É possível ter piso de madeira em área externa É possível ter piso de madeira em área externa

É possível ter piso de madeira em área externa? Descubra aqui!

4 minutos para ler

Ter pisos de madeira em toda a extensão da casa é um sonho de consumo para muita gente. E, realmente, não há como negar o grau de requinte, beleza e aconchego que esse tipo de assoalho é capaz de proporcionar aos ambientes. Por outro lado, também é comum as pessoas se sentirem um pouco receosas quando se trata de utilizar piso de madeira para área externa.

Afinal, os pisos amadeirados demandam cuidados de limpeza e manutenção mais criteriosos, se comparados aos vinílicos e laminados, por exemplo — sobretudo, nas áreas externas da residência, que estão constantemente sujeitas às intempéries climáticas.

A boa notícia é que, com um pouquinho de paciência e dedicação, é possível ter piso de madeira nessas áreas. Quer saber como? Então, acompanhe a leitura e inspire-se com nossas dicas!

Como utilizar a madeira no ambiente externo?

Decks ao redor da piscina, uma passarela que leva ao jardim ou simplesmente o piso da varanda gourmet — qualquer que seja a sua ideia de decoração com piso de madeira para área externa, uma coisa é certa: a madeira escolhida precisa receber tratamento específico para suportar a umidade desses locais.

A impermeabilização com resinas e silicones recomendados pelos fabricantes é uma solução bastante eficaz, prolongando o brilho e a vida útil do revestimento. Mas, para garantir esse resultado, é preciso certificar-se não apenas sobre a qualidade da madeira adquirida, mas também sobre os produtos que você utilizará na manutenção.

Por isso, contar com fornecedores especializados no ramo é imprescindível para assegurar a origem dos materiais adquiridos. Só assim, o seu piso de madeira estará devidamente protegido do ataque de pragas, das variações de temperatura e da umidade típica das áreas externas da casa.

Via de regra, podemos dizer que os cuidados básicos de limpeza e manutenção dos assoalhos de madeira resumem-se em:

·        utilizar vassouras de cerdas leves;

·        investir em produtos específicos recomendados pelo fabricante;

·        não utilizar materiais solventes ou abrasivos, pois afetam o verniz das peças;

·        nunca exagerar na quantidade de água.

Quais são as madeiras mais indicadas?

Em se tratando de piso de madeira para área externa, algumas espécies tendem a ser mais resistentes a esses ambientes. Vamos a elas:

Cumarú

A madeira de cumarú é uma das opções mais resistentes, chegando a durar até 12 anos em contato direto com o solo e em meio às intempéries, sem sofrer a ação de fungos, cupins ou umidade.

Tatajuba

Madeira originária de uma árvore típica da Amazônia, a tatajuba é naturalmente resistente aos parasitas e à ação da umidade. De coloração versátil, que varia do dourado ao castanho-escuro, orna muitíssimo bem com diversos estilos de decoração. Sem falar que sua forma bruta traz a rusticidade perfeita para compor ambientes externos.

Pau-amarelo

Com coloração típica e brilho característico, as madeiras de pau-amarelo também são ótimas opções para uma decoração rústica. No entanto, são mais recomendadas para áreas secas, como aquele cantinho fechado da varanda gourmet. Isso porque, apesar da boa resistência aos fungos, elas podem não suportar tão bem a umidade do entorno de piscinas ou duchas, por exemplo.

Ipê

Genuinamente brasileiro, o ipê proporciona madeiras belíssimas para decorar as áreas externas da residência com doses exatas de requinte e aconchego. Pela variedade de nuances, torna-se um acabamento muito versátil. Quanto à resistência, não é vulnerável à ação de fungos e cupins, além de não apodrecer com facilidade.

Com essas opções, já deu para ter uma ideia sobre os pisos de madeira que mais combinam com seu estilo de decoração. Porém, qualquer que seja o tipo escolhido, reforçamos a necessidade de redobrar os cuidados com o tratamento do assoalho.

Caso você esteja receoso em optar pelo piso de madeira para área externa por conta das exigências de manutenção das peças, considere apostar nos pisos laminados que reproduzem a madeira. Com essa escolha, sem dúvidas, você também sairá ganhando em aconchego, requinte e beleza para os ambientes externos da sua casa!

E aí? Ficou inspirado? Então, entre em contato conosco e conheça as melhores opções de pisos para dar aquele up no décor!

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário