5 livros que todo arquiteto deve ler

4 minutos para ler

Qualquer bom profissional tem que se manter atualizado, e com os arquitetos não é diferente. O mercado está em constante transformação, o que torna indispensável a tarefa de acompanhar as novidades. Mais do que ficar de olho nos projetos arquitetônicos e nas tendências, há alguns livros que todo arquiteto deve ler.

Além de garantirem a atualização, eles ajudam a entender a área. Mais do que isso: permitem compreender como agir corretamente em vários sentidos, como na parte burocrática da atuação.

Para já começar a separar os títulos para a sua mesa de cabeceira, veja 5 livros que todo arquiteto deve ler!

1. “Urban Sketching: Guia completo de técnicas de desenho urbano”

Para estimular a perspectiva sobre as cidades e aprimorar os projetos de urbanismo, o livro de Thomas Thorspecken é essencial. Ao longo das páginas, o autor apresenta as diferentes técnicas e abordagens — inclusive aquelas usadas por artistas e ilustradores de todo o mundo.

Mais do que criar plantas completas, a obra se propõe a apresentar o desenho urbano como uma forma de arte. Por meio dela, é viável contar uma história sobre o cotidiano e até se inspirar para novas propostas. Diante de tantos macetes, você poderá aplicar as técnicas sem nenhuma dúvida.

2. “Fundamentos de Projeto: Arquitetura e Urbanismo”

Idealizada pela EDUSP, a obra é um resultado de uma ação colaborativa de conhecimento. Ela funciona como um guia prático de estudos e de consolidação de entendimentos para a elaboração de projetos.

É possível explorar todo o desenvolvimento por meio de uma metodologia didática e muito eficiente. O livro também apresenta cases de sucesso, ilustrações e diversos exemplos de arquitetura e urbanismo. Embora não seja denominado como um manual, é um ótimo elemento para começar a se aprimorar na tarefa.

3. “Os Olhos da Pele: A Arquitetura e os Sentidos”

Escrito pelo finlandês Juhani Pallasmaa, o livro traz uma abordagem diferenciada sobre o papel da arquitetura. Em vez de se preocupar apenas com o dimensionamento, com a iluminação e com o design, também é preciso pensar na experiência. Ao considerar os sentidos das pessoas, é possível elaborar soluções muito mais autênticas.

Com uma grande lacuna na arquitetura sobre o tema, a obra surge para apresentar essa possibilidade. Por meio do entendimento sobre a percepção sensorial, é possível elaborar novos projetos.

4. “Gestão de Arquitetura e Interiores”

Escrito por Clarice Mancuso, esse é um dos livros que todo arquiteto deve ler se quiser chegar ao sucesso. Ao longo dos capítulos, a autora demonstra como os profissionais devem lidar com as diversas questões referentes à profissão e à administração de um escritório.

A leitura é essencial para entender quais são os aspectos burocráticos, como cuidar dos clientes e das finanças. Assim, é possível cumprir projetos com qualidade e obter fluxos de trabalho que funcionam.

5. “As cidades invisíveis”

Quem disse que não há espaço para a reflexão na arquitetura não entendia completamente o tema. Como o processo envolve arte e criatividade, convém explorar o lado subjetivo para oferecer máxima qualidade.

Na produção de Italo Calvino, as cidades perdem o formato geográfico e se transformam na própria existência do ser. Além da questão reflexiva por trás e das diferentes interpretações, é um jeito de conhecer a história da arquitetura e de compor mapas próprios e ilustrados para a obra.

Não deixe de adicionar à sua lista esses livros que todo arquiteto deve ler. Assim você conseguirá aproveitar ao máximo o potencial da profissão.

Gostou do nosso artigo? Para continuar o aprendizado, veja 6 séries e filmes para inspirar arquitetos!

eBook Gratuito para Arquitetos 6 PASSOS PARA UM ATENDIMENTO DIFERENCIADO!

 

 

GUIA PARA ARQUITETOS: Entenda como atrair e fidelizar mais clientes.
Posts relacionados

Deixe um comentário