piso laminado piso laminado

Quais as opções de piso laminado no mercado

7 minutos para ler

Versátil, charmoso e muito aconchegante. Essas são algumas das características do piso laminado – e que fazem dele um dos “queridinhos” na decoração de interiores, tanto de residências como de comércios e escritórios.

Mas, para atingir esses objetivos e conquistar a decoração dos sonhos, é fundamental escolher uma marca de qualidade. Veja neste conteúdo quais são as principais – e outros detalhes essenciais para fazer uma escolha acertada!

O que é piso laminado?

O piso laminado é um revestimento constituído de lâminas de madeira, com diferentes larguras e comprimentos, e acabamentos que simulam diferentes tipos de madeira. Ele é um piso flutuante, ou seja, que é instalado sobre uma manta e não diretamente no contrapiso.

Piso laminado x Piso vinílico

Muitas pessoas confundem o laminado com o vinílico. Embora visualmente eles tenham semelhanças, a composição de cada um é bem diferente.

O laminado é composto por materiais derivados da madeira, como painéis de fibra de madeira com alta densidade, papel e melamina. Já o piso vinílico é produzido com PVC, cargas minerais, plastificantes, pigmentos e aditivos. Assim, o laminado acaba sendo um material mais rígido, enquanto o vinílico é mais maleável.

Tipos de piso laminado

O piso laminado pode diferenciar em relação a sua composição e indicação de local de uso – e também a forma como é instalado.

O laminado de madeira é o revestimento usado em casas e apartamentos. Ele é vendido em formato de réguas com 7, 8 ou 9 mm de espessura e largura média entre 21 cm a 136 cm, com dimensões variáveis.

O laminado de alto tráfego é o revestimento indicado para ambientes com grande circulação de pessoas, como academias, escritórios e shoppings. Ele é mais resistente ao desgaste e aos riscos.

Instalação

Em relação à instalação, o laminado pode ser tradicional (com cola) ou com sistema de click.

O laminado colado é mais barato e a instalação é realizada usando uma cola especial. Nesse caso, é indispensável a mão de obra profissional, porque o excesso de cola ou a colagem incorreta pode ocasionar frestas e abertura das réguas.

O laminado clicado é instalado por meio do encaixe das réguas, tornando as emendas imperceptíveis e o piso mais uniforme. A instalação é rápida e não faz sujeira – e o piso pode ser retirado e substituído em caso de danos.

Por que usar piso laminado?

O piso laminado possui inúmeras vantagens – e por isso tem estado tão em alta. Entre elas, podemos citar:

  • facilidade de instalação, podendo até ser colocado sobre outros pisos;
  • conforto térmico e acústico, tornando os ambientes mais aconchegantes;
  • reprodução fidedigna da aparência da madeira, com grande variedade de cores, padrões e texturas que combinam com praticamente qualquer estilo;
  • inúmeras possibilidades de aplicação, como em pisos e paredes;
  • facilidade de limpeza e manutenção;
  • resistência à abrasão, riscos e manchas e opções hipoalergênicas, anti-cupins e até com tratamento antiestático, que inibe o acúmulo da poeira;
  • durabilidade alta, com cerca de 15 anos de garantia.

Quais as melhores marcas de piso laminado?

Para garantir que o resultado final será esteticamente agradável e terá uma boa durabilidade, é importante escolher marcas de confiança. Veja quais são as principais do mercado e seus diferenciais.

Duratex – Durafloor

Durafloor é a marca de laminados da Duratex, considerada líder do mercado de pisos laminados e conhecida pela qualidade, inovação, facilidade de instalação e manutenção e sustentabilidade.

Um dos diferenciais da marca é o uso do composto HDF, uma das melhores matérias-primas do setor.

Algumas das linhas oferecidas pela Durafloor são:

  • Linha Studio: moderno e rústico em perfeita harmonia. Os produtos contam com uma paleta de cores contemporâneas e padrões com veios e vincos marcantes, que trazem o toque clássico dos antigos assoalhos de tábua corrida. É produzido com madeira reflorestada, tem proteção antibacteriana e é resistente a cupins.
  • Linha Street: ousada e criativa, a linha possui padrões que reproduzem tecidos, tapetes e madeira envelhecida. Conta com o substrato Ultra que confere proteção contra umidade, podendo ser aplicado em lavabos e cozinhas, também tem proteção antibacteriana e resistência a cupins.
  • Linha Link: padrões contemporâneos para ambientes sofisticados e acolhedores, com padrões amadeirados que criam uma sensação de conforto.
  • Linha Unique: desenhos contínuos e réguas mais largas, com emendas invisíveis para ambientes elegantes e aconchegantes. Conta com a tecnologia inovadora Endless Beauty.
  • Linha Nature: textura com entalhes e aparência de madeira natural, trazendo a sensação de relaxamento e equilíbrio.
  • Linha New Way: texturas leves e padrões jovens, com excelente custo-benefício.

Eucatex – Eucafloor

A Eucafloor é a linha de laminados da Eucatex, outra marca de muita qualidade e com diferenciais como: proteção antibacteriana que inibe o crescimento e a reprodução de fungos e bactérias, produzidos com 100% de madeira de reflorestamento, fabricado com HPP, um dos substratos mais resistentes do país.

Além disso, os pisos da marca são compostos por uma camada superior com filme cristalino de celulose, partículas de óxido de alumínio e resina melamínica. Juntos esses materiais proporcionam alta resistência a riscos, baixa absorção de líquidos e facilidade de limpeza.

Algumas das linhas da Eucatex são:

  • Evidence: pode ser usada em residências e comércios com baixo tráfego. É constituída por réguas exclusivas de 21,7 cm de largura com 10 padrões diferentes.
  • New Elegance: 14 padrões, 7 anos de garantia para uso comercial e 16 anos para uso residencial. Além disso, conta com réguas largas, de 292 mm.
  • Prime: ideal para revestir ambientes residenciais de tráfego médio. Possui padrões inovadores, 7 mm de espessura e 12 anos de garantia, além de 7 padrões madeirados.
  • Prime Click: encaixe click disponível em 5 padrões madeirados com 7 mm de espessura e 12 anos de garantia.
  • Gran Elegance: efeito de cimento queimado, ideal para ambientes modernos e despojados.

Hanley

A Hanley é uma empresa nacional, com sede em Porto Alegre, e mais de 15 anos de experiência na importação e distribuição de pisos laminados com tecnologia alemã.

Os pisos laminados click da marca contam com uma camada de neoprene de 2 mm que reduz a propagação de sons e impactos, tornando-os 50% mais silenciosos que os laminados tradicionais – sendo o laminado Hanley 12 mm considerado o mais silencioso do mercado nacional.

Os laminados Hanley, ainda, são resistentes a manchas, impactos, cigarros acesos e rodízio de cadeiras. Os encaixes das réguas contam com proteção contra umidade (garantindo maior resistência contra acidentes com água ou umidade no contrapiso).

Também são opções sustentáveis, produzidas a partir de floresta cultivada, sem dioxinas e sem emissão de formaldeído.

Por que investir nos laminados GF Premium?

A GF Premium trabalha com os laminados das melhores marcas do mercado, garantindo beleza, funcionalidade e durabilidade à sua decoração.

Além disso, contamos com mão de obra qualificada para a instalação, o que confere mais credibilidade e segurança de que o resultado final será como o esperado e de que as características técnicas dos pisos escolhidos serão mantidas.

Agora você já conhece as principais opções de pisos laminados do mercado? Conheça os laminados da GF Premium e leve essa solução para sua casa ou comércio!

Posts relacionados

Deixe um comentário