Cortinas rolô: o que são, quais são os tipos e como utilizá-los em casa Cortinas rolô: o que são, quais são os tipos e como utilizá-los em casa

Cortinas rolô: o que são, quais são os tipos e como utilizá-los em casa?

4 minutos para ler

Praticidade, conforto e muito estilo. Essas características são fundamentais quando falamos em cortinas. Afinal, não basta ser bonita: a cortina precisa também ser funcional, oferecendo proteção adequada e controlando com eficiência a luminosidade dos ambientes.

Mas como encontrar tudo isso em uma única peça? É simples: invista nas cortinas rolô! Os modelos de cortinas e persianas rolô cumprem com maestria todas as funções desse item tão indispensável ao lar. E o melhor: sem abrir mão da estética do décor e da personalidade do dono da casa, já que existem opções para todos os gostos.

Quer saber mais sobre o funcionamento da peça e qual o modelo que melhor combina com a sua decoração? Então acompanhe a leitura e inspire-se!

O que são cortinas rolô?

As cortinas rolô, também chamadas de persianas rolô, se diferenciam dos modelos tradicionais por possuírem um mecanismo que faz com que elas sejam abertas de baixo para cima, onde o tecido vai se enrolando até o topo da estrutura.

Esse mecanismo, junto com as demais especificidades técnicas da peça, é o que faz da cortina rolô a opção campeã da praticidade e versatilidade, permitindo uma cobertura suave e eficaz. E, caso você não queira enrolar a peça até o topo, poderá deixá-la à meia altura.

Esse tipo de cortina é fabricado em tela solar, que protege do sol sem roubar a vista da paisagem ou o charme do tecido. O grau de proteção e visibilidade pode variar conforme o modelo da peça, mas uma coisa é certa: a beleza e o conforto térmico são garantidos!

Quais são os principais modelos e como combiná-los com o décor?

Branca simples

Esse é o modelo mais tradicional e também o mais escolhido, pois o branco é uma cor clara e neutra que combina com qualquer estilo de decoração.

Caso você queira fugir da proposta de um décor totalmente clean, existe ainda a opção de utilizar o rolô branco como fundo para uma sobreposição colorida, criando pontos de cor que dão mais charme e personalidade ao cenário.

Os modelos de cortinas rolô brancas são ideais para composição de cozinhas, lavabos e quartos de crianças. Além de garantirem excelente conforto térmico, as peças em cor branca favorecem também as sensações de amplitude e leveza no ambiente.

Coloridas

Escolher uma peça colorida é o segredo para não correr o risco de deixar o ambiente monótono. Se você optou por um décor mais clássico, a dica para fugir do branco sem pesar o ambiente é apostar nas demais cores neutras, como tons pastéis ou acinzentados.

Mas se a proposta é criar uma atmosfera moderna e arrojada, está liberado ousar um na escolha das cores ou até mesmo investir em modelos estampados. Mas atenção: nesse caso é preciso ter cuidado para não carregar o décor com excesso de informações.

Para não errar, basta combinar os rolôs coloridos com mobiliário minimalista e elementos pontuais de decoração. Essa composição é ideal para as áreas sociais da casa, aliando estilo e aconchego para o ambiente.

Blackout

As cortinas rolô blackout quebram a incidência da luz solar, deixando o ambiente mais escuro. Por isso, esses modelos são recomendados apenas para salas de TV e dormitórios.

Se você preferir, poderá optar também por sobrepor o blackout com uma peça mais clara. Assim, você consegue equilibrar melhor o conforto visual e a funcionalidade da peça.

Dupla

Esse modelo, também conhecido como double vision (ou visão dupla), é uma variação da cortina rolô tradicional. A diferença está no mecanismo de abertura da peça.

Por ser composta de duas telas de tecido, a cortina rolô dupla pode ser aberta também em forma de listras horizontais — isso permite a entrada de luz no ambiente sem a necessidade de abri-la por completo.

Agora que você já sabe tudo sobre cortinas rolô, está pronto para fazer uma compra inteligente, aliando beleza, conforto e funcionalidade para o seu lar!

Apenas não se esqueça de checar as medidas do ambiente para ter certeza de que a peça vai se adaptar perfeitamente às dimensões do espaço.

MANUAL COMPLETO DE CORTINAS E PERSIANAS: ENTENDA MAIS SOBRE O ASSUNTO!
Posts relacionados

Deixe um comentário