Decoração de sala pequena: 5 dicas para otimizar os espaços!

4 minutos para ler

A decoração de sala pequena pode ser um verdadeiro desafio, especialmente para quem trabalha fora e não tem tanto tempo para pesquisar referências sobre esse tema. A boa notícia é que é possível otimizar os espaços usando os elementos de decoração que você já tem e investindo apenas em peças que realmente valem a pena.

No entanto, certamente, paira uma dúvida acerca dessa escolha, até porque as compras equivocadas representam um desperdício que ninguém quer ter! Pensando em ajudá-lo a acertar na escolha das peças de decoração, gastar pouco e ainda investir corretamente em itens coringas, selecionamos 5 dicas de decoração de sala pequena. Confira agora!  

1. Prefira cores claras para decoração de sala pequena

Essa talvez seja a dica mais importante de todas e, provavelmente, é também a mais simples de ser colocada em prática.

As cores claras, como branco, bege e cinza, ampliam os ambientes e oferecem a leveza necessária para não sobrecarregar o visual de espaços pequenos. Sendo assim, elas devem ser a cor predominante na decoração e devem estar presentes nas paredes, no piso e na mobília. Não se preocupe com a monotonia e a sobriedade desses tons, pois pequenas pitadas de tons coloridos serão acrescentadas nos detalhes, como almofadas, mantas e tapetes.

2. Evite o excesso de mobília no ambiente

Agora, se há um erro bastante comum que pode comprometer toda a decoração é o excesso de mobília em uma sala pequena. É normal querer deixar o espaço bonito e aconchegante e, às vezes, exagerar na quantidade de apetrechos e aparatos — a maioria deles, desnecessários.

Um ambiente pequeno parecerá ainda menor se existirem muitos móveis dispostos no local, portanto, é bom manter o foco apenas no que é realmente indispensável, como: um sofá, uma mesa de jantar e um painel para a televisão. Até mesmo um rack pode ser dispensado, se sua presença for tornar a arrumação do espaço difícil e apertada.

Outra dica interessante é investir em uma mobília com linhas mais retas, e menos volumosas, como sofás e cadeiras sem braços e mesas com pés retos e com design minimalista.

3. Tenha cuidado com a disposição dos móveis

Conforme dissemos acima, a disposição dos móveis precisa ser cuidadosamente observada, pois, em uma sala pequena, o excesso de móveis, além de poluir o visual, pode dificultar a locomoção das pessoas e, dependendo do caso, até causar acidentes, como esbarrões e quedas.

Portanto, é fundamental medir todo o ambiente, assim como a mobília desejada, e estabelecer parâmetros bem rígidos, de medidas, para guiar a compra e garantir que caibam com tranquilidade no local.

4. Aposte no uso estratégico dos espelhos

Apostar no uso de espelhos é uma estratégia recorrente, mas, nem por isso, menos eficaz, já que comprovadamente esses objetos ampliam os ambientes.

A dica aqui é posicioná-los em pontos que possam garantir aos espaços a tão desejada sensação de amplitude, como em paredes laterais ou de fundo, de preferência, que recebam a incidência direta da luz. Uma ideia bacana é escolher espelhos que não tenham nenhum tipo de moldura, o que favorecerá o efeito pretendido.

5. Invista nos objetos de decoração ideais para ambientes pequenos

Os objetos de decoração escolhidos também precisam ser pensados, levando em consideração o espaço restrito. Logo, uma sugestão é substituir cortinas por persianas, que são menos volumosas e podem ser usadas até a altura da janela, o que deixa o espaço da parede livre e contribui para um visual clean.

Para a iluminação, o uso de spots garante o charme na medida, sem o exagero de um grande lustre, que não se harmonizaria com o espaço pequeno. Temos certeza de que, com um pouco de bom senso e seguindo nossas sugestões, a sua sala ficará impecavelmente decorada!

E então, gostou das nossas 5 dicas para acertar na decoração de sala pequena e otimizar os espaços? Curta a nossa página do Facebook e fique sempre por dentro de todas as nossas novidades!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário