Drywall: vale a pena utilizar? Como é a técnica? Drywall: vale a pena utilizar? Como é a técnica?

Drywall: vale a pena utilizar? Como é a técnica?

4 minutos para ler

Já imaginou deixar sua casa do jeito que sempre sonhou utilizando apenas um método extremamente prático e eficaz? Se você respondeu sim, temos uma dica incrível para você!

O drywall, também conhecido como parede de gesso, é uma técnica muito comum nos Estados Unidos que está chegando ao Brasil para ficar. No post de hoje, mostraremos como ela pode ser aplicada e quais são suas vantagens. Confira!

O que é drywall?

Também conhecido como parede de gesso, placa de gesso ou parede seca, essa técnica de construção substitui as vedações internas convencionais, tais como paredes, tetos e revestimentos.

Trata-se de chapas formadas a partir de uma mistura feita com gesso, água e aditivos que preenchem duas lâminas de cartão, conferindo às paredes mais leveza e reduzidas espessuras se comparadas com as de alvenaria.

Não é preciso umidade durante a produção, é descartado pouco material e é produzido pouco resíduo. Essas características garantem limpeza e sustentabilidade ao seu projeto.

As paredes secas facilitam, também, os projetos de instalações de gás, hidráulicas, elétricas e outras.

Como funciona a instalação?

De maneira rápida e simples! Como já mencionado, o drywall é uma técnica que garante a praticidade na obra.

As placas pré-moldadas são instaladas e fixadas em estruturas de aço ou madeira, que são  previamente feitas com o intuito de servir como base. E aí, pronto! Está feita a parede de gesso.

O drywall aceita diversos tipos de acabamento. Além de facilitar e agilizar a obra, essa técnica permite que você deixe seu imóvel com a aparência que quiser.

Então, caso essa dúvida esteja rondando, é absolutamente possível pintar as paredes daquela cor maravilhosa e aplicar aquele papel de parede que você imagina ficar ótimo na sua sala.

Além disso, a placa de gesso aceita cerâmica, fórmica mármore, madeira e diversos outros tipos de acabamentos que possam ser necessários na sua casa.

O que não é indicado fazer com ele?

O drywall é recomendado apenas para áreas internas. Não é indicado para saunas, devido o vapor, nem para uso estrutural. Portanto, não use placas de gesso como apoio de carga de telhado ou laje.

Quais são as vantagens em utilizar essa técnica?

Já falamos que o drywall agiliza a obra graças a sua rápida montagem e que se trata de um tipo de produção limpo e seco.

Também comentamos que é mais leve e ocupa menos espaço que a tradicional parede de alvenaria (sem afetar a estrutura original da construção), que é projetado para receber vários tipos de acabamento e que simplifica as instalações que forem precisas.

Além da sua notável praticidade, enumeramos mais três vantagens de utilizá-lo. Veja a seguir:

Fácil manutenção

Caso sejam necessários reparos, você não terá que se preocupar com a sujeira que uma construção de alvenaria traria. Além disso, o drywall é simples de ser consertado.

Em casos de fissuras e trincas, basta limpar a área, aplicar a massa específica para juntas, colocar a fita de papel microperfurado pressionando com a espátula e, em seguida, passar outra camada de massa e esperar secar. Logo já será possível dar o acabamento na região. Simples, não?

Isolamento acústico

O sistema oferece proteção contra barulho aéreo se utilizado como forro, tais como ruídos e latidos, de modo muito mais eficiente que as paredes comuns de alvenaria.

Em paredes, é indicada a combinação com lã mineral, uma espécie de isolante que garante excelente performance.

Combinado com a alvenaria dispensa o acabamento 

Nada de reboco e massa fina: ao optar pelo uso do drywall sobre a parede de alvenaria em uma superfície irregular ou que seja necessário passar fios e canos, é possível obter um resultado sem toda aquela sujeira ao se quebrar uma parede.

Além disso, o resultado ainda inibe o calor do ambiente! Com base em todas essas informações, está bem claro que o drywall é uma ótima alternativa para a sua residência, pois traz inúmeros benefícios e facilidades para a sua construção. Isso sem mencionar que seu uso diversificado lhe atribui um ótimo resultado estético.

E você, está considerando utilizar o drywall na sua casa? Conte pra gente aqui nos comentários: estamos curiosos para saber o que você pensa sobre essa tecnologia da construção!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário