Piso emborrachado: onde colocar, como instalar e mais Piso emborrachado: onde colocar, como instalar e mais

Piso emborrachado: onde colocar, como instalar e mais!

9 minutos para ler

Há elementos que ditam totalmente a atmosfera do ambiente. Um deles é o piso, inegavelmente. Para revestir essa superfície, há inúmeras opções no mercado que, por vezes, podem nos confundir na hora de fazer a escolha certa.

Você já ouviu ou considerou o piso emborrachado para sua residência?

Se pensarmos na praticidade e durabilidade de uma superfície, o piso emborrachado é certamente a sua melhor escolha. Por isso, selecionamos aqui algumas dicas sobre esse tipo de revestimento, assim como suas vantagens, atributos e formas de instalação.

Continue a leitura e entenda como usar piso emborrachado!

Entenda as vantagens do piso emborrachado para residências

Esse tipo de piso pode ser vendido no formato de placas ou mantas, e é muito utilizado em ambientes que recebem muitas pessoas, por ser resistente e durável.

Começaremos falando a respeito das características e principais vantagens desse tipo de piso. Afinal, é assim que você poderá compreender se ele atende bem às suas necessidades.

Leia mais sobre as vantagens do piso emborrachado para compreender se essa é mesmo a sua melhor escolha.

É um tipo de piso resistente e durável

O piso emborrachado tem muito destaque por sua resistência e durabilidade. Sendo assim, é a escolha perfeita para ambientes com ampla circulação de pessoas, como cinemas, academias e estabelecimentos comerciais. Também para cômodos onde se faz uso de água, como a cozinha, visto que é impermeável e, assim, evita quedas e escorregões.

Entretanto, para que possa ser bem aproveitado, é importante que a instalação seja realizada por bons profissionais, caso contrário pode descolar.

É ideal para quem tem animais de estimação

Em residências, por exemplo, o piso emborrachado funciona muito bem para quem tem animais de estimação.

Isso porque sua manutenção é simples, e a superfície do material emborrachado absorve o ruído das patas dos animais enquanto eles correm, pulam ou brincam no local.

Sua limpeza é muito prática

Outra das principais vantagens do piso emborrachado para residências e outros locais é a limpeza, que de fato, é bastante prática, já que ele pode ser varrido de maneira fácil e frequentemente.

Caso haja sujeiras mais densas, basta uma solução de água e detergente ou desinfetante, que pode ser aplicada com o auxílio de um pano macio.

O piso emborrachado amortece impactos   

Os pisos emborrachados podem ter a característica de amortecedores de impacto, sendo uma superfície confortável em caso de quedas. Uma boa opção para áreas de lazer, espaços de prática esportiva e ambientes infantis (como os quartos, área de brincar ou creches), evitando machucados e lesões mais graves.

É muito importante manter seu piso emborrachado sempre limpo. O acúmulo de poeira vai penetrando nos poros da borracha e isso faz com que ela endureça com o tempo, reduzindo sua capacidade de absorção de impacto.

É ecologicamente correto         

O piso de borracha pode ser confeccionado de diversas formas diferentes. O EVA é comumente utilizado para a produção de tatames, mas não possui boa resistência com relação às variações climáticas. Nesse caso o piso de borracha de pneu é mais indicado, além de ser uma alternativa viável para quem se preocupa com o meio ambiente.

O piso emborrachado confeccionado com pneu reciclado tem maior durabilidade em áreas abertas e locais com grande fluxo de pessoas, como academias.

Vale lembrar que a resina também é muito importante pois, se for de baixa qualidade, pode comprometer a resistência e a capacidade de absorver impactos.

Ótimo custo x benefício

Uma grande vantagem do piso emborrachado é o excelente custo x benefício, e isso conta bastante. Além de não exigir muita técnica na hora de instalar, o preço das placas é muito mais baixo do que o de outros materiais, além de não agredir o meio ambiente.

No caso do piso de pneu reciclado, essa característica se faz ainda mais presente. Além disso, é um material fácil de limpar e que exige poucos cuidados de manutenção, podendo durar muitos anos sem se danificar.

Conheça os tipos de piso emborrachado

Emborrachados apresentam diferenças entre si. Por isso, antes de optar pelo piso de borracha, vale muito a pena conhecer as variações existentes no mercado, de modo que você invista naquele que é mais interessante para o ambiente em que deseja colocá-lo. Descubra os principais a seguir.

Pastilhado ou moeda

É o tipo mais comum de piso de borracha, encontrado principalmente em locais públicos, como shoppings, estações de trem e escolas, devido à sua superfície antiderrapante.

Os quadrados ou moedas podem ser grandes ou pequenos, a depender da cobertura. Em locais com grande fluxo de pessoas, como em estações de trem, as peças costumam ser maiores.

Liso

Bastante versátil, o emborrachado liso é encontrado em academias, comércio e áreas residenciais. Não exibe a mesma aderência dos pastilhados, por isso, é importante ter cuidado na escolha do ambiente onde será aplicado, havendo preferência para locais sem a circulação de crianças ou que não recebam água.

Grão de arroz e ripado

Esses modelos de piso são utilizados principalmente pela sua ação antiderrapante. Assim, costumam ser encontrados em áreas externas de escolas, escadas, rampas, supermercados e demais locais.

O grão de arroz possui relevo em formato que lembra grãos de arroz, aumentando a aderência, enquanto o ripado, um pouco menos comum, apresenta frisos horizontais.

Piso teclado

Assim como os demais, esse modelo tem grande aplicação na pavimentação de centros comerciais, plataformas rodoviárias, academias e outros.

Seu relevo lembra as teclas de computador e exibe grande capacidade de resistência ao calor, abrasão e isolamento acústico.

Emborrachado antichama

Esse tipo de piso emborrachado é confeccionado em material capaz de suportar o fogo de incêndios e o contato com substâncias químicas.

Geralmente é feito sob encomenda para locais como trens subterrâneos, elevadores de carga e indústrias, onde o risco de acidentes é grande.

Além disso, são antiderrapantes e absorvem bem os impactos, tornando o caminhar de quem transita por ele mais confortável.

Saiba mais sobre a aplicação do piso emborrachado  

Caso você ainda não saiba como o piso emborrachado é aplicado, observe as instruções no passo a passo a seguir.

Atente para a medição   

Depois de ter decidido a cor e o tipo de piso, é preciso medir o ambiente. O piso de borracha pode ser vendido em mantas ou em placas, por isso, é importante fazer a medição exata, para não faltar material na hora da aplicação.

Limpe bem a superfície de aplicação

A superfície onde o piso será aplicado deve estar limpa e livre de qualquer resquício de sujeira ou detritos. Se necessário, faça uso de espátulas e escovas para tornar esse procedimento mais prático e eficaz.

Aplique a camada de adesivo   

Depois de limpa, a superfície recebe uma camada uniforme de adesivo. Atente para a proteção de paredes e outras instalações, para que elas não fiquem respingadas pelo produto.

Lembre-se de seguir adequadamente às instruções da embalagem do adesivo escolhido.

Finalmente, realize a aplicação

As placas do piso emborrachado também devem receber uma camada de adesivo, na parte de trás, na hora de sua aplicação. O segredo é deixar que o adesivo seque levemente antes de fazer o seu posicionamento no local especificado.

A camada de adesivo do contrapiso também deve estar levemente seca. Caso surjam bolhas de ar durante o procedimento, utilize um martelo de borracha, para não danificar o revestimento.

Descubra como fazer a manutenção

Excesso de exposição aos raios solares, calor ou frio, assim como muita umidade e chuvas recorrentes são fatores que contribuem para a redução da durabilidade dos emborrachados.

Além desses fatores, o tempo faz com que a borracha endureça e se contraia, podendo rachar, descolar ou apresentar frestas capazes de causar acidentes, como tropeços e arranhões.

Por isso, além de manter seu piso emborrachado limpo, é importante realizar a manutenção das placas à medida que forem se deteriorando. Isso pode ser feito reposicionando-as, ou então, substituindo aquelas que apresentarem defeitos evidentes. Essa medida evita que você precise refazer o piso todo de uma vez no futuro.

Para limpar, o ideal é usar produtos específicos para esse tipo de piso. Se isso não for possível, um pouco de água com sabão neutro será o suficiente para higienizar ambientes internos. Na cozinha, aposte em um detergente desengordurante.

Evite desinfetantes e produtos muito abrasivos, mesmo com as placas mais resistentes, pois eles podem alterar a composição da borracha. Cada material demanda um conjunto de cuidados específicos. Por isso, se informe com o fabricante antes da compra.

Aprenda em que ambientes da sua residência utilizar o piso emborrachado

Já que o assunto é piso emborrachado para residências, é bom saber quais seriam os ambientes mais indicados para recebê-lo.

Como já mencionado, o piso de borracha pode ser uma excelente escolha para os cômodos, especialmente dos bebês e daquelas crianças menores que tendem a se locomover muito pelo chão. Sendo assim, trata-se de uma opção macia e de bom amortecimento para os pequenos.

A cozinha é outro lugar interessante para o qual considerar o aproveitamento do piso emborrachado. Muitos objetos podem ser derrubados no local, principalmente líquidos e alimentos. Esse tipo de piso facilita incrivelmente a vida no caso de acontecerem esses pequenos acidentes, uma vez que sua limpeza é bastante simples.

Quem convive com pessoas com dificuldade de locomoção ou pouca mobilidade, como no caso dos idosos, deve também considerar a aplicação do piso emborrachado em áreas como o banheiro.

Isso porque o piso molhado pode provocar quedas com maior frequência, e o produto emborrachado será ótimo para promover uma melhor movimentação da pessoa e sua saída do box.

O piso emborrachado para residências é resistente e durável, tem limpeza facilitada, amortece impactos e é ecologicamente correto, além de oferecer um excelente custo x benefício.

Fique atento aos cuidados com a instalação, assim como a espessura e resistência da borracha. Cada ambiente apresenta um tipo de piso mais adequado. Não se esqueça ainda de mantê-lo limpo e realizar a manutenção sempre que necessário.

Agora que você já sabe tudo sobre como usar piso emborrachado, ponha mãos à obra!

Ficou interessado? Assine a nossa newsletter e fique sempre atualizado.

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient

 

 

Posts relacionados

Deixe uma resposta

Open chat
Powered by