5 dicas incríveis para usar decoração monocromática

5 dicas incríveis para usar decoração monocromática

Você já ouviu falar em decoração monocromática? Tendência no design de interiores, esse estilo se baseia na utilização de uma única cor para compor todo o ambiente.

Há quem pense que essa combinação possa ficar cansativa e sem graça. Porém, com o uso certo das tonalidades e com muita parcimônia, é possível apostar nesse desafio e criar um espaço charmoso e com muita personalidade.

Para isso você deve considerar algumas regras fundamentais, como escolher o melhor tom para o cômodo e investir em objetos decorativos grandes na composição. Que tal decorar a sua casa com a sua cor preferida?

Neste post selecionamos dicas especiais que vão ajudar você a ter um visual único e sofisticado. Confira!

1. Escolha a cor ideal

O primeiro passo para criar uma decoração monocromática incrível é escolher a melhor cor para o seu ambiente. Você precisará identificar a tonalidade que mais tenha a ver com o seu estilo. Nesse caso, é preciso escolher entre uma cor neutra ou uma mais vibrante.

Os tons neutros, como branco, bege ou cinza, apresentam mais facilidade de adaptação em um espaço. Já os mais intensos, como vermelho, laranja ou amarelo, precisam de mais cuidado na decoração.

Outro ponto importante é considerar o ambiente em questão. Tenha em mente que as cores mais fortes não se encaixam em cômodos destinados ao descanso. Prefira apostar nessas tonalidades em áreas com grande fluxo de pessoas, como a cozinha e a sala de jantar.

2. Aposte no degradê

O segredo de uma boa decoração monocromática é apostar no degradê. Muitas pessoas acreditam, de forma errônea, que esse estilo consiste no uso de uma única tonalidade em todos os objetos de um ambiente.

Isso fará com que o visual fique muito entediante. Nesse momento a dica é escolher uma cor principal e brincar com as suas tonalidades em toda a composição, criando um efeito degradê.

Para um ambiente neutro, por exemplo, você pode investir em um sofá branco e incluir cortinas, tapetes e almofadas em tons de bege e cinza. Se sentir que falta cor, crie pontos estratégicos de tonalidades mais fortes em peças pequenas, como pequenos vasos. Além de sofisticado, o seu espaço ficará aconchegante e muito charmoso!

As tonalidades mais saturadas (ou intensas) devem ser utilizadas em superfícies pequenas. Por outro lado, as cores claras são indicadas para superfícies maiores.

3. Evite a regra do 50/50

Você conhece a regra do 50/50? Em resumo, essa teoria se baseia em criar um ambiente em que as cores opostas são utilizadas de forma igual na combinação.

Quando falamos em uma decoração monocromática, essa ideia deve ser evitada. Isso porque o nosso cérebro identifica esse padrão como algo muito repetitivo, e a consequência é a sensação de incômodo e esgotamento.

Para fugir desse problema, busque sempre equilibrar as tonalidades. Caso deseje criar um visual totalmente branco, reserve 30% do espaço para acessórios na cor preta. Esse detalhe ajudará você a alcançar uma aparência elegante e harmônica.

4. Use objetos grandes na decoração

Já sabemos que, para criar um estilo monocromático, é importante ter muito equilíbrio e bom-senso na composição. Por isso, nada de poluir a sua área com diversos objetos decorativos! Nesse conceito, menos é sempre mais.

A alternativa é investir no uso de peças grandes na combinação. Mesas de centro, almofadas, luminárias de chão, relógios de parede ou um quadro grande podem ser ótimas opções. Ao usar poucos itens você dará destaque ao que mais importa e ainda evita que o ambiente fique sobrecarregado. Incrível, não é mesmo?

5. Pense bem antes de comprar

O planejamento é sempre muito importante — principalmente quando se trata de um ambiente que necessita de todo cuidado na composição! Por isso, a dica é que você pense e planeje muito bem antes de comprar todos os móveis e objetos de uma única cor.

Pesquise e analise cada item. Faça perguntas e analise se aquela tonalidade vai se adaptar bem ao ambiente. Para facilitar, tente imaginar a peça em outras variações de cor. Desse modo você terá mais garantias de que a sua escolha será a melhor!

As nossas dicas sobre decoração monocromática lhe foram úteis? Restou alguma dúvida sobre o assunto? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This