Decoração escandinava: entenda o que é e como aplicá-la

3 minutos para ler

Originada nos países nórdicos e difundida mundialmente, a decoração escandinava é a nova queridinha do Instagram e preenche páginas inteiras no Pinterest.

A vertente se tornou conhecida através das ilustrações de Carl Larsson, artista sueco, que pintou lindas aquarelas retratando a vida em família. Ilustrando, assim, o estilo de decoração criado por sua esposa, a decoradora Karin.

Por ser proveniente de países de regiões muito frias, a decoração escandinava se firma no aconchego para receber amigos e família em casa. Afinal, sair para bares e restaurantes em temperaturas abaixo de zero não é para todo mundo.

A seguir, mostraremos quais são as características mais marcantes deste estilo e, porque você deve incluí-lo na sua decoração.

Muita claridade

As cores principais desse estilo são o branco, preto e cinza. Dentre essas, o branco é a estrela do show.

Paredes brancas são essenciais, acompanhadas por madeiras claras e grandes janelas por onde entre muita luz natural. Cortinas leves e luminárias pendentes são bem-vindas, inclusive com a fiação aparente.

A ideia é construir um ambiente minimalista, claro e limpo. Móveis simples, com linhas retas são indicados. Opte por qualidade acima de quantidade.

Focos de cor

Como dito acima, a paleta de cores deste estilo é limitada. No entanto, adicionar um pouco de cor pode alegrar a decoração.

Todos os tons de azul são bem recebidos neste estilo. Para quarto de bebês e crianças, tons pastéis funcionam muito bem.

As cores fortes, como laranja e amarelo não estão proibidas, mas devem ser usadas com parcimônia. Uma boa estratégia é incluí-las nas almofadas de um sofá branco ou cinza claro.

Muito conforto

Você conhece a palavra Hygge? Essa é uma palavra dinamarquesa sem tradução direta para o português, que expressa uma sensação de aconchego e contentamento com as pequenas coisas da vida.

Essa palavra descreve bem a emoção que a decoração escandinava deve passar: um ninho acolhedor. Aposte em mantas e tapetes peludos para trazer esse sentimento para sua casa.

Elementos geométricos

As linhas retas e os padrões geométricos inspiram modernidade para a decoração escandinava.

Invista em espelhos quadrados ou retangulares. Muitos quadros, de preferência, apoiados no chão ou em aparadores.

Um belo tapete com estampa geométrica também é uma boa aquisição para se manter dentro deste estilo de decoração e aproveitar a elegância das linhas retas.

Rusticidade

Por ser um estilo leve e bem clean, alguns elementos rústicos podem trazer aquele charme extra na decoração.

Uma mesa de madeira de demolição, apesar de ser linda em qualquer ambiente, vai se destacar ainda mais na cozinha predominantemente branca.

Plantas, principalmente folhagens e cactos, caem muito bem nessa estética. Experimente pendurá-los com pendentes feitos em macramé ou vasos revestidos em corda.

Quem não gosta de uma casa aconchegante, quentinha e elegante? A decoração escandinava é exata para quem quer transformar sua casa em um lar e não abre mão de estilo.

Pronto para deixar sua casa perfeita para receber os amigos, passar lindas noites em família e guardar momentos incríveis para o resto da vida?

Visite nossa página do Facebook para mais inspiração e informações de como deixar a sua residência cada vez mais bonita.

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário