Tudo o que você precisa saber para ter uma casa funcional

7 minutos para ler

Montar a própria casa com os móveis, materiais, objetos decorativos, cores e outros detalhes é o sonho de muitos, de maneira a propiciar à família um lugar especial para viver. A modernidade e as inovações tecnológicas podem oferecer às pessoas a oportunidade de fazer algumas adaptações e mudanças em seus lares, a fim de atender às necessidades de cada contexto e às preferências de cada um, muitas vezes, deixando um pouco de lado o conceito tradicional.

Já ouviu falar na ideia de casa funcional? Moradias únicas, originais e inovadoras fortalecem esse conceito e podem ser muito convidativas. Para saber um pouco mais sobre o assunto, continue a leitura deste post!

O que é uma casa funcional?

Chamamos de casa funcional as moradias projetadas com espaços criativos e práticos, que favorecem o fluxo do dia a dia e a convivência entre os moradores. Isso tudo sem abrir mão do conforto e do estilo e, ainda, incluindo soluções inovadoras vantajosas.

A casa funcional não apresenta um modelo fixo. Costuma-se dizer que é aquele tipo de casa que melhor se adapta ao seu estilo de vida. Ou seja, é interessante que esses espaços sejam projetados e pensados de acordo com a personalidade e a rotina dos indivíduos que moram ali.

Que elementos sua casa precisa ter para ser funcional?

Tenha em mente que, para uma casa ser considerada funcional, todos os objetos que nela estão devem cumprir uma função e, efetivamente, devem ser usados. O que não for útil ou o que você não achar atraente/interessante, é melhor não ter dentro de casa.

Uma casa funcional é essencialmente prática, portanto, deve ser também fácil de limpar. Por isso, a maioria dos objetos não fica exposta, a não ser que tenham uma função importante e sejam bem aproveitados. A ideia é que a amplitude do ambiente fique muito bem explorada, facilitando a fluidez natural dos espaços.

Como fazer para tornar uma casa funcional?

É preciso conhecer muito bem a própria rotina e a dos demais moradores para transformar a sua moradia em uma casa funcional. Você precisa, primeiramente, avaliar sua rotina diária e verificar o que já funciona e o que precisa ser modificado.

É possível, por exemplo, fazer uma lista das atividades realizadas em cada ambiente, em família ou não. Pense nas refeições: onde costumam realizá-las? Na cozinha? Na sala de jantar? Todos ficam juntos?

Qual a principal função da sala de TV? Funciona como um espaço de convivência para receber as visitas ou é mais utilizada pela família em momentos de relaxamento e lazer? Essas respostas podem orientá-lo melhor a respeito das principais mudanças que você pode adotar.

Invista na troca de móveis

Para tornar a casa funcional, você deve ser flexível. Às vezes, é preciso investir na troca de móveis. Isso porque a mobília que você já tem pode não ser adequada para a sua rotina. Um bom começo é anotar quais móveis são necessários para a realização de cada atividade do seu cotidiano.

Dessa forma, é possível identificar as necessidades mais facilmente. Uma mesa maior, um balcão na cozinha, um sofá mais confortável e que acomode a todos, uma mesinha de apoio — tudo isso pode surgir como demandas que vão aperfeiçoar seus ambientes.

Ao mesmo tempo, você também poderá identificar os móveis sem uso, podendo, assim, livrar-se das peças que não cumprem nenhuma função relevante no espaço. Se vocês não fazem as refeições em casa e não recebem visitas para jantar, uma mesa com oito lugares pode ser algo dispensável.

Evite também os móveis muito pesados e volumosos. Eles podem atrapalhar a circulação e ainda são difíceis de movimentar na hora da limpeza.

Aproveite bem os espaços

Não importa a dimensão dos espaços de sua residência: pequena ou grande, ela pode ser muito bem aproveitada, tornando-se mais confortável, funcional e, ainda assim, muito charmosa. Para aproveitar bem os espaços, você pode adquirir objetos multifuncionais. Ou seja, peças que cumprem dupla ou até tripla função.

Uma estante com tábua de apoio pode ser também a sua escrivaninha; a escada que leva ao primeiro andar pode conter gavetas e/ou nichos; a mesa de jantar também pode ser onde os seus filhos fazem o dever de casa.

Invista em bancadas, prateleiras e demais peças usadas para ocupar melhor todos os espaços. Os móveis modulares são uma excelente opção para personalizar o local, aproveitando, até mesmo, as medidas mais difíceis.

Deixe à vista somente o que está, de fato, em uso

Em uma casa funcional, os principais utensílios devem ficar sempre à mão. Tudo o que for mais usado na rotina precisa ficar à sua vista. Assim, você evita o desgaste e a perda de tempo procurando objetos e materiais em caixas, armários e ambientes poluídos ou cheios de itens acumulados.

No entanto, não basta estar à vista de qualquer maneira. É importante que os itens estejam organizados, de modo a evitar uma aparência caótica de bagunça. Por exemplo, em uma cozinha funcional, os utensílios podem ser colocados em um quadro, presos com ganchos.

Separe um lugar específico para pendurar a bolsa quando você chega à sala. O mesmo vale para as chaves de casa e também para as correspondências. Assim, evita que tudo isso fique jogado em cima da mesa de jantar ou na mesinha de centro, por exemplo.

Preze pela praticidade

A correria da nossa rotina faz com que, muitas vezes, não sobre tempo para organizar as coisas de casa diariamente. Por essa razão, para que seu lar seja transformado em uma casa funcional, é fundamental prezar pela praticidade.

Ambientes integrados podem promover maior flexibilidade na organização de espaços. As construções atuais exibem estruturas independentes, o que significa que as paredes não precisam mais delimitar estruturalmente todos os cômodos. Espaços integrados e amplos podem ser muito práticos, além de refletirem um estilo de vida.

Não se esqueça da decoração

Uma casa funcional não precisa seguir os modelos convencionais: você pode investir em uma decoração que auxilie a sua rotina, e isso pode partir, até mesmo, da sua fachada. As cores e os papéis de parede adequados, por exemplo, vão conferir mais amplitude ao cômodo, além de proporcionarem relaxamento e calmaria para quem precisa de tranquilidade e descanso.

Alguns itens, como cortinas, almofadas e tapetes, devem conversar com as cores escolhidas para um determinado cômodo, no entanto, sem exageros, para que o estilo escolhido fique consistente e você não acumule objetos decorativos desnecessários. As texturas são bem-vindas, mas ornamentos em demasia podem se tornar indesejáveis.

Considerando o seu estilo de vida, é possível transformar a sua moradia em uma casa funcional, moderna, prática e aconchegante. Gostou de saber mais sobre o tema? Então, assine a nossa newsletter e receba outras dicas como essas!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário