Afinal, qual é a melhor época do ano para fazer uma reforma em casa?

4 minutos para ler

Em qualquer local do planeta, a estação mais adequada para você fazer uma reforma em casa é o verão. O tempo favorável e ensolarado só traz vantagens para que as obras corram da maneira apropriada. Porém, você deve ponderar outras questões também na hora de reformar: planejar e ter cautela são as principais!

Com planejamento e tempo suficiente para projetar e analisar a execução da obra, você garante que ela termine de forma impecável. Em grande parte das reformas, saber escolher a época certa do ano poupa tempo e orçamento. Então, combine esses dois fatores se você pretende realizar obras assim. Veja algumas dicas para não errar na estação.

Saiba por que a reforma em casa no verão é melhor

São diversos os fatores que levam o verão a ser considerada a melhor estação para reformas. Trata-se de uma época em que se consegue materiais e outras demandas com mais agilidade. Além disso, a locomoção e o vai-e-vem de quem trabalha na obra é facilitado. Sem contar fatores como o solo mais poroso no verão e o tempo de cura do material.

Não deixe ser levado pelo engenheiro e por outros trabalhadores que insistem em realizar a reforma mesmo sob chuva. Existem, sim, casos em que algumas obras são executadas tranquilamente no tempo chuvoso. Porém, em outros casos deve-se evitar ao máximo, pois a chuva pode interferir na composição do material. E isso eleva, e muito, o tempo de cura.

No Brasil, com o verão no fim e começo do ano, os materiais e espaços secarão com muito mais rapidez. Isso inclui as pinturas, argamassas, rebocos e outros elementos. Dessa forma, seu projeto terminará, em alguns casos, até antes do planejado. Se a reforma em casa for feita em espaços abertos, muita atenção! Em alguns anos, costuma chover bastante no verão.

Conte com melhor mão de obra nessa época

Entre os meses de janeiro e fevereiro, há mais trabalhadores da construção civil buscando por trabalho. Geralmente, eles querem compensar o período de festas do final e começo de ano. Então, você encontrará mão de obra à sua disposição. E isso levará você a contratar os melhores profissionais, o que é essencial.

É importante ressaltar que os melhores períodos do ano para fazer uma reforma em casa podem variar conforme as suas necessidades. Ainda que determinado ano não seja ideal para seu orçamento, nada impede que você se planeje e pesquise com antecedência. E assim você deixa a reforma para o começo do ano seguinte.

Aproveite períodos que oferecem mais promoções

Passadas as festas de final de ano, várias liquidações ficam disponíveis no comércio. Isso ocorre também com os materiais de construção. Caso você esteja com um orçamento bacana nessa época, melhor ainda, pois algumas vezes os preços não estão tão baixos como você esperava. Este é um fator que pode fazer toda a diferença para o seu bolso!

Para que você defina os melhores períodos do ano e realize sua reforma em casa, lembre-se de se planejar. Fazer isso corretamente, às vezes, pesa mais do que a escolha da melhor estação. Priorize o verão e o tempo bom, mas mantenha também o foco no planejamento. Assim, você evita prejuízos financeiros e outros tipos de imprevistos.

Gostou das nossas dicas para a reforma de sua casa? Esperamos ter ajudado a se preparar! Confira agora outro assunto importante que são os fatores que podem atrasar a sua obra.

[eBook] DECORANDO A CASA NOVAPowered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe uma resposta