Piso para quarto infantil: saiba escolher o melhor para suas crianças

7 minutos para ler

Para quem está construindo ou reformando, as preocupações são praticamente as mesmas: investir em materiais de qualidade, avaliar o melhor custo-benefício e escolher aquilo que mais combina com você e com a casa dos seus sonhos. Mas quando o assunto é o quarto das crianças, a principal preocupação passa a ser outra: a segurança.

Sabemos que uma queda pode ser muito perigosa, sobretudo para os pequenos, mas se tem uma coisa que criança adora é brincar no chão. Por isso, todo cuidado é pouco na hora de escolher o piso para quarto infantil!

Esse tipo de piso precisa ser confortável, fácil de limpar, antialérgico e, claro, muito seguro. É preciso tomar cuidado com os modelos irregulares, frios ou escorregadios. Nesse contexto, as opções em vinílico ou laminado são as mais indicadas no mercado.

Sendo assim, separamos nesse post algumas opções de piso para quarto infantil. Confira e veja qual é a melhor opção para os seus filhos!

Piso vinílico

Por ser fabricado em PVC com minerais, esse tipo de piso apresenta excelente conforto térmico, mantendo o local com temperaturas agradáveis. Maleáveis, fáceis de instalar e de limpar, os vinílicos também são bastante resistentes à água, abrasões e manchas, além de não deformarem, nem empenarem.

A instalação desse piso pode ser feita até mesmo por cima do piso existente, o que, além de ser prático e rápido, evita o tumulto de obra dentro de casa, o que é extremamente desagradável quando se tem filhos pequenos.

Outra grande vantagem é que oferecem conforto acústico e são hipoalergênicos. Na hora da escolher o piso para quarto infantil, é importante verificar ainda se o modelo é antiderrapante.

De fácil manutenção, exigem para limpeza apenas um rodo com pano levemente umedecido em uma solução de água e detergente, ou uma vassoura de pelo.

Como benefício extra vale registrar que o piso vinílico está disponível no mercado em ampla variedade de cores e padronagens, o que permite a criação de um ambiente bem alegre e colorido para o quarto das crianças. Essa diversidade garante maior liberdade de escolha na hora de decorar o quarto infantil, já que será possível optar por um tema ou estilo e mergulhar na proposta, por meio de um projeto e lúdico e personalizado.

Piso laminado

Assim como os vinílicos, os pisos laminados também garantem conforto térmico e praticidade de limpeza, fator fundamental ao lidar com crianças. Além disso, existem laminados com uma aparência similar aos pisos de madeira, mas com a larga vantagem de serem bem mais baratos.

Eles possuem acabamento antibacteriano, o que evita a deterioração e conserva o piso como novo por muito mais tempo. Em relação ao vinílico, o piso laminado oferece melhor custo-benefício.

A instalação é simples e rápida, e pode ser feita por meio de encaixes, ou por meio de um adesivo de contato que é colado diretamente no contrapiso.

Sua única desvantagem está na questão referente à acústica, pois é um tipo de piso que faz um certo barulho quando as pessoas se deslocam sobre a sua superfície. Essa questão deve ser considerada, já que para o quarto infantil não é interessante o uso de um piso que pode atrapalhar o sono do bebê.

Madeira maciça

piso de madeira maciça é mais uma alternativa de piso para quarto infantil. Sinônimo de aconchego, os assoalhos de madeira em tacos ou tábuas corridas são clássicos, garantem excelente conforto térmico.

Normalmente, as decorações de quarto com piso de madeira irradiam a sensação de bem-estar, conforto e sofisticação.

A limpeza é simples, e também pode se usar uma vassoura de pelo, para não arranhar o chão, e eventualmente, panos umedecidos em produtos específicos para esse tipo de material.

Já a manutenção dos pisos de madeira não é tão prática, pois quando estão muito danificados, para serem recuperados será necessário lixá-los e fazer uma série de procedimentos que além de liberarem muita poeira, ainda possuem um cheiro forte que pode incomodar bastante os moradores da casa.

É importante esclarecer que a madeira é bastante frágil contra riscos, além de apresentar um custo elevado em comparação com as demais opções.

A questão da fragilidade da madeira em relação aos riscos deve ser analisada de forma realística, pois, embora muito bonitos, os pisos de madeira não serão práticos e não combinarão com as brincadeiras e peripécias de uma criança em desenvolvimento, de modo que esse aspecto pode comprometer o alto investimento feito em um piso como esse.

Revestimento em EVA

Uma grande tendência na decoração infantil, essa opção é como ter um pedacinho do playground dentro do quarto, já que os EVAs são leves, macios e muito coloridos! Os tatames do EVA (etil vinil acetato) se assemelham à borracha e, por isso, são extremamente maleáveis.

Esse tipo de piso é totalmente antiderrapante, absorve bem não apenas o impacto como os sons do ambiente, propiciando conforto acústico; além de ser atóxico e um excelente isolante térmico, o que propicia uma temperatura amena e constante.

A manutenção do piso em EVA é bem simples, bastando um pano úmido com água e sabão.

No entanto, o EVA é bastante frágil: ele se assemelha a um tapete, não sendo recomendado para revestir o cômodo por inteiro.

Mesmo assim o revestimento em EVA é uma excelente opção para sobrepor às áreas de piso frio, por exemplo, garantindo o conforto dos pequenos na hora de brincar e possibilitando a criação de uma decoração única com a utilização das inúmeras opções de pisos em EVA.

Cerâmicas e porcelanatos

Clássicos, duráveis e de fácil manutenção, os acabamentos em cerâmicas e porcelanatos também estão em alta no mercado. Mas, é importante frisar algumas características desse tipo de piso, como o fato de serem mais frios, e também a questão de serem bastante duros, o que não é interessante em caso de quedas.

Por outro lado, os pisos desses materiais que imitam madeira, transmitem uma sensação de aconchego e aquecem visualmente o ambiente por causa da tonalidade da madeira, podendo ser uma opção para quem não quer abrir mão da praticidade que oferecem.

Porém, escolher esse tipo de piso, significar ter que pensar no cuidado com as crianças, e por isso, reforçamos a dica de sobrepor os tapetes de EVA às cerâmicas e porcelanatos, proporcionando mais comodidade aos pequenos.

Se você deseja apostar em um dormitório mais clean, basta escolher entre os revestimentos mais neutros, deixando as cores para as cortinas e tapetes. Isso facilitará também a redecoração de tempos em tempos, conforme a criança for crescendo.

Do contrário, se o quarto for neutro, aposte em um piso colorido para alegrar o ambiente e deixá-lo mais divertido. Vale lembrar que cortinas e tapetes também devem ser antialérgicos.

Apostando nessas dicas, vai ser fácil acertar no piso para quarto infantil. Outra sugestão para reforçar a segurança dos pequenos é investir em cercadinhos, almofadas e delimitadores, que marcam o espaço das brincadeiras e protegem seus filhos das tomadas ou quinas perigosas. Afinal, por eles vale todo o cuidado, dedicação e carinho!

E aí, se inspirou para escolher piso para quarto infantil? Quais são suas ideias para esse tipo de projeto? Para continuar por dentro de nossas novidades assine nossa newsletter!

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

2 thoughts on “Piso para quarto infantil: saiba escolher o melhor para suas crianças

  1. Os pisos cerâmicos ou de porcelanato, como diz a própria designação da classificação desses produtos, é um piso frio.
    Além disso, quando falamos em segurança, a rigidez desse tipo de revestimento de piso frio é mais prejudicial nos casos de queda e também em situações de piso úmido tornam-se escorregadios.
    Então, para escolha de um revestimento em piso de quarto de bebê é preciso sempre priorizar qualidades como conforto, segurança e saúde.
    Parabéns pelo artigo.

    1. Muito obrigado Fábio pelo seu comentário, com certeza os pisos mais indicados são os de Madeira, Vinílico e Laminado, não apenas pelo conforto, mas como você comentou pela segurança também

      Abraço

Deixe um comentário