Veja as últimas tendências de decoração para apartamento compacto

4 minutos para ler

Cada vez mais, as pessoas têm optado por morar em apartamentos compactos. Além de ser um pouco mais barato, esse tipo de imóvel é bem mais prático para pessoas com famílias pequenas ou que passam muito tempo fora de casa.

Dessa forma, investir na decoração de apartamento compacto seria uma boa forma de aproveitar melhor o espaço e criar um ambiente revigorante para desfrutar após um longo dia de trabalho.

Gostaria de saber como? Reunimos aqui as últimas tendências de decoração para apartamentos menores. Entenda mais a seguir.

Aposte no uso de cores claras     

A grande maioria das pessoas sabe que tons escuros tendem a diminuir os espaços; e os tons claros trazem a sensação de aumento espacial. Isso também pode ser muito bem aproveitado na hora de fazer a decoração de apartamento compacto.

Sua residência é pequena? Comece por evitar o excesso de cores escuras na proposta do design de interior. Privilegie o uso das cores claras e neutras nas paredes, pois isso deixa o ambiente mais aberto e leve.

Bege, cinza e branco são ótimas opções. Deixe as tonalidades vibrantes para móveis e outros objetos, se você gostar muito dessa ideia.

Invista em espelhos na decoração de apartamento compacto

Os espelhos, se bem posicionados no cômodo, poderão criar uma impressão de maior abertura e continuidade com o ambiente. São, por isso mesmo, muito aproveitados na decoração de apartamento compacto. Seu uso dificulta a percepção dos limites exatos no ambiente.

É possível ainda usar espelhos em diferentes superfícies, causando uma ilusão de ótica capaz de atenuar bastante a percepção de espaço reduzido.

Crie ambientes integrados

Como o espaço já é pequeno, o excesso de cômodos pode sufocar um pouco os moradores e visitas. Experimente unir os ambientes e usar o mínimo possível de paredes.

A cozinha pode ser integrada à sala, assim como o quarto pode fazer um só aposento com o escritório. Procure dar ainda mais de uma utilidade a cada cômodo. Isso faz com que você consiga aproveitar melhor cada centímetro quadrado do seu apartamento.

Escolha móveis planejados e multiuso

Móveis planejados são ideais para decoração de apartamento compacto. Afinal, eles são projetados sob medida para o espaço selecionado, além disso, as paredes bem aproveitadas aumentam o espaço livre.

Aposte ainda em linhas retas, que alongam e geram um efeito de continuidade, portas de correr e mobiliário transparente.

Os móveis que apresentem mais de uma utilidade são uma ótima pedida: camas com baús, estantes com mesinhas embutidas e bancos que tenham um depósito interno são apenas alguns exemplos.

Experimente a tendência minimalista

Um dos princípios do minimalismo é comprar menos, porém melhor. Nesse sentido, evite guardar coisas que não usa e mantenha as superfícies sem excessos de objetos.

Aposte em cortinas lisas, linhas simples e pouca informação no ambiente. Dê preferência para a compra de um objeto de design realmente interessante, em vez de comprar vários souvenires por onde quer que vá.

O excesso de cores e informação faz com que o ambiente pareça menor. Procure comprar menos, porém invista em peças com maior apelo visual. O resultado é um ambiente clean e cheio de personalidade.

Apartamentos menores são mais baratos, práticos e fáceis de limpar. Especialmente se você mora em uma cidade maior e fica pouco tempo em casa. Justamente por não ter espaço sobrando, investir em um bom projeto de design de interiores é fundamental.

São inúmeras as dicas para aplicar na decoração de apartamento compacto. Fique de olho nas proporções dos móveis, prefira janelas grandes, capriche na iluminação e aproveite bem os espaços verticais.

Não se esqueça que cores claras causam sensação de amplitude, assim como os espelhos. Aposte em pontos de cor, mas não exagere. Informação demais no ambiente faz com que ele pareça menor e fique poluído visualmente.

Pronto para começar? Siga a nossa página no Facebook e confira muitas outras dicas como essa.

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA

 

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário