Piso antiderrapante para rampa: quando usar e como escolher

4 minutos para ler

Cada ambiente pede um tipo de piso diferente. Os projetos que envolvam áreas não planas, como as rampas em sua estrutura, necessitam de ainda mais atenção quando o assunto é o piso.

A melhor solução é realmente apostar em revestimentos que confiram maior resistência para que os usuários não escorreguem ou derrapem. No entanto, quando realmente usar um piso antiderrapante para rampa e como escolhê-lo? Saiba algumas dicas a partir da leitura deste post!

Quando usar uma rampa?

A rampa é uma estrutura que facilita o acesso aos locais nas mais diversas situações. Mostra-se relevante para a subida de um automóvel e, mais ainda, para o deslocamento de cadeirantes na sociedade inclusiva que se pretende construir atualmente. Porém, ela deve ser usada de forma que atenda a alguns requisitos, a fim de que seja segura e funcione adequadamente.

Esses requisitos estão relacionados a determinados fatores, como a largura, a altura em relação à construção, seu uso e o nível de inclinação. Estando dentro das normas, as rampas precisam ser fáceis e seguras de utilizar, mesmo em dias de chuva ou em outras condições menos favoráveis. O que garante essa segurança é justamente o material usado para o piso.

O que levar em consideração na escolha do piso antiderrapante para rampa?

As pessoas com dificuldades de se locomover ou capacidade de movimentação reduzida (como os idosos, as crianças pequenas, os deficientes, entre outras) podem ser os mais prejudicados diante de pisos escorregadios. Por isso, é fundamental escolher um piso antiderrapante para rampa, ou seja, que forneça maior aderência aos pés, com superfícies mais ásperas, ou que proporcione melhor atrito.

Um revestimento mais rugoso e também resistente deve ser a preferência, não importa se a rampa é externa ou interna. Lembre-se de que, quando a rampa é usada com pressa, a situação facilita enormemente os acidentes. Por isso, o desnível deve ser protegido.

Se o piso for para revestir uma garagem, o cuidado deve ser redobrado. Isso porque também é preciso levar em consideração o peso dos carros para que não aconteçam danos (como afundamento).

Quais são os materiais que podem ser usados?

Podemos encontrar diferentes tipos de pisos que oferecem uma boa resistência, nos mais diversos materiais, formatos e tamanhos. É interessante priorizar as peças sem polimento e que tenham superfície natural.

Se você deseja qualidade e durabilidade, os pisos de cerâmica ou porcelanato costumam ser os mais procurados. Materiais que reproduzem grandes pedras caem muito bem em áreas mais rudimentares, como as rampas de garagens. O ladrilho hidráulico ou o concreto são boas opções.

Se houver necessidade de o piso ser impermeável, é interessante considerar alternativas definitivas, como o sistema de poliéster.

E as diferenças entre ambientes externos e internos?

As superfícies, sejam de pisos frios, sejam de pisos quentes, podem determinar o nível de conforto e também de segurança das pessoas que frequentam os espaços. Quando se trata de uma área externa, o primeiro ponto a observar é se o piso estará descoberto, em locais que possam ficar expostos à chuva e à umidade, por exemplo. Isso pode tornar o revestimento ocasionalmente mais escorregadio.

Algumas áreas, como calçadas, deck de piscina, caminhos e garagens descobertas, precisam de um piso com maior resistência. Com essas dicas, fica mais fácil saber quando usar e como escolher o melhor piso antiderrapante para rampa.

Agora, você já tem elementos para entender quando usar e como escolher, então, entre em contato com o GrupoFort Decoração para conhecer as nossas soluções em pisos.

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário