Confira 6 hábitos dos arquitetos de sucesso

4 minutos para ler

Ter um negócio rentável, com projetos eficientes e uma cartela de clientes satisfatória, é o sonho de todo profissional. No entanto, não basta abrir o escritório e achar que tudo acontecerá em um passe de mágica. Além do investimento financeiro, também é preciso investir na sua atuação profissional para ser um arquiteto de sucesso.

Reconhecer as necessidades dos clientes, explorar o máximo potencial dos projetos e não ter medo de arriscar resumem as características dos profissionais bem-sucedidos. Em seguida, listamos, em detalhes, 6 hábitos dos arquitetos de sucesso para você se aperfeiçoar. Vamos lá!

1. Identificação do projeto ideal

Que tipo de projeto abrange o seu nicho de trabalho? Quem é o seu público-alvo? O que você pode oferecer a sua clientela? Responder essas perguntas é o primeiro passo para identificar o seu potencial criativo e o tipo de cliente a quem seus serviços se destinam.

Assim, encontrar uma clientela compatível com os trabalhos que você desenvolve será um caminho natural na sua profissão. Afinal, quando você define suas metas e métodos, o cliente se sente muito mais confortável e seguro para fechar o contrato, pois ele saberá que o seu projeto atenderá as suas necessidades.

2. Enfrentamento de riscos

Arquitetos bem-sucedidos nunca têm medo de arriscar. Até porque estamos falando de uma profissão em que a criatividade é um dos pilares. Portanto, aproveite essa liberdade para ousar, explorando o máximo potencial de cada projeto.

Um ótimo exercício para isso é lançar um olhar mais amplo sobre o imóvel, perguntando-se quais as melhores soluções para cada instalação da obra até encontrar aquela que une funcionalidade e originalidade em doses certas, mas sem contrariar o gosto do cliente.

3. Manutenção de um bom portfólio

A arquitetura é uma das áreas profissionais de maior apelo visual. Por isso, é imprescindível contar com um bom portfólio. O catálogo — em versão impressa e digital — deve andar sempre com você, possibilitando mostrar seus melhores projetos, referências e soluções.

No espaço físico do escritório, outra ideia é investir em pequenas maquetes ou ensaios fotográficos para deixar suas melhores criações sempre à mostra para a clientela.

4. Utilização das redes sociais

Se a arquitetura tem extremo apelo visual, isso significa que ela precisa ser vista, certo? E uma maneira infalível de tornar isso possível é utilizando as redes sociais a seu favor. Algumas ferramentas, como Facebook, Instagram e Pinterest, são perfeitas para divulgar seus projetos, com destaque para os cases de maior sucesso. Além disso, também é preciso investir em um site funcional e fácil de navegar.

5. Fortalecimento do networking

Um arquiteto de sucesso sempre está presente nos eventos da área. Afinal, ele sabe que essa é a melhor maneira de fazer contatos e encontrar potenciais clientes. Portanto, confirme sua presença em feiras, exposições, mostras etc. para ficar por dentro das tendências do ramo e, de quebra, fortalecer o networking.

6. Contato com fornecedores de qualidade

Por último, mas não menos importante: conte com fornecedores de qualidade. Isso porque o arquiteto é fundamental não somente na elaboração da planta do imóvel, mas, também, na escolha de todos os acabamentos do projeto.

Escolher pisos e demais revestimentos, por exemplo, é uma das grandes responsabilidades dos arquitetos nesse sentido. Por isso, nessas horas, faz toda a diferença ter fornecedores especializados para garantir que os produtos escolhidos têm alto padrão de origem e garantia. Assim, não haverá erro!

Viu só? Ser um arquiteto de sucesso é um sonho perfeitamente realizável. Dedicar-se com afinco a cada projeto e sempre buscar o aperfeiçoamento ajuda-o a se tornar um profissional cada vez melhor e mais reconhecido.

Gostou da ideia? Então aproveite e curta nossa página no Facebook para não perder outras dicas como essas!

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário