Saiba o que fazer para fidelizar clientes de arquitetura!

Investir em ações que favoreçam a retenção dos clientes é tão importante quanto levar adiante as estratégias de captação de consumidores em potencial. Também é válido salientar que fidelizar clientes requer um investimento menor e com grandes vantagens de retorno, como o aumento das compras por parte de quem já conhece seu trabalho e o reforço da imagem da empresa perante o mercado.

Com isso em mente, você, certamente, já entendeu a importância de levar a sério a ideia de fidelizar clientes. Mas o que é preciso fazer para que isso, de fato, aconteça? É exatamente o que explicaremos neste post! Fique por dentro de nossas dicas.

Invista em um bom atendimento

O atendimento não é mais um diferencial competitivo entre as empresas. A excelência no suporte deve ser um pré-requisito para a melhor relação com quem comprará com você. Para que os clientes se sintam “em casa”, é fundamental qualificar todos os colaboradores envolvidos no projeto, desde a etapa de atendimento.

Ele deve ser alinhado com a cultura do escritório, transmitindo credibilidade e coesão entre todos na equipe. Se possível, esse serviço deve ser personalizado, esclarecendo as dúvidas e fornecendo acompanhamento durante todo o projeto.

Dedique-se tanto às iniciativas de pré-venda quanto ao pós-venda

Os cuidados para que uma venda se encaminhe e seja concretizada são de grande importância para o crescimento de toda empresa. O que muitas esquecem é que, após a venda ser consolidada, o cliente não deveria ser esquecido. É conveniente se dedicar também ao pós-venda, especialmente se você busca a fidelização.

É no pós-venda que a empresa procura saber o que o cliente achou do trabalho realizado. Quando o escritório se coloca à disposição, caso exista a necessidade de assistência técnica, você pode enviar um e-mail para coletar eventuais críticas do serviço e aproveitar para pedir uma avaliação geral da empresa.

Saiba ouvir o cliente

Saber ouvir é fundamental para fidelizar clientes em qualquer setor. Para o arquiteto, isso não seria diferente, sobretudo, porque é preciso conhecer seu público e saber exatamente o que ele deseja, antes de iniciar qualquer projeto. Isso não quer dizer que o arquiteto não deva oferecer sugestões e expor o seu ponto de vista. Porém, é imprescindível escutar antes de expor suas ideias.

Abrangendo as demandas do cliente, a empresa consegue oferecer as soluções ideais e que resolverão seus problemas, gerando grande potencial de satisfação. Concentre-se na necessidade dos clientes primeiro, e não naquelas do profissional.

Ainda que as realidades dos projetos possam ser semelhantes, as necessidades devem ser analisadas de maneira individual.

Mantenha-se presente nas redes sociais

Todo trabalho de um arquiteto rende resultados que podem (e devem) ser bem divulgados. Por isso, é importante a presença em canais que favoreçam esse tipo de exposição. Para um escritório de arquitetura, é essencial estar presente nas redes sociais mais populares de seu público-alvo, como o Facebook, o Instagram e o Pinterest.

Se o foco da sua empresa for corporativo, não deixe de participar também do LinkedIn. É por meio dele que você poderá mostrar a relevância do trabalho que realiza. Dessa forma, os clientes poderão encontrá-lo também e ter acesso ao material produzido por seu escritório.

Peça por feedbacks

Pedir feedbacks é uma forma de valorizar a opinião dos seus clientes. Para eles, isso é uma maneira de fazer a diferença dentro da empresa. O que realmente consolida uma organização no mercado não é exatamente o pensamento dos empreendedores, mas as opiniões que são passadas adiante pela clientela.

Para o escritório de arquitetura, os feedbacks podem ajudar a identificar os pontos do serviço que precisam de melhorias, o que é um ótimo e eficiente caminho para a correção dos erros e o empenho na manutenção da ótima reputação da empresa.

Seguindo esses passos, os clientes, com certeza, sairão mais satisfeitos e com chances de retorno. Fidelizar clientes, então, não será um problema para o seu escritório.

Gostou deste conteúdo? Então siga-nos no Facebook e confira mais dicas valiosas como as que você acabou de ler. Até a próxima!

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This