Saiba como utilizar quadros decorativos de maneira impecável

4 minutos para ler

 As paredes desempenham um papel muito importante na aparência do cômodo. Se elas forem decoradas do jeito certo, conseguem arrematar o visual e transmitem diversas sensações. Para explorar todo o potencial dessas superfícies, os quadros decorativos estão em alta.

Essas peças são baratas e mais fáceis de usar do que as tintas. Além disso, complementam o papel de parede, podem ser mudadas a qualquer momento e imprimem muita personalidade. Versáteis, deixam o aspecto bem interessante.

Mas como fazer para usá-los nos seus ambientes? A seguir, veja orientações para incorporar os quadros na sua decoração!

Escolha o local ideal

Tudo deve começar com a decisão de onde os quadros serão posicionados. Definir isso, logo de cara, ajuda a decidir quantos são necessários e como eles ficarão dispostos. Na hora de comprar, é mais fácil acertar.

Veja, por exemplo, qual é o tamanho disponível e se você pretende usar um quadro maior ou vários pequenos. Pense, ainda, no cômodo. Os do banheiro precisam ser resistentes à umidade, enquanto os da sala de estar têm que ser posicionados longe da incidência solar direta.

Acerte nos modelos de quadros decorativos

Depois de fazer as primeiras definições, é hora de escolher os modelos. Não faltam opções, como os com paisagens, arte abstrata, ilustrações, frases motivacionais, fotografias e assim por diante. Tudo depende do seu estilo e da proposta de decoração do ambiente.

Na cozinha, vale recorrer a quadros com a temática do cômodo. Os que tratam de café ou sobremesas, por exemplo, são ótimas escolhas. No quarto, você pode apresentar a sua personalidade e os principais interesses.

Considere, também, o estilo de decoração. Uma sala moderna pede quadros decorativos com essa proposta, assim como a vintage ou a rústica. Colocar um quadro multicolorido em um ambiente minimalista pode não ser a melhor ideia. Observe, ainda, se as cores conversam em uma paleta harmônica.

Fique de olho nas molduras

Além de prestar atenção nas “estampas” dos quadros decorativos, pense nas molduras. Elas trazem cores e estilos que devem estar de acordo com a proposta de cada cômodo.

Uma opção com pátina e tom pastel funciona em ambientes com ar retrô ou romântico. Já os de moldura metálica são ótimas escolhas para espaços modernos. Os de madeira são clássicos e se adaptam bem em quase todo local — apenas fique atento às cores.

Mantenha a consistência

Diversas peças são bonitas individualmente, mas não funcionarem juntas. Quando isso acontece, normalmente é porque há uma falta de consistência na apresentação. Para não correr esse risco, prefira escolher modelos semelhantes.

É o caso de selecionar quadros com fotos em preto em branco ou com uma moldura clara. Seguir um estilo parecido cria um ponto em comum com cada escolha, o que ajuda a elaborar um arranjo muito mais agradável.

Faça um teste com a composição

Depois de adotar esses passos, torna-se possível escolher as opções ideais para cada espaço da casa. Agora, é o momento de utilizá-los e isso exige bastante planejamento. Para não se arrepender mais tarde, o melhor é criar uma composição e fazer testes.

Você pode recortar revistas no tamanho e formato de cada quadro e colar na parede para ver qual é a disposição adequada. Após chegar ao resultado ideal, é só realizar os furos ou colar os objetos. No final, isso é importante para que o efeito seja muito mais interessante.

Os quadros decorativos são práticos e repletos de alternativas. Ao usar essas dicas, você poderá usá-los de forma impecável e terá o melhor resultado em seus ambientes.

Não faltam novidades para deixar a sua casa mais bonita. Curta a nossa página no Facebook e esteja sempre por dentro!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário