5 dicas para aproveitar melhor a luz natural no seu imóvel

4 minutos para ler

A luz natural é um dos componentes essenciais para valorizar um imóvel. Não existe iluminação que destaque mais o ambiente do que essa opção, então é uma escolha perfeita para deixar o seu lar muito interessante.

Ao contrário do que parece, não é preciso fazer uma reforma ou grandes mudanças para alcançar esse resultado. Algumas alterações simples permitem que os raios entrem pela casa e inundem o imóvel com um efeito claro e único.

Quer descobrir o que fazer? Veja cinco dicas imperdíveis para maximizar a entrada dessa iluminação!

1. Limpe as janelas e vidraças regularmente

Em um imóvel tradicional, as janelas são as principais fontes de luz. Se você mora em apartamento e tem uma sacada fechada, o vidro da varanda também interfere na passagem da iluminação, assim como uma porta feita com esse componente.

Quando o material transparente fica sujo, ele cria uma barreira contra a luz, que não consegue passar totalmente. Se quiser que os raios luminosos naturais invadam o seu ambiente de um jeito positivo, mantenha os vidros transparentes.

Limpe as janelas e vidraças com produtos especiais e finalize com uma flanela macia. O resultado será impecável, e os raios solares conseguirão chegar à sua residência.

2. Utilize espelhos de forma estratégica

Os espelhos são multiplicadores do espaço. Para imóveis pequenos, são aliados que ajudam a dar a sensação de amplitude. Quando a intenção é potencializar a entrada de luz natural, eles são ainda mais importantes.

Posicione esses elementos em pontos estratégicos, como em frente de uma janela. Quando a luz bater no espelho, ela refletirá e se espalhará pelo ambiente. Com vários deles distribuídos pela casa, as partículas luminosas alcançam espaços ainda maiores.

3. Aposte em cores que refletem a luz natural

Por falar em reflexão, é essencial pensar nos revestimentos dos cômodos. Para fazer com que a iluminação se espalhe — em vez de ser absorvida —, fuja dos tons escuros. Paredes com nuances fechadas puxam toda a luz e deixam o cômodo mais escuro.

Em vez disso, aposte em revestimentos claros. Branco, creme e cinza-claro são apenas algumas opções que podem ser aplicadas. Use os tons certos no piso e na parede — seja com tinta, seja com papel de parede.

Ao criar essa sensação de continuidade, a luz se espalhará por todo o ambiente, gerando um resultado ainda mais incrível.

4. Evite bloqueios de entrada de luz

Além de tudo, é preciso tomar cuidado com certos elementos de decoração do seu espaço, como os móveis. Um sofá em frente a uma porta de vidro quebra a passagem de luz e evita que o ambiente alcance o máximo potencial. Da mesma forma, uma estante bem no meio da sala prejudica o avanço da luz natural.

Na hora de planejar a disposição, tome cuidado para não bloquear esses espaços e deixe as áreas livres para que a iluminação seja positiva.

Não se esqueça, ainda, das cortinas. O ideal é contar com opções versáteis e que permitam a regulação da iluminação. Desse jeito, quando você quiser obter todo o brilho do lado de fora, não terá nenhuma dificuldade.

5. Corte alguns galhos de árvores e arbustos no exterior

Ter a natureza sempre por perto é ótimo, não é? Porém, é preciso tomar cuidado para que o seu pequeno jardim não atrapalhe a parte de dentro de casa.

A questão é simples: certos galhos, árvores e arbustos podem bloquear a passagem de luz. Para evitar, o melhor é sempre mantê-los aparados. Com a manutenção, o verde serve para complementar e agraciar o lar, que ganha uma valorização extra com o que entra pelas janelas.

A luz natural é um componente fundamental para uma casa mais bonita. Ao usar as nossas dicas, você vai aproveitá-la ao máximo e deixar o imóvel especialmente valorizado.

Quais recomendações pretende colocar em prática? Diga nos comentários e conte como é a iluminação no seu lar!

[eBook] DECORANDO A CASA NOVA
Posts relacionados

Deixe um comentário