Quarto montessoriano para crianças: aprenda a como fazer

Quarto montessoriano para crianças: aprenda como fazer

Geralmente, quando pesquisamos sobre decoração de casas na internet, quase tudo que encontramos é pensado pela perspectiva do adulto. Até mesmo para os quartos das crianças, as cores, a altura dos móveis e outros elementos estão de acordo, muitas vezes, com os gostos e necessidades dos pais.

A ideia do quarto montessoriano é justamente mudar esse padrão, reconhecendo a necessidade e a importância das crianças no ambiente. Esse modo de decorar o quarto infantil permite que a criança desenvolva, de forma independente, a sua autonomia e habilidades cognitivas.

Continue a leitura do nosso texto e conheça os benefícios desse tipo de decoração e como você pode aplicar em sua casa!

O que é o quarto montessoriano?

A inquietação da educadora italiana Maria Montessori, no início do século XX, deu origem ao que conhecemos, hoje, como quarto montessoriano. Ela se perguntava sobre a razão de os quartos dos bebês serem sempre adaptados, não para eles, mas, para os adultos da casa.

Então, ela pesquisou sobre o desenvolvimento infantil e percebeu que era preciso mudar a configuração tradicional do quarto das crianças. O objetivo era que elas se sentissem, de fato integradas àquele espaço.

Assim, surgiu o quarto montessoriano, uma maneira dispor os móveis e itens decorativos do quarto infantil ao alcance da criança

Quais são seus principais benefícios?

Uma das vantagens do quarto montessoriano é a possibilidade de incentivar a criança a ser mais autônoma. Isso, porque, com tudo proporcional à sua altura e comodidade, ela se sente confortável para descobrir o espaço ao seu redor.

Os pequenos podem deitar e se levantar quando quiserem, buscar os brinquedos que acharem mais interessantes e explorar os seus limites com segurança. Esse comportamento livre, mantém a criança sempre entretida e faz com que ela consiga se autoeducar.

Como montar o quarto montessoriano?

Para que o quarto montessoriano seja verdadeiramente eficiente para a criança, a disposição dos elementos decorativos precisa seguir a lógica infantil.

Para isso, é preciso eliminar a possibilidades de a criança se machucar e buscar deixar os móveis na altura dela, com brinquedos, livros e outros objetos ao alcance. A seguir, você acompanha alguns detalhes deste tipo de quarto. 

Disponha móveis na altura da criança

A cama, ou o berço, na altura do adulto não vão fazer parte da decoração do quarto montessoriano. O ideal é montar uma cama que permita que o colchão fique na linha do chão. Dessa forma, a criança vai ter mais liberdade para deitar e se levantar quando quiser.

Além da cama, o armário também deve ser baixo. Nele, podem ser guardadas roupas e objetos lúdicos para a criança pegar sempre que quiser.

Inclua um espelho acessível

A autoidentificação deve ser incentivada para a criança começar a conhecer seu próprio corpo e suas características. Neste sentido, o espelho tem função primordial. Por conta disso, no quarto montessoriano, ele deve estar posicionado na altura da criança — de forma segura, é claro.

Aposte em uma decoração simples

Dê preferência a uma decoração minimalista. Poucos brinquedos, livros e objetos ajudam a criança a desenvolver a concentração e explorar melhor cada elemento.

Como vimos, a principal ideia do quarto montessoriano é que a criança tenha liberdade para explorar o seu próprio ambiente de forma independente, o que vai ajudá-la a desenvolver melhor a sua autonomia. Mas, para que isso seja possível, é fundamental pensar na segurança dos pequenos.

O piso de um quarto montessoriano, por exemplo, deve obedecer certas regras para que a criança não caia e se machuque. Quer saber mais sobre isso? Então veja agora como escolher o melhor piso para as suas crianças

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

Comments (1)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This