Papel de parede no banheiro: pode ou não pode?

3 minutos para ler

O papel de parede se tornou um queridinho da decoração nas últimas estações. Até algum tempo atrás, o uso da peça não era tão adotado no Brasil. Contudo, sua praticidade e versatilidade conquistaram o coração de quem adora ter uma casa decorada e seguindo as últimas tendências.

Já sabemos que as paredes estampadas na sala e nos quartos ficam lindas. Mas, e o papel de parede no banheiro? Um ambiente úmido como ele não pode receber um revestimento tão frágil, certo?

Errado! Graças à tecnologia, já existem diversas opções mais resistentes desse material que podem ser usadas em ambientes como lavabos e cozinha. Quer dar um toque especial na decoração do seu banheiro sem precisar de uma reforma grande? Continue a leitura e saiba mais sobre esse novo acabamento!

Estilo

A moda muda muito rápido e é claro que a decoração está incluída nisso. Reformar uma casa dá trabalho e pode custar caro; por isso, é natural nos acostumarmos a apostar em estilos mais clássicos e versáteis, que vão durar muito tempo. Isso inclui cores neutras nas paredes, móveis com design simples e cortinas que combinam com tudo.,

Contudo, é aí que está a grande vantagem do papel de parede: como seu material permite todo tipo de cor e estampa, é possível renovar a decoração num piscar de olhos! Se você pretende aplicar um papel de parede no banheiro, deixe a imaginação fluir e encontre aquele que vai completar a decoração deste cômodo de um jeito especial e com personalidade.

Existem revestimentos como esse que imitam texturas de pedras, como mármore, ou de madeira. Ou então você pode apostar na estampa do seu estilo preferido, como florais, desenhos gráficos ou arabescos.

Praticidade

Pintar uma parede ou instalar azulejos novos são alterações simples na decoração de um ambiente, mas o processo de reforma pode ser cansativo e exigir muito esforço. É aí que está a grande vantagem do papel de parede: sua aplicação é fácil e rápida, e não necessita de grandes mudanças na estrutura do cômodo.

Para instalá-lo, o primeiro passo é medir a parede que vai ser coberta. Após comprar o papel com a sua estampa preferida, basta limpar a parede e preparar a cola; ele é aplicado com a ajuda de uma escova e uma espátula, para evitar a formação de bolhas. É uma tarefa que exige atenção, mas é simples e rápida!

Cuidados

O material comum desse tipo de revestimento não é ideal para cômodos úmidos ou que entram em contato com gordura, como a cozinha. Afinal, ele é frágil e irá se danificar rapidamente com o vapor quente e outras substâncias. A notícia boa é que existem os materiais impermeáveis e de vinil, que são ideais para o papel de parede no banheiro!

O papel de parede vinílico é mais resistente e durável. Por isso, ele não irá desbotar ou ficar mais frágil com água e vapor quente, o que é algo comum nos banheiros. Além disso, ele pode ser limpado facilmente com um pano e detergente neutro, ao contrário do papel comum.

E então, gostou das dicas para aplicar um papel de parede no banheiro? Detalhes como esse podem mudar — e muito! — o clima de um ambiente. Quer ficar por dentro de outras dicas para deixar seu banheiro mais criativo e elegante? Veja 5 itens que podem transformar a decoração desse cômodo!

Posts relacionados

Deixe um comentário