Gallery Wall: 4 dicas para utilizar essa tendência Gallery Wall: 4 dicas para utilizar essa tendência

Gallery Wall: 4 dicas para utilizar essa tendência!

4 minutos para ler

Você já pensou em criar uma gallery wall no seu projeto? Essa tendência, que começou a ganhar força há alguns anos, nada mais é que uma espécie de exposição de arte em casa. Em vez de colocar um ou dois quadros pela sala, por que não aproveitar uma parede para fazer uma composição criativa e cheia de personalidade? 

Você pode criar uma minigaleria na sua sala de estar, na parede em que fica o sofá, em um dormitório, no escritório e até mesmo na parede lateral da escadaria. Esse é o momento de colocar personalidade na decoração e dispor todos os seus quadros preferidos em um só espaço. 

Confira, abaixo, 4 dicas de como utilizar essa tendência em projetos: 

1. Escolha o tipo de alinhamento 

O tipo de alinhamento deve ser escolhido de forma que entre em sintonia com o restante do ambiente. Quanto mais clássica e neutra você desejar que a decoração seja, mais simétricos devem ficar os quadros, por exemplo. 

Busque referências de como você imagina o resultado e faça um desenho da disposição desejada das molduras. Se você pretende furar a parede para a fixação das peças, faça testes com fita adesiva para marcar os lugares corretos. Também é possível fazer moldes de papel para testar como ficará o posicionamento antes de colocar as artes em definitivo. 

Você pode deixar tudo alinhado, formando um grande quadrado ou retângulo simétrico. Nessa composição, você pode usar diferentes tamanhos de molduras, mas o importante é que o desenho total da parede fique reto. 

Já a galeria com desenho arredondado ou assimétrico dá mais liberdade para criar e propiciar uma decoração mais descolada e moderna. Ainda, é possível usar os quadros apoiados em prateleiras, balcões, ou na cabeceira da cama. 

2. Delimite a área de sua gallery wall 

Quanto da sua parede vai abrigar sua gallery wall? É importante delimitar esse espaço para não sobrecarregar o ambiente. Procure centralizar a distribuição dos quadros e, caso eles preencham boa parte da parede, lembre-se de deixar espaços nas laterais. 

Dê preferência para paredes claras, uma vez que os quadros já trarão bastante informação. Evite fazer sua galeria em locais com papel de parede, pois as estampas podem não combinar, deixando o cômodo exagerado. 

3. Pense nas combinações de molduras 

Ao pesquisar referências, você vai ver que são inúmeras as possibilidades de combinações para molduras. Nessa hora, lembre-se de que, quanto maior a variedade de espessura, cores e formatos, mais complexo será de encontrar uma harmonia para a sua composição. 

Hoje, já existem moldes retangulares, redondos, ovais e quadrados, além de outras peças, como letreiros e pratos de cerâmicas, que podem ser inseridos na formatação. 

4. Selecione imagens que conversem entre si 

A sua gallery wall deve ter uma linguagem própria, e todos os elementos nela inseridos devem conversar entre si, seja nos desenhos que seguem os mesmos traços, seja em cores que pertençam a uma mesma paleta

Seja criativo: fotografias, pinturas, escritos, desenhos, impressões gráficas, letreiros e até mesmo espelhos podem entrar no combo. Esse mix deve estar de acordo com o ambiente, seguindo a proposta de decoração do local. 

Para um estilo mais clean, aposte em molduras leves e claras, com imagens de fundo sutis e linhas finas. Já as opções variadas e coloridas, com desenhos mais vivos, passarão uma imagem mais energética e moderna.  

Se você gostou das nossas dicas sobre gallery wall e gostaria de acompanhar as novidades sobre decoração e outras dicas para os seus projetos, assine a nossa newsletter e receba tudo em primeira mão! 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário