Reforma de ambientes: 5 fatores que podem atrasar sua obra!

4 minutos para ler

Depois de muito esforço, finalmente, sobrou tempo e dinheiro para realizar aquela tão sonhada reforma na casa. No entanto, você não quer colocar tudo a perder por conta de problemas na obra, certo? Por isso, antes de começar a reforma de ambientes, a primeira coisa a fazer é planejar minuciosamente cada etapa do serviço.

Isso evita uma série de imprevistos que causam estresse, dor de cabeça e prejuízo financeiro. Para que você entenda como se preparar melhor para a reforma, elaboramos este post com os 5 fatores que podem atrasar sua obra. Fique ligado e previna-se do risco!

1. Ausência de planejamento

Não há outro jeito: antes de começar a quebradeira, é preciso sentar e dedicar-se para planejar cada etapa da obra com base no orçamento total disponível. Esse é o caminho mais seguro para garantir que tudo correrá bem no decorrer dos serviços e que não haverá saldo no vermelho.

Portanto, não pense que está perdendo tempo no planejamento. Pode até ser que você precise gastar algumas horas extras se dedicando para colocar tudo no papel, mas pode apostar: vale a pena. Definir o projeto, pesquisar preços, escolher a dedo os fornecedores etc. Tudo isso pode ser trabalhoso no início, mas, no final das contas, é o que garante o sucesso da obra.

2. Excesso de lixo e entulho

Ok, concordamos que, quando o assunto é reforma de ambientes, é impossível manter a casa limpa e livre de entulhos a maior parte do tempo. No entanto, isso não quer dizer que você pode acumular a sujeira em todos os cantos. O mais recomendável é definir um cronograma de limpeza e um local adequado para depositar o entulho após cada dia de serviço.

Isso vai evitar aqueles montinhos de poeira ou sobra de materiais espalhados em cada área trabalhada. No fim de tudo, o resultado é compensador, pois facilitará (e muito) a famosa limpeza pós-obra. Aí, você estará com tudo pronto bem antes do que imagina para curtir o novo lar!

3. Problemas elétricos ou hidráulicos

Depois da etapa estrutural do projeto, as instalações elétricas e hidráulicas tendem a ser as partes mais trabalhosas da obra, pois envolvem circuitos minuciosos e que demandam total segurança na instalação.

Portanto, o melhor jeito de evitar problemas ou imprevistos nessa etapa é escolhendo materiais de alto padrão e mão de obra especializada para realizar o serviço de forma segura e sustentável. Assim, você se livra do temido risco de sofrer com custos elevados de energia ou futuras infiltrações na residência, por exemplo.

4. Profissionais desorganizados

Eis um segredinho para o sucesso de qualquer reforma de ambientes: contar com profissionais organizados e caprichosos. Pois é! Não basta que o profissional seja apenas capacitado, como muita gente pensa. É essencial que ele seja também zeloso com cada tarefa.

Afinal, se, além do conhecimento técnico necessário para o serviço, ele for cuidadoso no decorrer da obra, com certeza o resultado será mais vistoso. E isso vale especialmente para a fase dos acabamentos, já que essa etapa envolve uma série de detalhes ligados à estética do projeto: assentamento de pisos, pintura de paredes, instalação de mobiliário etc. Portanto, fique de olho!

5. Falta de fornecedores de confiança

Agora que você já escolheu um time de peso para o seu projeto — engenheiros, arquitetos e pedreiros competentes e caprichosos — só falta um detalhe: fornecedores especializados. Afinal, de nada adianta contar com ótimos profissionais se os produtos que você comprar forem de origem duvidosa, certo?

Por isso, é fundamental escolher estabelecimentos de confiança e reconhecidos no ramo para adquirir os materiais da obra, desde a fase estrutural até os acabamentos. Combinando todos esses aspectos, não há dúvida de que a sua reforma de ambientes será um sucesso. E o melhor: sem dor de cabeça e sem saldo no vermelho!

Gostou do post? Então, acompanhe nosso Facebook para ficar por dentro dos melhores conteúdos sobre reforma e construção!

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Um comentário em “Reforma de ambientes: 5 fatores que podem atrasar sua obra!

Deixe um comentário