Molduras nas paredes: conheça os boiseries e saiba como instalar

4 minutos para ler

Já ouviu falar em boiseries? Essa tendência em molduras nas paredes certamente é uma das que mais encontram destaque. Pelo nome, pode até ser que você não a reconheça. No entanto, é bem possível que já tenha visto algum ambiente muito bem decorado com elas.

Emoldurar as paredes com estilo e, claro, dar bastante charme estão entre as funções principais de uma moldura boiserie. Mais famoso pelos painéis de madeira adornados, hoje em dia, esse item decorativo pode ser feito em gesso ou mesmo em isopor.

Quer aprender a decorar um ambiente com as mais belas molduras nas paredes? Continue a leitura deste post!

Qual a origem dos boiseries?

O nome é francês, e foi mesmo na França, no século XVIII, onde surgiu a moldura boiserie. Naquela época, a nobreza não media esforços para exibir a pompa e a riqueza que pudesse. Todo tipo de exagero e os diferentes ornamentos eram muito bem-vindos como elementos decorativos.

Algumas dessas soluções arquitetônicas, com o passar do tempo, foram caindo em desuso. Só que a moldura boiserie se manteve e hoje pode ser usada como uma forma de remeter a essa estética mais clássica, ainda que possa ser aproveitada com um toque mais atual.

Nada melhor que belas molduras nas paredes para deixar sua casa com um ar de espaço nobre. Até porque, indo na contramão à herança cultural desse tipo de moldura, o elemento já não é tão caro. Dependendo de como é feito, pode ser bem leve e contemporâneo.

Como instalar e fazer boas composições com seu uso?

Uma dica valiosa para instalar a moldura boiserie e fazer ótimas composições é optar pela harmonia entre tons mais claros e mais escuros. Se você pintar a moldura e a parede de uma mesma cor, evitará que o resultado transmita um visual sobrecarregado.

As paredes em tons vibrantes podem fazer um ótimo contraste com móveis mais claros, como um sofá branco ou mesmo um tapete. E quem aprecia os ambientes minimalistas e com paredes claras pode contar com o encanto da boiserie na cor branca. É uma ótima maneira de destacar aqueles móveis que têm cores mais escuras.

Para dar impressão de que a moldura é um alto-relevo na sua parede (sensação de continuidade), basta dar mais atenção ao acabamento na hora de instalar a peça. Você pode preencher os cantos após a colagem da moldura com massa corrida e, em seguida, lixá-la. Então, ela estará pronta para ser pintada.

Onde usar a moldura boiserie?

As opções de uso das molduras nas paredes são inúmeras. Quem prefere o estilo clássico pode usar, como os nobres de antigamente, a moldura na cabeceira da sua cama. Caso a ideia seja trazer a boiserie para a modernidade, deixe os tons mais neutros de lado e aposte em uma parede colorida.

Você deixará a sua sala de estar muito mais charmosa se ela estiver decorada com molduras nas paredes — que, inclusive, podem ser usadas para emoldurar as composições de quadros.

Mesmo que o ambiente seja menor e que as paredes não sejam tão grandes, a moldura boiserie pode ser bem utilizada. É uma opção viável e charmosa para os pequenos espaços, como um home office.

As molduras nas paredes podem transformar o seu ambiente em um espaço mais belo e cheio de requinte, além de poderem ser harmonizadas com qualquer tipo de decoração.

Gostou do post? Então, curta a página da GrupoFort Decoração no Facebook e acompanhe outros conteúdos como este!

 

img_ebookpost_tendencias

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário