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Instagram para arquitetos: entenda a importância e como utilizar

Você sabia que o Brasil é o segundo maior mercado do Instagram? A rede social conta com 45 milhões de contas brasileiras ativas e é uma das mais relevantes no país. Desenhar uma estratégia de Instagram para arquitetos, portanto, demonstra ser especialmente importante.

Graças a esse perfil, o profissional pode ganhar visibilidade e aumentar o engajamento do público por meio de fotos e vídeos. Também há a chance de fechar novas parcerias e de criar um portfólio dinâmico com os melhores projetos.

Para aproveitar ao máximo esse recurso, é essencial utilizar algumas estratégias. A seguir, veja 5 orientações de Instagram para arquitetos.

Tenha um perfil de empresa na rede social

Com o crescente número de negócios que migraram para a plataforma, o Instagram liberou a função de perfil empresarial. Ele é totalmente gratuito, mas traz recursos extras, como análise de estatísticas e criação de botões de chamada para a ação.

Mesmo que atue de forma autônoma, crie esse perfil. Você só precisa ter uma página no Facebook para vincular a conta e poder utilizar todas as funcionalidades.

Use um nome simples e atraente

Depois de cuidar dessa parte técnica do perfil, é importante pensar no nome. Fuja daqueles com muitos símbolos ou com palavras difíceis de escrever ou de lembrar. O melhor é apostar em algo simples e que possa ser pesquisado sem dificuldade.

Ao mesmo tempo, vale especificar a atividade logo de cara. Uma possibilidade é criar um nome como @seunomearquitetura ou @seunomearquiteto. Adicionar “arquitetura”, “arquiteto/a”, “decoração”, “interiores” e assim por diante é um jeito de mostrar o que as pessoas vão encontrar.

Crie uma personalidade única para o perfil

Para gerar engajamento, a estratégia de Instagram para arquitetos tem que ser atraente e ter o tom certo. Então, o seu perfil deve ter uma personalidade própria, como se fosse uma “brand persona”.

Cuide, por exemplo, para que as cores tenham a ver com o seu estilo e para que a linguagem seja adequada ao público. Defina meios de interação e de expressar a própria visão artística. Com a personalidade certa, as pessoas se sentirão mais próximas ao perfil e as chances de sucesso serão maiores.

Aproveite o poder das hashtags

As hashtags são indexadores de conteúdo, formadas pelo símbolo # é uma palavra, frase ou até emoji. Elas são muito pesquisadas na plataforma e, inclusive, melhoram a movimentação do perfil. Em média, postagens com ao menos uma hashtag têm até 12,6% mais engajamento.

No ramo de arquitetura, é possível usar opções como:

  • #arquitetura;
  • #architecture;
  • #arch;
  • #decor;
  • #decoração;
  • #decoraçãodeinteriores;
  • #casa;
  • #home;
  • #instahome;
  • #homedecor, entre outras.

Pesquise as mais movimentadas e inclua, de acordo com as fotos ou vídeos para atrair um número maior de pessoas.

Aprenda a utilizar todos os recursos

As hashtags formam apenas um dos vários recursos do Instagram. Para aproveitá-lo ao máximo em sua estratégia digital, é essencial explorar as outras possibilidades.

As legendas podem servir para que você dê explicações ou para pedir a interação das pessoas. Também é importante saber fotografar projetos e usar as ferramentas de edição, como filtros e elementos para melhorar o brilho e o contraste.

Se quiser ainda mais interação, invista em marcar a localização correta e em utilizar o Instagram Stories. Nesse recurso, são adicionados fotos e vídeos que são apagados após 24 horas e que atraem bastante interesse.

Usar o Instagram para arquitetos é uma ótima forma de aproveitar a popularidade dessa rede social. Com essas orientações, dá para aproximar o relacionamento com o público e gerar novas oportunidades.

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