Saiba como otimizar os orçamentos dos seus projetos de arquitetura

4 minutos para ler

O orçamento de um projeto de arquitetura é um dos maiores responsáveis pela tomada de decisão de um cliente. O valor apresentado pelo profissional torna uma proposta mais atraente ou faz com que quem contrata repense a realização.

Ao mesmo tempo, todo mundo deseja ter um resultado de alta qualidade. Para otimizar os planejamentos, é preciso pensar em formas que não aumentem demais os preços e que não comprometam os lucros.

Para que não restem dúvidas sobre isso, veja algumas dicas para otimizar o orçamento de um projeto de arquitetura.

Consolide o custo-benefício dos elementos

Para melhorar a gestão de custos e criar um orçamento atrativo, é comum fazer algumas substituições. Talvez a demolição da parede possa ser substituída por uma alteração no layout ou um piso de madeira pode ser trocado por um semelhante, mas que seja mais em conta.

Antes de fazer as mudanças, entretanto, convém lembrar que o preço não é o único fator importante. Há algumas questões, como a funcionalidade, o conforto e a manutenção. Portanto, o ideal é avaliar o custo-benefício.

Veja como se dá essa relação entre soluções distintas e selecione aquela que trouxer o melhor desempenho. Mesmo que isso não signifique uma escolha muito barata, é um jeito de reforçar o planejamento e de torná-lo atraente.

Faça uma seleção consciente dos materiais

Outra decisão importante para o orçamento de um projeto de arquitetura é em relação aos materiais. Dependendo da qualidade, do rendimento e de outras características, uma escolha é mais em conta que a outra.

Novamente, é fundamental não decidir apenas pelo preço. Um revestimento barato pode até parecer a saída adequada, mas ele não oferecerá o resultado esperado. Como consequência, será preciso refazer etapas e gastar mais dinheiro — que é o que se tenta evitar.

Para não errar, veja qual material traz as melhores características de preço, sem que seja necessário abrir mão de determinadas questões, como qualidade, eficiência e sustentabilidade.

Trabalhe em parceria com fornecedores

Se você tiver acesso a condições diferenciadas de fornecimento, conseguirá descontos sem ter que abrir mão dos bons efeitos. Como consequência, o orçamento de um projeto de arquitetura ficará reforçado e será muito mais fácil convencer o cliente a dizer “sim” para o seu trabalho.

A melhor maneira de consolidar esse resultado é ao firmar parcerias com os fornecedores certos. Encontre uma empresa de confiança, com soluções diversificadas e que atendam às suas principais ideias. Com a parceria, será possível consolidar descontos e condições diferenciadas que ajudam o orçamento.

Crie um plano para conter os desperdícios

A escolha dos materiais e processos é determinante para os custos do projeto arquitetônico. Com o planejamento adequado, dá para consolidar os efeitos desejados e manter-se dentro dos gastos. Contudo, não dá para ignorar o impacto dos desperdícios na obra.

Ao executar um projeto, é comum que alguns materiais sejam perdidos. Sem o controle adequado, entretanto, trata-se de algo que gera um peso excessivo no orçamento. Para torná-lo melhor, o ideal é ter um plano de desperdícios. Antecipe-se sobre o que deve acontecer com os materiais restantes, sobre a logística e outras questões que afetam o desempenho. Desse jeito, é viável economizar sem que a qualidade seja comprometida.

Ao executar essas ações, o orçamento de um projeto de arquitetura será otimizado, sem comprometer os efeitos. Assim, há como equilibrar lucros e resultados positivos, de modo a tornar seu trabalho mais atraente.

Deseja ter outras orientações para alcançar o sucesso? Assine nossa newsletter e fique sempre por dentro!

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário