Confira 4 dicas para escolher um piso antiderrapante para área externa

4 minutos para ler

O piso antiderrapante é um tipo de revestimento de superfície mais abrasiva. Ele dá mais firmeza aos pés ao facilitar o escoamento da água, evitando quedas e escorregões. Essa categoria de pisos pode ser fabricada com o uso de diferentes materiais, que vão além do conhecido piso emborrachado. Um piso antiderrapante pode ser de cerâmica, de madeira, de porcelanato ou mesmo feito de placas de cimento.

A escolha de um piso antiderrapante para área externa é uma importante decisão. No caso, alguns aspectos precisam ser bem observados, a fim de que o piso ofereça elegância e mais segurança ao local. Quer saber as dicas para facilitar essa escolha? Então, continue a leitura deste post!

1. Considere o tipo de área externa

A primeira dica para escolher um piso antiderrapante para área externa é considerar as características e finalidades daquele espaço. Por exemplo, se trata de uma área de piscina? É um quintal de lazer? Ou seria um estacionamento? Quem (ou o que) costuma transitar por essa área — pessoas, animais domésticos, carros?

Todas as respostas para essas e outras perguntas farão a diferença na hora de escolher o piso antiderrapante mais adequado para a parte externa. Locais de grande circulação, por exemplo, apresentam riscos maiores de acidentes. Nesse caso, evite a escolha de pisos muito lisos. Áreas que ficam molhadas frequentemente, como o entorno da piscina, exigem pisos com alta impermeabilidade e, de preferência, com uma camada protetora que evite manchas.

2. Verifique a presença ou não de veículos

A presença de veículos é um dado importante na escolha de um piso antiderrapante. Caso haja a circulação de veículos no local, é nteressante avaliar o grau de resistência ao desgaste por contato, de acordo com o trânsito no lugar e com exemplos de utilização.

Considere que, em dias chuvosos, estacionar ou manobrar o automóvel pode exigir maior cautela, e isso justificaria a importância de investir naquele produto. Também é importante avaliar se os veículos são pesados ou não. Se caminhões transitarem pela área, considere a espessura e a resistência à compressão.

3. Observe a necessidade ou não de conforto térmico

Alguns tipos de pisos podem ser mais desconfortáveis em períodos mais frios, como durante o inverno. Nesse caso, pode haver a necessidade de escolher um piso antiderrapante com conforto térmico. Da mesma forma, durante o verão, alguns tipos de piso podem absorver muito calor, de forma que valeria considerar que pisos quentes demais também não são muito confortáveis.

Por isso, na hora de escolher o piso antiderrapante para área externa, avalie as condições de temperatura no ambiente e se o revestimento em questão garante ou não conforto térmico.

4. Verifique as possibilidades de manutenção

Nem sempre a área externa recebe tantos cuidados de manutenção. Com a frequência de uso, é comum que os pisos sofram algum tipo de desgaste e exijam mais cuidados. É o momento de observar sua rotina e a frequência de trânsito e circulação na área.

Se for muito grande e, ao mesmo tempo, você não tiver tempo para realizar manutenções frequentes, a dica é escolher um piso antiderrapante de maior resistência e durabilidade.

Com atenção a todas essas dicas, não será tão difícil escolher o piso antiderrapante para área externa mais adequado para sua residência.

Gostou do conteúdo? Então, entre em contato conosco para conhecer as nossas soluções!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário