto e espere pelo novo morador.

Gostou das dicas? Então assine nossa newsletter e receba nosso conteúdo em primeira mão.

 

img_ebookpost_tendencias

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário