Aprenda a limpar piso laminado corretamente

3 minutos para ler

Por mais durável e resistente que se mostre, é necessário aprender a limpar o piso laminado corretamente para que ele fique bonito por muito tempo. Afinal, os cuidados inadequados podem resultar em arranhões, perda do brilho e até mesmo corrosões.

No entanto, a boa notícia é que fazer a limpeza do seu piso pode ser bem fácil. Quer saber como fazer isso? Contamos para você neste artigo: entenda como limpar o piso laminado!

Quais produtos usar para limpar piso laminado?

Embora seja bastante resistente, usar o produto errado pode arruinar o material em que é feito seu piso. Por isso, na hora de limpar o local, use apenas detergente neutro e produtos com base em amoníaco ou cloro.

Os produtos à base de cera, silicone ou bicarbonato podem danificar seriamente o revestimento. Por isso, devem ser evitados. Da mesma forma, você não deve jogar água para lavar. Retire as manchas com um pouco de sabão neutro misturado em um litro de água e depois seque a região com um pano.

Outra dica para limpar piso laminado é usar vinagre. Para isso, misture 20 ml de vinagre em 1 litro de água. Esfregue, na sequência, com um pano macio e limpo.

Que materiais posso usar para fazer a limpeza?

O piso laminado pode riscar ou ficar fosco se você utilizar o equipamento errado para fazer a limpeza. Por isso, não utilize vassouras com cerdas duras, esponjas de aço, enceradeiras e outros acessórios que sejam muito ásperos.

Nesses casos, o ideal é investir em uma vassoura de cerdas macias, aspirador de pó e tecidos como o algodão e a microfibra. Na hora da higienização, evite arrastar os móveis e sempre esfregue o chão no sentido da tábua. Se você quiser, pode ainda revestir os pés do seu mobiliário com feltro, de modo a impedir que marquem o piso.

Como fazer uma faxina pesada?

No dia a dia, você só precisa se preocupar em passar uma vassoura ou aspirar a casa. No entanto, em alguns casos, é necessário realizar procedimentos um pouco mais profundos. Assim, comece varrendo o excesso de sujeira. Então, faça uma solução de água com sabão neutro e mergulhe o pano. Torça, enrole em uma vassoura ou rodo e limpe toda a área. Feito isso, use outro tecido para secar.

Caso exista alguma mancha mais resistente você pode aproveitar uma mistura de detergente com um pouco de álcool ou removedor de esmaltes. Eles são ótimos para eliminar manchas de suco, refrigerante, maquiagem, esmalte, caneta, tinta ou cola, por exemplo. Mas não se esqueça de remover os resíduos com um pano úmido depois.

Limpar o piso laminado é bem simples. No dia a dia, basta usar uma vassoura de certas macias ou o aspirador. Na hora da faxina, aposte no sabão neutro diluído em água, vinagre ou produtos que não sejam abrasivos. Não se esqueça de revestir os pés dos móveis com feltro para não riscar. Com esses cuidados simples, seu piso ficará bonito por muito mais tempo!

Preparado para deixar a sua casa ainda mais confortável e acolhedora? Entenda o que é piso laminado click e quais as suas vantagens.

Reforma do Lar: Guia para a escolha do piso perfeito para cada ambient
Posts relacionados

Deixe um comentário