Tapetes: como mudar a decoração da sua casa de forma simples

5 minutos para ler

Os tapetes podem aparecer em praticamente todos os cômodos de casa, ajudando a trazer mais aconchego e conforto, além de transformar a decoração.

Porém, para acertar nessa escolha, é importante ficar atento a algumas dicas essenciais. Siga com a gente para conferir quais são elas!

Confira as vantagens dos tapetes

Os tapetes são capazes de deixar qualquer ambiente mais elegante e sofisticado. Algumas vantagens que esses acessórios apresentam são:

  • diferentes cores e estampas, permitindo dar um toque diferenciado à sua decoração, a tornando mais divertida, neutra ou sóbria;
  • várias texturas, combinando com diferentes estilos e ajudando a trazer mais aconchego e conforto ao seu ambiente;
  • nos quartos, os tapetes evitam o choque térmico provocado ao acordar e colocar o pé no piso frio;
  • os tapetes ajudam a delimitar espaços em ambientes integrados, indicando, de forma simples, onde um cômodo começa ou termina.

Entenda como escolher os tapetes certos

Não sabe como escolher os seus tapetes? Veja as dicas que reunimos.

Tamanho

O primeiro passo é definir o tamanho ideal do seu tapete, considerando as dimensões do espaço onde ele ficará e dos móveis.

Se você for usar a peça para definir um ambiente, escolha um modelo de 15 a 20 cm maior que a área a ser demarcada.

No caso de usar o tapete abaixo do sofá, é preciso que a peça entre cerca de 10 cm. No entanto, se o móvel ficar encostado na parede, poderá ser um pouco mais.

Já as poltronas devem ficar inteiras sobre o tapete.

Para uso na sala de jantar, calcule o espaço ideal para manejar as cadeiras sem que elas enrosquem.

Estilo

Em relação ao estilo, considere a finalidade do tapete. Por exemplo, se for usá-lo em ambientes integrados, escolha uma peça com mais personalidade e outra mais neutra.

Para ousar, brinque sobrepondo dois tapetes. Assim, é possível criar um visual diferente. Não existem muitas regras para não errar; contudo, aposte em uma peça mais básica (como em tom neutro ou fibra natural) para ficar por baixo e em outra mais ousada e colorida por cima.

Os tapetes felpudos combinam bem com decorações contemporâneas e podem ser usados em áreas íntimas, como quartos ou salas de TV. Evite usá-los em espaços de tráfego intenso, porque eles podem acumular muito pó e se deteriorarem mais rápido.

Um modelo difícil de usar é o tapete redondo, porque acaba sendo mais complicado distribuir os móveis sobre ele. A dica é optar por um modelo que consiga englobar todo o mobiliário do ambiente.

Nada impede que você tenha vários tapetes — um para cada estação do ano, por exemplo — e modifique a sua decoração sempre que preferir. É possível usar peças mais baixinhas e coloridas ou estampadas para o verão e os modelos mais peludos e em tons neutros para o inverno.

Cores

Para decidir as cores dos seus tapetes, considere o contexto, buscando a harmonia. Ou seja, avalie as tonalidades usadas no piso, nas paredes, nos móveis e nos objetos decorativos.

Você poderá escolher um tapete da mesma cor do restante dos itens, mas em diferente tonalidade, criando uma decoração monocromática. Também poderá optar por cores complementares.

A escolha dependerá do efeito que você deseja dar ao cômodo. Se for um espaço compacto, a dica é optar por tonalidades mais claras e neutras, que ajudam a ampliar visualmente. Porém, se o restante da sua decoração já é bem neutro, você poderá usar o tapete para criar um contraste.

Não se esqueça de pensar ainda no que deseja transmitir, já que as cores podem passar sensações diferentes, como tranquilidade, alegria, sofisticação etc.

Conheça o Belgotex à la carte e transforme a sua casa

Ficou mais fácil escolher tapetes? Uma dica bacana é o novo produto da Belgotex, o Belgotex à la carte. Ele funciona como um carpete sob medida, ajudando você a transformar os ambientes.

Na hora de escolher o melhor carpete, defina as dimensões (largura e comprimento) de acordo com as características do local onde você usará a peça. Depois, pense no uso que ele terá: residencial ou comercial, de tráfego leve ou moderado etc.

Por fim, escolha entre os diferentes padrões e cores disponíveis, considerando a harmonia com os tons do piso, das paredes e dos móveis, além do estilo decorativo do ambiente e da personalidade dos moradores ou da sua empresa.

Após o envio dessas informações, a Belgotex realizará o corte do carpete e procederá com o acabamento, que será realizado em máquina industrial com os mesmos fios, garantindo a harmonia das cores.

Na sequência, é só aguardar para receber o carpete personalizado no seu endereço e começar a transformar o seu décor!

Gostou das nossas dicas? Já sabe como escolher os tapetes da sua casa ou empresa? Acesse o nosso site e saiba mais sobre o Belgotex à la carte!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário